Há muitas coisas a se contar sobre este sábado e eu não sei se começo por aqui ou por alí, but…vou começar a falar do princípio a ideia e sua essência.

Tuuuuudo começou numa maternidade em meados de…HAHAHAHA, não não: O evento!


Em 2009 comecei este blog como um diário. Seu objetivo era o de relatar minha trajetória rumo ao altar. Nessa época, as dicas de economia para casamentos eram raríssimas, e eu me achava a única noiva que padecia na minha organização econômica. Pouco tempo depois o número de noivas na mesma situação que a minha, que vinham me visitar, comentar e compartilhar seus casos, era cada vez maior. Passei então a buscar dicas e ideias, ler sobre tudo relacionado ao assunto casamento, e dividir com elas. Mais e mais noivas foram chegando e anos depois o “passatempo” foi ficando cada vez mais sério.

Três anos e oito meses depois e aqui estamos: Recebendo centenas de e-mails por dia, com uma fã page cheia de pessoas cheias de dúvidas e esperanças e muitos neurônios queimados por tudo isso, hahahaha. Essa carga de compartilhamentos começou a me inquietar pois mais e mais noivas de tooooooodos os lugares do país passaram a nos usar como referência para os seus planejamentos. Mas daí viriam as mais simples e complexas questões:

Como dar um salto de um blog pessoal a um espaço mais aberto a todos?

Como levar ajuda para tantas noivas de tantos lugares diferentes?

Como conciliar trabalho, vida pessoal e este novo ofício? (Sim, pois a brincadeira de postar, acabou me pedindo por um pouco mais de dedicação. Papo sério, responsabilidade…)

Muitas idéias vieram a caixola e um time de peso formou-se ao meu lado. As idéias viraram projetos e alguns já começaram a engatinhar. Dentre eles está:

  1. Um novo LAYOUT (para deixar tudo mais bonito, limpo e arrumado) que orgulhosamente estréia na próxima segunda-feira (15/10). Suamos as camisas para consegui-lo e quanto eu olho as provas dá até vontade de chorar ='(
  2. Um BAZAR mais democrático: Negociações mais dinâmicas feitas através de meios legais, com pagamentos parcelados em até…muitas vezes =) Retorno mais rápido para quem vende e maior facilidade para quem compra.
  3. Um projeto para apoiar mais FORNECEDORES justos que estão escondidos pela estrada a fora e sem condições de investir pesado em anúncios e por isso, continuam ocultos aos nossos olhos. Muitos deles tem preço e qualidade altamente vantajosos e não é justo não ajudá-los a chegar até vocês.
  4. E por último, o projeto de levar a muitos lugares uma nova forma de pensamento para as noivas: A economia aliada a ESCOLHAS MELHORES que, resumidamente, significa uma nova forma de escolher e conseguir a SUA economia.

Este último item demanda muitas coisas. Algumas muito complicadas e outras mais fáceis. Começamos pela segunda opção e pela cidade de São Paulo com a palestra de Como se Casar sem Grana no Salão do seu Prédio. Foi fantástico não por apenas ter dado tudo certo mas também por toda a experiência envolvida com este dia. Veja só…

  • Organizamos tudo em exata UMA SEMANA entre a ideia a execução. Com isso ficou provado, então, que o mais improvável: Organizar a recepção de casamento pequeno, com brunch e de decoração mais singela (mas MUITO bonita), pode ser possível;
  • Que com R$ 40 por pessoa, realizamos tudo isso e ainda sobrou bastante comida;
  • Decoração inteira feita com R$ 300 reais utilizando garrafas coloridas, descartáveis e muita ginga brasileira;
  • Aprendemos algumas formulas para fazer com que este modelo seja aplicado em outros estados do país;
  • Mostramos que existem fornecedores com produtos de qualidade e preços mais em conta do que o que você faria em casa;
  • Desmistificamos  dúvidas simples mas que pareciam monstros, para as noivas que estavam lá.
  • Reafirmamos mais uma vez: YES, YOU CAN ter um casamento dentro do que você pode pagar.

Hoje eu tenho muitas informações preciosas para compartilhar. Mas para não te cansar muito, vamos para as fotos? =)

Esse aí de cima é o tamanho do sanduiche que eu queria comer. HAHAHAHAHA

Brincadeiras a parte, deixa eu frisar uma curiosidade sobre o começo da palestra. A Lili e a Érika me ajudaram chegando super cedo para arrumar o espaço. Eu cheguei um tempo depois e demos uma boa trabalhada. Mesmo assim, quando estávamos meio que terminando de fazer os arranjos, as noivas começaram a chegar. Daí, no meio do leve desespero com a hora, a Lili me diz: “Sam, olha que legal: Enquanto estamos terminando de montar a mesa e os doces vão chegando, você começou a palestra e as noivas puderam acompanhar ao vivo como É FÁCIL fazer a decoração que propomos hoje”.

Né que ela tava certa? Olha as carinhas curiosas e a montagem rolando enquanto eu papeava…

E então, a mesa foi ficando linda…

Brigadeiros de pistache, tortinhas…

Brigadeiro branco! Maravilhoso!

Cheescake de amora

Olha o bolo em caixinhas! Que lindo!

Bicho de pé com a tag da porquinha!

Cupcake de churros!

Fudges de chocolate na trouxinha de tecido s2

Agora olhe só como ficou a mesa do Brunch! ESPETÁCULO!

E a palestra não parou!

Falamos sobre como aproveitar o espaço que você tem, como planejar mentalmente uma decoração dentro desse espaço físico, delegar tarefas, escolher fazer ou comprar pronto, como manter flores vivas por mais tempo, como planejar a decoração milimetricamente ao seu gosto, os cardápios mais econômicos e seus prós e contras: Churrasco velho conhecido, Bolo com champagne que pode ser furada, a rodada de pizza e a flexibilidade de um Brunch.

Explicamos também item por item usado na decoração e quanto custou. Amanhã, às 15h novamente, vamos falar dos valores de tudo. Volte para aprender a fazer as contas de quanto calcular de alimentação por pessoa e média de custos, ok? =)

E para fechar, mais alguma fotos. Essa são as dos sorteios e no final a lista de fornecedores que nos ajudaram e com o que…

Quer ver mai fotos?

Acesse aqui o álbum da Fan Page!

 

Fornecedores e agradecimentos!

Mimmos Quitudes e Mimmos Atêlie – Brigadeiro branco e bicho de pé na tacinha

Per Amore Delícias – Bolos, Fudges, Cheescakes, tortinhas, cupcakes de churros e sorteio de 200 docinhos

Bella’s Artes Personalizados – Tags e arte das apostilas

Cris Rabelo Arte em Doces – Bem Casados

Mari Salles Patchwork – Sorteio de Bouquet de tulipas de tecido e plaquinhas dos noivos

Dri Castro Fotógrafa – Sorteio de Sessão fotográfica e descontos

Bello & Bella – Sorteio de voucher de desconto e véu

Best Wishes – Palestra e sorteio de assessoria do dia

A TODA equipe Casando sem Grana que ralou, investiu e torceu por este dia. Obrigada, meninas!!!

 

Beijos! 

PS: Amanhã eu falo como estamos pensando em distribuir as apostilas para todo mundo em todos os estados. Guenta coração.

PS2: Além do cardápio, falemos amanhã dos preços e fornecedores da 25 de março!