Olá 🙂

Continuando nosso assunto sobre assessoria de casamento, queria dividir com vocês o que faz e o que não faz uma assessora de casamentos.

Para ser sincera com vocês, quando eu pensei em começar a trabalhar com casamentos eu não fazia ideia da dimensão de itens que envolviam um casamento. E para falar a verdade eu não sabia nem ao certo o que fazia uma assessora de casamentos.

Bom, em primeiro lugar uma boa assessoria de casamento deve orientar os noivos sobre cada decisão a ser tomada no que diz respeito ao seu casamento para que este dia seja o mais feliz e especial de suas vidas! E isso significa que não necessariamente o fornecedor contratado por sua melhor amiga seja o profissional ideal para seu casamento. Você deve sempre levar em consideração seu estilo, gostos e orçamento pessoal. E é por isso que uma boa assessoria de casamento evitará que você se frustre quando receber orçamentos com valores ou detalhamento de serviços ou produtos que não estão alinhados às suas expectativas de noiva.

Esse para mim é um dos principais papéis de uma assessoria.

E o que mais vocês fazem? Muitas coisas, acompanhamos prazos, cronogramas, check-lists, visitas a fornecedores, organizamos tudo para que você consiga curtir essa fase de planejamento e sinta saudades de tudo que vivenciou neste período.

E o que não fazemos?

Milagre! Queridas, para que tudo aconteça dentro do prazo, custo e com os melhores profissionais para seu casamento é necessário que você esteja 100% envolvida. Lembre-se que é o SEU casamento. E isso significa que em alguns momentos você precisará deixar de lado o que é sonho e ser um pouco mais racional. Muitas vezes precisaremos analisar tudo o que é desejável e separar apenas o que é viável. Nem tudo que você sonha para viver no “grande dia” é viável, viu. E isso não tem relação apenas com orçamento. Claro que com orçamentos enxutos você precisará sempre priorizar o que é mais importante, mas existem outras coisas que precisam ser avaliadas.

E se tem uma dica de ouro que eu posso dar a vocês é “Confiem em suas assessoras!”. Antes de contratar, pesquise, faça reuniões, avalie o melhor custo-benefício e por fim contrate sua assessora de casamentos. Depois disso, confie a ela seus desejos e sonhos de noiva. Escute com atenção todas as dicas e orientações que receber. E avalie sempre com carinho a opinião desta que por um bom tempo será sua melhor amiga.

É claro que você tem acesso a informações tanto quanto nós, profissionais de eventos, mas levando em consideração que trabalhamos com isso diariamente é natural que tenhamos mais experiência no assunto do que vocês, né. E é por isso que muitas vezes quando vocês chegam com os olhos brilhando porque descobriram o melhor profissional para algo específico, somos obrigadas a jogar, ainda que delicadamente, um balde de água fria em vocês.
Noivas, não caiam no conto do vigário. De fato nem tudo que reluz é ouro. E é muito cansativo ter que administrar antes, durante e depois do seu casamento, contatos com profissionais que sabemos que serão problemáticos em um dos dias mais especiais de sua vida.

Ok, eu sei que muitos tem histórias tristes com cerimonialistas que venderam um super trabalho e que no final das contas deram muito trabalho e não cumpriram com tudo que tinham prometido. É por isso que vocês devem pesquisar bastante, procurar conhecer a opinião de outras noivas, entender direitinho tudo o que o assessor de casamentos de propõem a realizar até se sentir seguro para contratar o profissional ideal. Mas depois que a decisão for tomada, confie na assessoria contratada, afinal, nosso papel é ser facilitadora no planejamento do seu casamento.
E lembrem-se também que muitas coisas que vemos em blogs são lindas, românticas e tal, mas nem tudo dá para colocar em prática por diversas razões. Porque não combina com o seu público, porque não combinaria com o noivo, porque não dá tempo na programação do evento, porque o custo não é viável etc, etc, etc.

Converse muito com sua assessora sobre tudo o que você sonha ter em seu casamento. Juntas vocês poderão chegar a um equilíbrio para que você faça o casamento com a carinha de vocês e ter suas expectativas de noiva atendidas.
E que tipos de serviços exatamente estão incluídos na assessoria de casamentos? É tão importante assim contratar uma assessora? Quanto custa?

Bom, isso é assunto para o nosso próximo bate-papo 🙂

Beijos,
Shirley