Mas Bah Tchê, não é que chegamos ao final dessa série deposts?

Que alegria ver quantas comidas boas nós conseguimos conhecer e compartilhar com vocês! Quero abrir aqui vários parênteses para agradecer cada comentário, cada opinião, os e-mails que recebi durante a série, pedindo dicas, conselhos, as várias montagens de cardápios para noivas, noivos, mães de noivas, amigas das noivas …quanta gente linda e que me fez aprender cada dia mais! Omeu MUITO OBRIGADA! Sem vocês nosso trabalho não teria sentido!

Quero aproveitar o espaço para justificar minhas faltas em não responder tão prontamente os recados aqui colocados, o trabalho lá fora está apertando e existem milhares de projetos pessoais e profissionais que depois de muito tempo estão acontecendo todos de uma vez, então, essa demora para responder é por uma boa causa: mais para frente eu conto tudinho para vocês!

Bem, chega de encher linguica … vamos ao que muitas estavam me cobrando … a Região SUL desse nosso país e suas comidas maravilhosas.

{  A culinária do Sul do Brasil, como a cozinha brasileira como um todo, é fortemente marcada pela junção de elementos dos primeiros habitantes indígenas, dos colonizadores europeus e africanos trazidos como escravos. Porém elementos próprios da região diferenciam a forma de comer sulina do restante do Brasil, principalmente devido ao grande número de imigrantes que a região recebeu ao longo dos séculos XIX e do XX, que trouxeram consigo um grande número de pratos típicos de suas terras de origem }.

É marcante na região o consumo do churrasco (carne bovina assada em espetos), o chimarrão (bebida quente feita com as folhas e talos tostados da erva-mate, tomada em cuias de cabaça e canudos com filtros metálicos, as “bombas”), o pinhão (semente do pinheiro-do-paraná), bem como os pratos típicos dos imigrantes, principalmente italianos e alemães no Rio Grande do Sul e Santa Catarinae polacos e ucranianos no Paraná.

Que tal um cardápio com os ares do SUL???

Churrasco ( aôooooo trem que pula …. RS)

FOTO 01 - CHURRASCO - GOOGLE

Barreado

FOTO 02 - BARREADO - GOOGLE

Pinhão

FOTO 03 - PINHÃO - GOOGLE

Galeto

FOTO 04 - GALETO - GOOGLE

Marreco com repolho Roxo

A

Quibebe

FOTO 06 - QUIBEBE - GOOGLE

Cuca

FOTO 07 - CUCA GAÚCHA - GOOGLE

Sagu ao Vinho

FOTO 08 - SAGÚ AO VINHO - GOOGLE

Chimarrão

FOTO 09 - CHIMARRÃO - GOOGLE

Cerveja

FOTO 10 - CERVEJA - GOOGLE

Queridas, é com grande prazer que eu encerro essa série de posts e espero pode criar ainda outros que possam ajudá-las a valorizar a culinária de todas as partes desse país!

Um grande abraço e até semana que vem com mais uma porção de novidades!

assinatura_gabi