Se você, caro cabron, está preparando seu casamento, sabe muito bem que essa não é uma tarefa fácil. São muitos detalhes a serem pensados e decididos. São tantos que a gente fica zonzo, neurótico ou estressado. Mas será que existe alguma forma de atenuar toda essa pressão de que dê tudo certo?

Pro seu alívio, sim, há algumas estratégias pra deixar o clima mais leve. A principal delas (muito recomendada aos casais que estão no início dos preparativos) é a realização de um planejamento bacana. O planejamento não é a garantia de que tudo ocorrerá do modo como vocês imaginam, mas aumenta as chances de o sonho de vocês se tornar realidade. Sim, como um bróder, eu devo ser sincero: planejar dá trabalho. E às vezes é um saco. Mas ajuda.

O objetivo do planejamento é tentar, de um jeito organizado, conciliar seus desejos com as possibilidades reais. Sonhar com aquele DJ mega badalado da cidade e contar com um orçamento pra lá de apertado pode ser uma soma cujo resultado é negativo. Porém, é preciso destacar que planejar não envolve apenas cifrões, mas também decisões de outras naturezas – reserva da igreja, do salão , escolha dos padrinhos, local e horário da cerimônia etc.

Portanto, partindo pro lado mais prático, o planejamento é uma mão na roda. É uma espécie de bússola. Mas como fazer um planejamento? Ora, caro Watson, depende do que você pretende fazer no seu casamento. Vai ter festão? Um coquetel? Uma viagem? A partir dessa definição, o resto se desenrola. Fora isso, ainda entram no planejamento os gastos com a casa e a lua-de-mel. O ideal é que cada detalhe entre no seu plano quase infalível, indo das flores da decoração ao sofá da casa.

Ok, você pode gritar agora. Ou arrancar os cabelos. Ou devorar suas unhas. Eu disse lá no início, preparar um casamento não é tarefa fácil. Mas se você se organizar, pode ficar mais fácil. Você pode criar um fichário (a Carol já explicou aqui no Casando Sem Grana como fazer um), comprar uma agenda dos noivos que são vendidos nas livrarias ou simplesmente criar uma pasta no seu computador com planilhas, fotos, músicas… Além disso, hoje existem softwares e aplicativos que podem te ajudar nessa organização (o próprio Google tem um site que reúne ferramentas úteis pro seu casório).

Mas atenção, macacada: não vale a pena ficar escravo do planejamento. Planejar é tentar bancar o Herculano Quintanilha e prever o futuro. Obviamente, sem dons sobrenaturais, você vai errar. E isso faz parte. O que tô tentando dizer é que seu planejamento não será cumprido à risca. Surgirão imprevistos, vocês mudarão de ideia, gastos novos vão entrar na planilha, outros vão sair. Se a cada mudança você esquentar o cerebelo, se estressando porque não tá saindo como você queria, até o fim do casamento você servirá almôndegas para os convidados.

Eu mesmo, junto com minha noiva, não fizemos um mega planejamento. Criamos algumas planilhas pra nos guiarem, mas afirmo com total certeza de que elas realmente são apenas um guia. Muitas coisas que estavam escritas foram deletadas, outras incluídas. E tentamos levar isso numa boa. Penso que as pessoas que mais devem se divertir num casamento são os noivos. A celebração é deles e para eles. Então não vou ficar me matando pra sair tudo perfeitinho. Eu e minha noiva não somos…

E aí, agora falta menos de um mês pra acontecer minha noite (quase?) perfeita. O que isso significa? C-O-R-R-E-R-I-A-! Faltam horas no meu dia, mas tô levando, aos trancos e barrancos. E pra eu conseguir dar uns suspiros mais profundos, esse é meu último post aqui no Casando Sem Grana. Meu último post como solteiro, veja bem. Volto no início de outubro, logo depois da lua-de-mel. E sim, curiosos, contarei (quase!) tudo pra vocês.

Hasta!

O Noivo