É isso mesmo que você leu. Doidera ou não, possível ou não, lá vamos nós encarar essa aventura \o/

Tudo começou quando estávamos pensando no quanto o tempo havia passado rápido, que o final do ano está às portas e que em fevereiro faremos um ano de casados. Nos lembramos de como a nossa lua de mel na Argentina foi rápida e maravilhosa a ponto de nos deixar com vontade de morar lá. Foi aí que veio o estalo: “Por que não comemorarmos nossas bodas de papel num mochilão pela América do Sul?

Bom, né? Ôh! ótimo!
Mas e aí…e o dinheiro pra isso?

Calma, antes de falar do financeiro, podemos falar só da parte boa da viagem? Hahahahaha. Vamos falar de como encarar essa aventura dentro do nosso objetivo máximo, o de R$ 5 mil reais, mas antes de focar nas contas quero te convidar a me acompanhar na organização dessa nossa viagem e conhecer os lugares mais ou menos famosos que vamos passar. O meu objetivo é:

– Te mostrar que é possível fazer mais por menos até mesmo em viagens. E tudo isso sem perder o conforto e sem passar aperto.

– Apresentar outras possibilidades de lua de mel para casais aventureiros (Sim, cada um com seu estilo. Se você não quiser uma lua de mel assim, pode guardar as dicas para a próxima viagem).

– Incentiva-las a curtir a vida a dois um pouco mais, antes da chegada dos filhos. Pois a gente sabe que a vida não vai parar quando eles vierem mas sabemos que os gastos aumentam e as viagens muitas vezes ficam em segundo, terceiro e outros tantos planos…

Bueno, dito tudo isso, vamos falar da tal viagem 😀

***

O roteiro

Hoje eu só irei mostrar referências e dicas de pesquisa para quem está na mesma pegada que a gente esquentando para viajar também. Serão de 15 dias e incluem 5 países: Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia. A expectativa de cidades seria mais ou menos a seguinte:

Uruguai

Punta Del Leste

Montevidéu

Colônia do Sacramento

 

Argentina

Buenos Aires

Córdoba

 

Chile

Santiago

Valparaíso

 

Peru

Lima

Cusco (para ir a Machu Picchu)

 

Colômbia

Bogotá

Cartagena

O que fazer agora?

Pesquisar, pesquisar e pesquisar mais ainda. Destinos decididos, agora é hora de calmamente ler o máximo sobre tudo: As cidades, como chegar, onde se hospedar, onde comer, o que fazer, comprar e sobreviver, hehehehe.

O que pode dar errado agora

  • A partir de muitos relatos colhidos de amigos que fizeram esse roteiro e leituras assim, por cima, em sites de viagem, estipulamos os tais R$ 5 mil para o mochilão mas, talvez (e seja bem provável) que as passagens de saída e chegada ao Brasil sejam custos por fora a se acrescentar.
  • Pode ser também que não consigamos visitar todas cidades;
  • Ou pode ser que a época escolhida (março / abril) não seja muito amigável em relação a picos de temperatura ou chuvas.

Minhas fontes de pesquisa

  • Nem só de pão e internet viverá o homem. Além dos sites listados abaixo, eu tenho mais dois livros ótimos aqui em casa a algum tempo que são verdadeiros tesouros: GTB – Guia do Turista Brasileiro – Argentina, de Lúcio Martins e Bebel Enge (Editora Conteúdo, 2007) e Guia O Viajante CHILE, de Zizo Asnis & Os Viajantes (Editora O Viajante, 2009).

Os sites de pesquisa

Passagens àereas

www.skyscanner.com.br

 www.decolar.com

www.viajanet.com.br

Hospedagens

www.airbnb.com.br

 www.hihostels.com/web/index.pt.htm

Cidades, reservas e Dicas de viajantes

www.machupicchu.gob.pe

www.wikitravel.org/pt/Página_principal

 www.mochileiros.com/america-do-sul-f12.html

 www.blogdohoteis.com/top-10-dicas-para-um-mochilao-pela-america-do-sul

www.dondeandoporai.com.br/dondeandei-parte-1-mochilao-america-do-sul

www.viagem.uol.com.br/ultnot/2012/06/05/dicas-e-macetes-para-encontrar-as-passagens-aereas-mais-baratas-disponiveis.jhtm

 

No próximo post vamos tratar da parte financeira da viagem e tudo sobre o câmbio de moedas.

Beijos e nos desejem sorte =)