E foi bão dimais, meu povo!

Na verdade foi mais que bom. Será que já tem um termo para algo melhor que bom? Pois foi!

Mas não foi assim tão legal por acaso. Foi um soma do encontro de pessoas do bem, com um objetivo em comum numa cidade que ora tem recursos limitados aqui e ora tem recursos disponíveis a vontade dalí. Isso tudo gera um monte de dúvidas naquelas caixolinhas, e estar lá, mostrando ao vivo a possibilidade de um casamento econômico, as aliviou MUITO! Eu ví um monte de olhinhos brilhando…

Tudo começou quando eu marquei um compromisso na IBL para o dia 10/11. Pensei em aproveitar essa ida até Belo Horizonte e fazer o evento que tivemos aqui, lá. Um mês antes conheci a Fabiana, que se casou a muito tempo mas que acompanha nosso blog deeeeeesde o comecinho e daqui já tirou quase todas as idéias e tutoriais que ensinamos, para montar o casamento de suas amigas. Ela enviou um e-mail dizendo que gostaria de nos ajudar com o que precisássemos para levar um pouco do Casando sem Grana para Belo Horizonte. Eu então a convidei para um bate papo e me encantei com sua disposição e amor por casamentos. Em uma tarde de conversa já tínhamos o evento TODO planejado 🙂

Então a execução foi acontecendo com a gente daqui e ela de lá. Providenciamos a comida, definimos as cores da decoração como amarelo e roxo, esquematizamos todo o restante e abrimos as inscrições. Graças a Deus, não tivemos nem um real de prejuízo dessa vez. E porque? Por que conseguimos, simplesmente, gastar menos da metade do evento anterior. Ou seja, um evento para 32 pessoas com comida e bebida que sobraram aos montes + nossos gastos com passagens e hospedagem + decoração + espaço + apostilas + outros gastos, saiu em média uns R$ 1.200. Amanhã vai rolar a prestação de contas com tudo isso na ponta do lápis. Não perca!

Vamos para as fotos e as histórias? 😀

Cheguei sexta-feira bem cedinho em BH. A Fabi foi minha parceira de aventura e me levou para os melhores lugares de cada ramo para as compras. Nossa busca começou no Mercado Central, por suqueiras. Segundo Fabi, se houvessem suqueiras em Belo Horizonte, as acharíamos lá. Mas, qual não foi a nossa surpresa ao nos depararmos com estes precinhos assustadores…

Achei salgado. Mas como esta loja era uma das poucas que tinham essas suqueiras por lá, e em nenhum outro lugar de BH as encontramos, então, já viu, né?

Aqui em São Paulo as encontramos com facilidade de R$ 15 a 20 reais e elas podem ser compradas pela internet e despachadas para qualquer lugar do Brasil. A quem interessar possa, amanhã informamos onde se compra.

O restante do mercado é muito atraente mas seus preços não. Segundo a Fabi (que conhece todos os centros comerciais de BH como a palma da sua mão) a única coisa vantajosa são os chocolates e alguns outros ingredientes por causa da qualidade e frescor.

De lá fomos comprar os descartáveis na EMPLAST no Mercado Novo. Aqui a vantagem está na compra de descartáveis e outros itens para festas pequenas. Lá nós encontramos os descartáveis de luxo, que estão famosos aqui em São Paulo por imitarem com perfeição utensílios de prata, cerâmica, vidro e outros. A diferença de encontrar em Belo Horizonte e aqui em Sampa, é além da variedade, o preço. Como esses produtos são razoavelmente novos no mercado e recém chegado na terra das mineiras, o valor ainda precisa cair um pouco mais. Mas alguns deles podem valer a pena para encontros com menos pessoas, como em chás, por exemplo. Isso ficará ao seu critério.

O prato que imita cerâmica com bordas prateadas

Optamos obviamente por descartáveis comuns em acrílico: Copos, pratos e talheres. Ainda levamos guardanapos e bandejas de plástico transparente. No final das contas, gastamos uma média de R$ 75 reais. Vide amanhã na prestação de contas.

Como dito alí em cima, a compra nesta loja compensa para uma festa de até umas 100 pessoas. Para um casamento com mais pessoas do que isso, você necessitaria comprar descartáveis sempre em dobro ou triplo da quantidade de convidados. Logo, compensa muito mais em valor, comprar caixas fechadas de copos, por exemplo. Para grandes quantidades, nossas recomendações são, a EMBOL, a Distribuidora Nacional ou a Distribuidora Triangulo. Endereços e contatos no post de amanhã.

Dos descartáveis fomos para os tecidos, rua acima. Compramos dois tipos de tecidos de uma infinita variedade na Tessa Tecidos. Aqui se compra por quilo e dois tecidos com 1/2m cada um, totalizaram R$ 16 reais. Nesta rua ainda existe a KG e a Jotalira. O que você encontra aqui são tecidos de algodão e malha de excelente qualidade. Para tecidos mais finos e rendas para confecção de vestidos de noiva, deixamos para amanhã os dois endereços.

As bebidas fecharam a nossa tarde de compras na sexta-feira. Ficou claro para nós que o melhor preço para elas estava nos atacadões. O que superou nossa expectativa foi o da Distribuidora Central. Foram 36 caixas de sucos de mais alta qualidade com 1l cada caixa + 2 galões de 5l de água cada um = R$ 116 reais! E olha que sobrou tanto suco, mas tanto suco que nós doamos para muitas pessoas. Valeu bastante a pena!

No sábado pela manhã fomos buscar as flores na HOLAMBELO no bairro Bonfim. É de lá que saem as flores para todos os outros lugares de Belo Horizonte, por isso seu preço é MUITO mais em conta. Assim como ensinamos na palestra, veja como comprar mais em conta lá: Ao chegar, siga por todo o galpão até o final e desça as escadarias de ferro até a ZONA DE CORTE. Ao chegar lá em baixo, vista um dos casados pesados que estão pendurados na parede e entrem a sua esquerda, no refrigerador das flores. É aqui que estão as flores frescas numa variedade absurda de grande. Os melhores dias para comprar é a partir da quarta-feira, quando os preços já começam a cair.

Olha eu lá com um maço de orquídeas que comprei a R$ 17 reais! Depois vocês vão ver que lindo buquê elas renderam…

E assim cabô nosso rolê gastadeiro. Era só aguardar domingo chegar…

Domingo, chegamos cedinho e corremos para arrumar tudo. Montamos a mesa do bolo, a do lanche a uma que simulava a mesa dos convidados. A mensagem que eu repeti várias vezes lá e gostaria de deixar gravada aqui também é a seguinte:

Nós não levamos esse evento a vocês para pregar a pobreza. Nosso objetivo real é mostrar duas coisas: Que com o menor valor possível sai uma comemoração de um casamento SIM e que com a base do que montamos, você parte para a montagem de qualquer festa! Seja ela pequena ou grande, a base é a mesma: A mesa do bolo, a mesa onde se dispõe a refeição e aquela onde seus convidados irão se sentar. Nós usamos o post da REGRA DAS TRÊS MESAS e a partir dalí, cada noiva presente na palestra, irá montar seu casamento a seu modo. Mas ela terá visto que nós fizemos o “impossível” virar realidade! Espero de coração que elas tenham entendido nossa mensagem e tenham saído cheias de esperanças renovadas para alcançarem seus objetivos.

Muito mais que falar da festa, nós tivemos a oportunidade de trocar idéias e levar um “pequeno norte” para que elas se sintam seguras de que elas também irão se casar com economia mas com tudo o que sempre sonharam. Com tudo o que tem direito. Passamos todo o nosso conhecimento (o do blog e o da Fá, que agora trabalha com assessoria junto com a Alê, sua melhor amiga) e ainda tivemos a oportunidade de orar por elas e deixar com que Deus enchesse seus corações de esperança =)

Olha a Alê e a Fabi aqui!

Olha o mico! Mereço!

Quer ver mais fotos? Acesse o site da Aline Alves!

Acabou, vim mimbora mas ficou uma saudade muito grande. Tão grande que a promessa está lançada:

Vamos voltar para Minas num encontro maior e melhor ainda. Queremos um dia inteiro ou quem sabe até dois com mais troca de ensinamento, mais Faça você mesmo meu amor e uma rodada de comida mineira, uai!

Enquanto vamos sonhando com isso, não deixe de voltar amanhã para conhecer todos os fornecedores que nos ajudaram no evento e todas as dicas de onde encontrar o quê e também nossa prestação de contas do evento.

Sobre as apostilas: Muita gente continua pedindo e nós pedimos de volta que vocês aguardem mais um pouco pois vamos colocá-las para download aqui no blog! Só que nós queremos acrescentar a elas as dicas de cada estado, entenderam? As dicas de SP para a apostila de SP, as de BH na apostila correspondente, Rio e por aí vai. Calma gente, sou uma só! hahaha. Mas prometo que eu disponibilizarei ( e a um valor justo!)

Veja aqui como foi nosso evento em São Paulo

Veja aqui nossa prestação de contas do evento de São Paulo

Veja aqui o post da Regra das 3 mesas (o pilar da organização do casamento)

Beijos e não deixe de voltar amanhã!