Alôu loucas, oia eu aqui =D

Já diria o velho deitado: Eu tardo mas não falho, hahaha #aloca
Mas bem, hoje além de um post ecologicamente correto eu tenho um presentão pra vocês. Sim sim sim salabim, o post de hoje tem a honra de contar com o apoio da equipe que realiza o SWU Music and Art Festival (!!!)
Mas antes de falar do prêmio, deixa eu explicar o que é o evento: O SWU é uma experiência memorável que vai misturar música e arte entre os dias 09, 10 e 11 de outubro na fazenda Maeda em Itu, interior de São Paulo. O melhor disso tudo é que além de bandas famosas e muita música boa rolando, o festival trará para os participantes o Fórum de Sustentável onde políticos, empresários, pensadores e especialistas irão debater os principais temas sobre o assunto.
E para agregar a temática do evento ao nosso bloguito; eu preparei este post procêis =)
***
Como realizar um casamento sem grana, lindo e ecologicamente correto?
Será que dá?
Bom, cêis já viram que aqui tem café no bule ? Então vamos começar pelas dicas do que tornar sustentável nas Escolhas Pré casamento:
1.Convites
Fora a opção do bom e velho papel reciclado para a confecção dos mesmos existe também um recurso pouco conhecido: O papel semente.
A idéia é que os convites que amarelam com o tempo e acabam por encontrar a lixeira possam ter outro fim. O papel semente pode ser picado, plantado e após algum tempo dele geminam lindas flores. Tendeu? Planta-se o papel e colhe-se flores. Maiores informações sobre o produto e sua forma de fabricação totalmente verde na página da empresa brasileira que patenteou a idéia.
2. Lembrancinhas
O ideal é pensar em três quesitos para a escolha: O que combina com o casal, o que é viável economicamente e o que é sustentável. Um dos exemplos
são os lindos vasinhos com plantas. (Neste post eu ensinei como montar uma caixinha com os materiais para que o próprio convidado plante suassementinhas). Mas existem outras opções pensadas por empresas que trabalham com materiais recicláveis. Vale consultar este diferencial com as que você solicitar orçamento.

Alimentação
Valorizar agricultores locais e dar preferência a produtos orgânicos além de ajudar seu bolso e o meio ambiente pode trazer uma variação fantástica no cardápio. A exemplo da foto ao lado onde se tem quesadillas de shiitake orgânico. E olha: Nada se perde no sabor, só se ganha na saúde e na surpresa dos convidados em saber que estão consumindo um cardápio saboroso, saudável e longe de agrotóxicos. E ah, o mesmo conselho vale para a compra das flores…

Cerimônia

1. Cerimônias durante o dia e ao ar livre
Só de juntar todas estas palavrinhas você já deu um passinho pra frente rumo a conscientização. Por que pensa comigo: Casamentos durante o dia tem economia igual ou superior a 70% do consumo de energia. Economiza-se no ar-condicionado, na iluminação artificial e afins. Fora que a natureza se encarrega geralmente de coroar cerimônias assim com o clima perfeito de romance.
2. Deslocamento dos convidados
Aqui a regra é a mesma para cidades populosas em horário de rush: Muitos carros que se descolam e muito gás carbônico lançado a esmo na superfície. Para mudar esse quadro e oferecer uma ajuda aos convidados sem carro você pode indicar sites como o Coletivu.com.br que organiza caronas.

Decoração
1. Re-utilização
Você já deve estar careca de saber que para economizar e de quebra ajudar o meio ambiente, nada melhor do que re-utiliza
r. Potes de vidro que se tornam lindos arranjos de mesa são exemplos clássicos mas a partir deles você cria outras possibilidades. Outro exemplo? Enfeites de mesa feitos com cascas de frutas. E antes de torcer o nariz para estas idéias dê uma olhada nas imagens e tire suas conclusões…



2. Flores
Se você tiver a possibilidade de contratar uma decoradora ou uma empresa que preste este tipo de serviço, priorize as que darão um destino melhor as flores transformando-as em adubo orgânico por exemplo.
3. Descartáveis
Evite-os ao máximo. Cuidado com sacolas plásticas, copos, pratos, garrafas. E quando não for possível evitá-los tenha o cuidado e peça que sua cerimonialista e equipe também o tenha em fazer com que todo este material receba a coleta e trato devidos. Afinal de contas o casamento pode ter chego ao fim, mas é preciso pensar também no após
***
Enfim,
São muitas dicas a serem dadas. Mas o importante não é apenas executa-las como se fossem uma nova moda de consicentização. É preciso trazer estas atitudes para o seu dia-a-dia desde JÁ. Afinal de contas sem a mudança de hábitos no seu agora, estas atitudes no dia do casamento não irão ter um valor real para você e para os seus. Pense que toda esta mudança Começa com Você…
E pensando também em alegria (dessas que tem transbordante num casamento) e conscientização que a equipe da SWU me deu a honra de sortear aqui no blog, 1 (um) ingresso para o festival que rola agora no dia 09/10. Mas olha só meu amor: É 1 (um) ingresso na PISTA PREMIUM viu? Infelizmente não é par, mas é PREMIIIUUMM e este você só vê aqui, HAHAHA =D
Para concorrer vide as regras:
– Ser seguidor do nosso twitter (@casandosemgrana)
Tuitar até as 12hs do dia 06/10 a seguinte frase: “Eu quero o ingresso para o #SWU que o @casandosemgrana está sorteando http://kingo.to/i9v #sorteioswu #CSG. Lembrando que quanto mais tuitar mais chances de ganhar =D
Participem e chamem mais gente pra concorrer. A(o) vencedora(o) será divulgado na quarta-feira dia (06/10) na parte da tarde. Portanto bora correr que a promo é relâmpago =D

*Confira a lista de show do dia 09 clicando aqui

Beijos

Leia Mais