Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Hoje, vou conversar um pouquinho com vocês sobre a venda de bebidas sob consignação para casamento. Essa prática acontece muito quando os noivos não sabem, por exemplo, a quantidade de bebidas precisam para a festa e combinam com a empresa de adquirirem uma quantidade X de bebidas e devolver aquelas que não utilizarem, pagando, após a festa, aquilo que realmente foi consumido.

É muito difícil, por exemplo, calcular a quantidade de bebidas que serão consumidas em uma festa de casamento. A Gabi Gasparin fez um texto excelente sobre isso há um tempo atrás, mas, mesmo assim, o cálculo das bebidas é muito complicado porque existem famílias que consomem muito mais do que outras. Por exemplo, a família do noivo consome mais bebidas do que a da noiva. Fica mesmo difícil fazer o cálculo correto de bebidas a serem compradas.

Para solucionar esse problema, os noivos podem se valer de empresas que oferecem a venda de bebidas sob consignação. A consignação (ou contrato estimatório) é um tipo de procedimento de venda no qual o risco é do fornecedor, que disponibiliza para o consumidor uma determinada quantidade de produtos, com margem previamente definida, e cujo acerto é realizado em data acordada. Os noivos ficam com o  produto para venda consignada e não têm a responsabilidade de ter que comprar o produto. Isto é, o que não for consumido, poderá ser devolvido sem ter que pagar, só precisando pagar o que foi consumido.

Nos dias de hoje, fechar contrato com uma empresa que trabalha com bebidas em consignação é uma boa pedida. Assim, você apenas irá pagar o que foi consumido durante o evento. Algumas empresas chegam até a enviar um funcionário para acompanhar o processo de consumo, cuidando da reposição e posterior retirada da mercadoria. No final da festa, apresenta um relatório de controle do que foi consumido.

Ao contratar uma empresa que atue com bebidas em consignação, o responsável solicitará o número de convidados e fará o cálculo. Na maioria das vezes, sobra e, quando isso acontece, os produtos serão devolvidos e não será necessário pagar por eles. Contudo, o ideal será conversar com o profissional e tirar todas as dúvidas com antecedência.

Se a empresa não cumprir com o acordado, sempre consulte um advogado ou se oriente no PROCON de sua cidade!

No nosso caso, estamos pensando em fechar com uma empresa que vende vinhos e frisantes sob consignação. É uma opção chique e, dependendo da marca e da qualidade dos produtos, barata.

Só avisem os convidados que, se beberem, não dirijam! Conscientizem os seus entes queridos a selecionarem alguém de confiança e que não vá beber durante a festa para poder levá-los para casa. Não vamos colocar a vida dos outros em risco só por causa da nossa diversão! É sempre bom nos divertirmos, mas vamos fazer isso com responsabilidade!

Bom, pessoal, é isso! Espero que tenham gostado!

Um grande beijo!

assinatura_fernanda_besagio