Oi meninas! Tudo bem?

Uma vez eu falei de lua de mel em Paris, alguém lembra? O post fez sucesso, muitas meninas comentaram que já conhecem, e eu achei o máximo! Tem mais destinos na Europa que podem ter um preço final bacana: Espanha, Londres, Itália, Portugal. Esses são, talvez, os mais famosos. Não visitei nenhum dos citados, AINDA…

Gosto de falar sobre coisas que eu conheço pra dar dicas com conhecimento de causa. Hoje quero sugerir uma lua de mel que não é das mais comuns, que não é tão famosa, mas que pode render os melhores dias da sua vida: Suiça!

Conheci esse país de sonhos em 2011, na minha primeira lua de mel. Vou explicar: quando resolvi morar junto com o marido, nós estávamos decididos a não casar com festa, só no civil. E como tínhamos uma graninha guardada, resolvemos usar em uma super viagem. A primeira lua de mel. Depois de voltarmos de viagem, decidimos pela festa e pela segunda lua de mel. Ai foi apertar o cinto, e realizar o sonho. Por isso tive duas luas de mel. Doce, doce, doce….

A Suiça é, até agora, o lugar mais incrível que eu já conheci. Ficamos por lá cerca de 5 dias, e conheci 3 cidades: Zurique, Engelberg e Lucerna. Todas saídas de algum conto de fadas…

Sabe quando a gente vê embalagem de chocolate suíço? Com vaquinhas que tem sininhos no pescoço, com morros verdinhos com flores plantadas estrategicamente nos pontos certos, com rios com a água esbranquiçada por ser de degelo? É assim mesmo ao vivo… JURO!

Zurique é uma cidade maior, entre as 3. Tem cerca de 376 mil habitantes (se compararmos as nossas cidades, é bem pequena). Quando estive lá tive a impressão de que tudo acontece com a estação de trem como eixo central. A estação chama-se Zürich Hauptbahnhof, e fica bem no centro da cidade.

Você não vai entender uma palavra da língua deles se não falar o alemão suiço (dizem que o alemão da Suíça e da Alemanha são tão diferentes que eles não se entendem entre si). Mas a notícia boa é que todo mundo lá fala inglês. E a notícia melhor ainda é que eles são o povo mais solicito e educado que eu já vi na vida!! Até chorei de emoção um dia lá, por sermos tão bem tratados!!

Eu fui no começo do outono deles, em setembro, e o tempo estava muito agradável. Alias, tava quente demais pras minhas expectativas. Eu jurava que ia pegar uma nevizinha nos alpes, mas estava coisa de 30ºC nas cidades, e 6ºC nos alpes. Uma nevizinha meio mixuruca sabe? Mas eu tenho medo de ir no invernão, confesso. A coisa deve ser fria, bem fria! Não tenho nem roupa pra enfrentar um friozão. Mas gente, pensa só a lindeza que deve ser aquele lugar coberto de branco! #sonho

De Zurique pegamos o trem e fomos pra Lucerna. Lucerna é uma cidadezinha linda, que parece ter sido desenhada nos mínimos detalhes. A cidade tem dois símbolos bem comentados: a ponte (que fica florida quase o ano todo) e o leão, que é um monumento lindo e imponente que representa o massacre dos guardas suiços na revolução francesa. Imperdível!

De Lucerna fomos para Engelberg, para subir nos alpes. Fomos na estação de esqui do monte Titlis. Você sobe 3 mil metros de altura. É muito alto! Para subir, o trajeto é dividido em 3 partes e leva cerca de meia hora. A parte mais diferente do fica por conta do Titlis Rotair, um bondinho giratório, único no mundo, que vai girando 360 graus para que possamos ver todas as direções. Entonta um pouco, mas é bem legal! Eu não sei, mas acho que foi das coisas mais incríveis que já vi! Lá dá pra almoçar e fazer algumas atividades, como andar de teleférico, visitar uma caverna de gelo, esquiar, claro. Tem restaurantes, lojinhas e locais que locam roupas de frio também.

Bom, dicas da tia Erika:

  • Vá ao super mercado lá. Alias, vá ao supermercado em todas as viagens que fizer. Tenho pra mim que fazer isso é mergulhar um pouquinho nos hábitos locais. Sem contar que marcas que aqui são bem caras, são populares lá.
  • Na grana curta, ao invés de sair pra jantar (coisa de 20 francos por pessoa uma refeição), vá ao mercado, compre uns queijos, presunto cru, pães e vinho e curta seu amor em uma praça ensolarada (lá estava fazendo sol até 9 e meia da noite quando fui) ou até mesmo no quarto do hotel.
  • A rua principal de Zurich é a Bahnhofstrasse. Lea estão todas as lojas de marcas famosas do mundo. Só pra ver… porque comprar é difícil! Mas o passeio por ali é imperdível também. E, vá lá, tem a H&M e umas farmacinhas que nos atendem nos valores…
  • Os cachorros quentes vendidos nas barraquinhas da rua são deliciosos. A salsicha deles é bem diferente da nossa. Parece uma linguiça. Vale a pena!!!
  • Viajar pra Europa não é bem roteiro pra renovar guarda roupa. A não ser que tenha ryca por aqui!! As coisas lá não são baratas como nos EUA (ainda faço um post de roteiro de compras nos EUA). Europa é um lugar pra ver e ser visto!
  • Em volta do rio Limmat (o principal de Zurique) tem um parque. O passeio vale cada passo! Tem um monte de cisnes no rio, em dias de sol os suiços colocam o biquini e tomam sol, nadam no rio. Eu achei o máximo.
  • Vá ao Zoologico. Incrível! Eu adorei. Eles tem uma estufa que simula a selva de Madagascar. Gente, é uma experiência única, porque até a umidade do ar muda quando entramos na estufa. Quando eu fui estavam construindo outra, pra simular nosso pantanal. Não sei se já está pronta, se se estiver, deve ser um programão!
  • A cidade de Zurique conta com muitas igrejas para serem visitadas. Também vale o passeio.

E por último vou falar sobre um lugar que não fui porque achei caro demais, o Monte Jungfrau. Lembro que era coisa de 300 francos por pessoa o passeio. Trata-se do topo da Europa. É um monte que também tem estação de esqui, como o Titlis, mas além de mais caro o passeio, é mais longe… não sei como é porque não fui, mas foi muito recomendado. Alguém conheceu?

Não é uma viagem super pechincha não, não posso mentir, mas como eu já comentei muitas vezes, com planejamento a gente vai à Roma! Quer dizer, a gente vai à Suiça! Muita pesquisa nessa hora pra conseguir voos em promoção e hotéis bem localizados e com bom preço. Com certeza o sonho está mais perto do que a gente pensa. É só planejar…

No mais, ai ai, suspiros… lembrar daquele lugar me da até um calorzinho no coração de tanto que amei! Alguém aí conhece? Mais dicas? Querem complementar o post. Bora comentar!

Outra coisa meninas, que eu queria pedir ajuda de vocês. O que vocês estão querendo ver no blog? Dicas de posts? Quero atender pedidos! Deixem recados do que querem ver por aqui. Podem ter certeza que vou ler todos!

Beijossss e até semana que vem!

assinatura_erika_nova