Olá garotas! Tudo bem ai? Como está o planejamento do grande dia?
Aqui tudo ótimo, e espero que com vocês também esteja!

Hoje trouxe um post falando sobre decoração, olha eu fugindo da cozinha mais uma vez … Rs … De forma mais especifica sobre decoracão vintage e retrô. Eu sei que tem muitos casais optando por esse estilo de décor nas cerimônias e recepções (aqui também somos adeptos) e assim como nós ficamos bem enrolados no começo das pesquisas, acredito que algumas de vocês possam aprender um pouco mais sobre as diferenças que existem entre esses dois estilos.

Não sabemos porque cargas d’água essa tendência se instalou no mundo casamentístico, talvez por ser um estilo romântico, mais rústico, mais descomplicado e também por remeter há um tempo em que as coisas eram mais duradouras. Só sei que virou moda e quase todas as noivas que converso querem uma cerimônia e recepção decoradas ao estilo vintage ou retrô.

Mas sempre bate um dúvida!
O que é exatamente o estilo vintage?
O que é exatamente o estilo retrô?

Fiz algumas buscas pela internet e descobri várias explicações, dentre elas destaquei essas:

Vintage é um estilo de vida e moda retrógrada, uma recuperação de estilos das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960. A palavra Vintage no século XVIII passou a significar “ano em que foi feito um vinho”, e é um estilo que se aplica em vestuário, calçado, mobiliário e peças decorativas. Entretanto, ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente a uma outra época.

Explicando: Os objetos vintages que podemos usar na decoração do casamento são aqueles que não sofreram alterações em sua forma no decorrer do tempo, são aqueles objetos antigos que ainda nos dias de hoje estão preservados.

Por Exemplo:

– Máquina de Costura
– Balanças antigas
– Porta-retratos antigos
– Porta-jóias antigos
– Louças antigas
– Broches da Mamãe ou da Vovó
– Tecidos e rendas antigos

E o retrô?

Retrô ou Retro é um estilo cultural desatualizado ou velho, uma tendência, hábito, ou moda do passado pós-moderno global, mas que com o tempo retornam a ter funcionalidade. A palavra “retro” deriva do prefixo latino, que significa “para trás” ou “em tempos passados”.

Explicando: Os objetos retrôs ou retros que podemos usar na decoracão do casamento, são aqueles objetos que saíram de moda há 10 ou 20 anos, um estilo que já saiu de uso, mas que pode ser resgatado.

Exemplo:
– Latas de alimentos que tiverem releituras dos produtos
– Objetos da sua infância
– Brinquedos da sua infância
– Vasos da Mamãe
– Copos, taças e suportes que achamos em brechós ou feirinhas de antiguidades.
– Máquina de Escrever

Existe uma dúvida a respeito das diferenças entre os conceitos de vintage e retrô, mas o que temos que ter em mente é que o vintage é aquilo que é antigo DE VERDADE (verdadeira), e o retrô é aquilo que já passou da moda, mas que você resgatou da prateleira.

Será que eu para entender? Ai meu Deus, espero que sim … Rs.

Bom, pensando nisso, eu parti para a busca de opções econômicas para esse tipo de decoração, que ao meu ver, por si só já propõe o uso de coisas que você já tem, ou que alguém possa te emprestar. Só isso já é uma grande economia para o bolso em termos de decoracão.

Vamos ver algumas inspirações no estilo vintage?

E agora algumas inspirações do mundo retrô …


Meninas, são tantas coisas lindas, que fica até difícil escolher qual estilo seguir, nada impede que eles sejam misturados, mas de uma forma bem harmoniosa, porque informação demais também deixa as pessoas confusas. Escolha um estilo do qual mais gosta e invista nos preparativos! O resultado é lindo demais!

Espero que vocês tenham gostado e até Terça que vem!

Beijinhos!!!

assinatura_gabi