Tutorial Photoshop: Parte I

Hoje começo uma série de posts de tratamento de imagem por esta ferramenta. Eu tomei o cuidado de separar dicas de todos os níveis de conhecimento e graus de dificuldade. Para coloca-las em prática só será necessário paciência e o photoshop instalado em seu computador.

Vamos lá. Photoshop baixado e instalado aí no seu PC!

Este efeito é simples e vai ensinar a destacar um objeto colorido de um fundo em escala de cinza (P&B). .

1- Vamos começar selecionando as áreas que iremos ressaltar na foto, no nosso caso vamos deixar com cor só os Buquês, o resto tudo vai ficar em preto e branco (escala de cinza). Na barra de ferramentas você encontra dois botões assim:

O primeiro é “Editar no modo Padrão (Q)” e o segundo “Editar no modo de mascara rápida(Q)”, selecione o do lado “Editar no modo de mascara rápida (Q)”.

2-Selecione a ferramenta “Pincel (B)”, e aperte a tecla “D” para as cores ficarem preto em primeiro plano e branco em segundo. Escolha um formato de pincel sólido com o tamanho médio. Mude o formato na barra de propriedades na parte superior da tela.

3- Agora vá pintando as partes que quer destacar, no meu caso os buquês, fica assim:

Essa cor vermelho é natural da ferramenta, é claro que não ficará assim.

Não ligue se você pintar demais , é só pressionar “X” que as cores primárias e secundárias invertem e você retira o excesso de seleção, volte ao normal as cores com a tecla “D” pressionada para selecionar. Se preciso dê um zoom com “Ctrl +” ou diminuir zoom “Ctrl -“.

4- Agora volte ao “Editar no modo padrão(Q)” na barra de ferramentas, você verá que esta selecionado o inverso do pintado na seleção.

5- Vá no menu imagem >>> ajustes >>> remover saturação (Shift + Ctrl + U), Presione “Ctrl + D” e tire a seleção.

6- Esta feito, porém, só pra dar um charme vamos colocar um contorno preto na foto. Vá no menu Camada >>> Duplicar camada, vá na caixa de camadas na parte inferior direita e desative o botão do “olho” na camada “plano de fundo”. Crie uma nova camada (Shift + Ctrl +N).

7- Mova a “camada 1” na caixa de camadas para baixo da “copia de plano de fundo”. Selecione a ferramenta “Lata de Tinta(G)”, marque a cor preta e clik na foto. Não acontecerá nada.

8- Agora pegue a “ferramenta Mover (V)” e com as abas da foto diminua até aparecer uma borda da espessura desejada por você. Pronto!

E aí, gostaram? Esse foi só o comecinho da aventura, vão brincando aí que em breve tem mais e se você quiser começar a aprender mais sobre photoshop entre neste site 🙂

UPDATE: A Jane me lembrou de outro programa com as mesmas funções do photoshop que vocês podem baixar “livremente”, o nome é GIMP. Meu sistema operacional é o linux e já vem com o Gimp e garanto que é a mesma coisa. Você que utiliza Windows também se favorecerá dele numa boa.

Leia Também: