Olá queridas, Tudo jóinha aí? Aqui tudo na paz …

Fiquei pensando em milhares de temas para o post de hoje, alguma coisa bacana e que pudesse ajudar bastante vocês leitoras, nesse nosso longo processo de se casar. Então listei algumas ideias rapidamente e pensei em falar um pouco sobre um assunto super presente aqui no Casando: Economia e Organização.

Eu também estou na condição de noiva, sei exatamente o que sentimos na pele.

Não sei se já contei para vocês, mas eu e o noivo vamos nos casar em Maio de 2014 (com a graça de Deus) e estamos em pleno processo de construção do nosso casamento, quando digo construção, eu me refiro a todas as coisas que estamos fazendo e providenciando: nosso apartamento que será entregue em breve, os móveis e eletros que estamos ganhando e comprando, a lista, o comes e bebes, o vestido de noiva da china, o bouquet de broches DIY, a decoração DIY, o convite DIY, as Lembrancinhas DIY, Tudo, TUDO feito por nós e na maior economia, pois o nosso foco é o lugar onde vamos passar grande parte da nossa vida: Nosso lar. Tudo isso para dizer, que sei o quanto vocês se sentem aflitas com todas as coisas que temos que resolver e o quanto isso vai nos deixando cansadas, se não formos noivas organizadas.

Mas uma coisa é bem interessante nesse processo, você vai se conhecendo a cada dia, você vai aprendendo a conviver com o seu noivo e já vai descobrindo de perto um rascunho de como será a vida conjugal de vocês, você vai desenvolvendo potencialidades e habilidades que antes não fazia idéia que tinha e além de ter aquele gostinho de poder dizer: Foi tudo feito por nós, é lindo? Foi a gente que fez … (eu tenho orgulho de dizer isso).

Lógico, se tivéssemos grana suficiente para contratar uma assessora, e vários fornecedores para fazer tudo isso para nós, estaríamos na praia, tomando um bronze e uma água gelada, mas não é o caso, nosso casamento vai ter de tudo, mas vai ser com coisas 100%  feitas por nós e milhares de idéias retiradas aqui do Casando sem Grana.

Primeiro Fato:

Casar não é fácil mesmo! Por mais simples que esse momento seja, ele demanda uma sinergia muito grande, ou seja: movimenta esforços e serviços de muitas pessoas, automaticamente a quantidade de impasses a serem solucionados é bem grande.

Segundo Fato:

Nós noivas, temos a forte tendência de querer carregar o cristo redentor nas costas, ops, o mundo nas costas, e temos que ter consciência de que não há possibilidades de fazer tudo sozinha, você vai precisar de ajuda, do NOIVO, principalmente, da sua mãe, do pai, dos irmãos, primos, avós, amigos, madrinhas e padrinhos. Noiva que carrega tudo nas costas, corre o risco de ser rotulada de louca, chata, arrogante ou o famoso termo americano Bridezilla.

Terceiro Fato:

Temos que aprender a trabalhar com o orçamento que temos. Parece redundante, mas muitas noivas transformam os ouvidos alheios em verdadeiros muros das lamentações e ao invés de arregaçar as mangas e aprender a se virar com a grana que tem, passam o dia inteiro sonhando e querendo fazer algo fora de sua realidade financeira. Sabe aquela coisa: Tenho 5 mil para casar, Tenho 10 mil, 13 mil … dentro da minha realidade, o que será possível realizar? É muito importante pensar nisso

No geral, algumas dicas de como estou fazendo para tentar ser uma noiva econômica e organizada:

  • PESQUISE muitooooooooooooo … Google, sites, blogs, lojas, armarinhos, tudo pode servir de inspiração para compor a ideia do seu casamento.
  • Listar todos os serviços que é possível fazer você mesma. Ex: Não dá pára passar o dia inteiro cozinhando a carne que vai ser servida no casamento. Mas fazer os arranjos do centro da mesa dá para fazer tranquilamente.
  • Listar em quais serviços você vai precisar de ajuda. Ex: Enrolar os mil docinhos do casamento sozinha é loucura, mas finalizar os convites é bem tranquilo de fazer.
  • Fazer uma planilha de custos e manter o seu noivo sabendo de tudo o que está acontecendo.
  • Divida os gastos com o seu noivo! Nem que for para comprar um rolo de fita cetim, peça para ele dividir com você, assim não pesa para nenhum dos dois.
  • Defina as prioridades e administre seu tempo. Ex: Quando estiver em casa, faça e pense em coisas que estão perto de você, não fique pensando naquele arranjo de cabelo que você viu na loja de bijuterias do lado do seu trabalho. Quando estiver na rua, não fique pensando nas caixinhas de MDF que estão entulhadas no seu armário e que precisam ser pintadas.
  • Não deixe para amanhã, o que você pode fazer hoje! O quanto antes você conseguir adiantar, será melhor, assim não precisará correr contra o tempo, quando estiver chegando perto do casamento.
  • Administre o tempo com seu noivo: separe umas horas do namoro para resolver as coisas do casamento e não passe o tempo todo falando de casamento e preparativos, isso se torna cansativo e faz o noivo ficar muito desmotivado.
  • Ser organizada é uma coisa, ser Perfeccionista é outra. Temos que ter em mente que não nascemos formadas em artes plásticas e que em termos de habilidades manuais, nem todas são PHD. Então não se cobre e nem se martirize se algo não sair perfeito!
  • Deixe poucas coisas para fazer na semana do casamento, não sei vocês, mas eu estou trabalhando duramente para que isso aconteça. Sei que não vai acontecer em 100% das coisas, mas vou tentar minimizar o quanto eu posso.
  • RESPIRE e conte até 1.000: Ninguém é perfeito, você não é perfeita, eu não sou perfeita, e ninguém vai morrer por que seu bouquet de sapos não ficou no tom de verde que você queria … pense: O AMOR É O REAL MOTIVO DISSO TUDO.

Meninas, estou na contagem regressiva: faltam 9 meses para o nosso casamento, e quis partilhar aqui, algumas posturas que ando adotando para melhor realizar esse momento tão especial, quero também contar com o depoimento de vocês: O que vocês tem feito para ser ou tentar ser uma noiva econômica e organizada? Beijão e até terça que vem!

assinatura_gabi