Cupcake caseiro com cara de feito em loja 🙂 a gente te ensina!

A Receita

Existem vários tipos de receitas e recheios de cupcake caseiro que valem ter no caderno, mas uma dica – de quem fez os primeiros – é: Comece com os de baunilha, com o tempo avance para os de chocolate.

Para fazer o cupcake de baunilha indico a receita da Pamela Brandão, que você manuseia todos os ingredientes e a que eu fiz em casa: usei um pacote de bolo pronto no sabor baunilha preparado conforme descrito na embalagem. O grande segredo é que após bater em liquidificador, pelo tempo estipulado, acrescentei 1 copo de iogurte natural e 1 pacote de gelatina (comum), que serve para dar cor e um saborzinho delicado. Como eu dividi minha massa em duas partes fiquei com medo de colocar um pacotinho inteiro de gelatina em cada parte, mas vai por mim, pode colocar sem medo pois vai realçar a cor.



Após bater tudo é só distribuir nas forminhas de papel que deveram ter embaixo outra forminha de metal ou uma daquelas formas grandes com buracos para encaixe. Para maior precisão de quantidade colocada recomendo usar um saco de confeitar e encher a forminha até a metade ou um pouquinho mais acima disso para que eles crescem um pouquinho a mais e fiquem com a aparência de cupcakes fofinhos. Na minha distribuição eu usei colher e me arrependi pois fiquei sem medida, mas deu mais ou menos de 2 à 3 colheres cheias.

PS: É importante que as forminhas de papel utilizadas sejam mais “durinhas” para que o bolinho não fique enorme nos lados e não cresça para cima. Ok?



O tempo no forno é de mais ou menos 35 à 40 minutos assando a 170 à 180º e sempre na grade do meio para não queimar a parte inferior do bolinho.


Depois do tempo no forno, espete um palito e se ele sair limpo, estará assado. Cuidado para não fazer como eu e tirar de uma vez do forno e ver seus bolinhos murcharem, hehehehe.

Bom, depois de esfriar é só soltar a imaginação para confeitar. Como eu disse antes, comprei Glacê Real conforme orientação da mocinha da loja pois o mesmo fica “durinho” e não desanda como chantilly. É fácil de bater, só seguir as instruções da embalagem, porém achei que fica muuuito doce. Fica a dica. Comprei também pasta americana que é deliciosa no manuseio e dá um efeito muito bacana para confeitaria. Comprei corantes específicos para ambos e confeitos cor prata e o resultado final é este

Glacê colorido

Resultado final, tcharam!

O rendimento com 1 mistura para bolo foi de 16 bolinhos. Para quem me perguntou sobre o tempo que ele dura, é difícil dizer. Mas na geladeira me informaram que dura mais de 2 semanas gostoso e lindão, pois tanto o glacê real como a pasta não vão desandar tampouco suar ou qualquer outra melequeira.

Onde encontrar os materiais? Aqui, aqui, aqui tem uma apostila online e aqui está o link do flickr da maga dos cupcakes pra te inspirar.

Beijos!