Olá pessoal!!!!

Chegou o tão sonhado momento do casamento! Mas é exatamente agora que você não sabe nem por onde começar a planejar?!?! Calma! Não arranque seus cabelos ainda. Se você não faz nem ideia de por onde começar… Normal!!!

Você conversou com o seu noivo, com a sua família e enfim estão realmente decididos a organizar a cerimônia e/ou festa do casamento de vocês. É bem difícil, na prática, saber por onde começar…

Aqui nós vamos te dar todas as Dicas Casando Sem Grana que pudermos! Vamos facilitar tudo em 3 passos fáceis:

1. Que cara vai ter seu casamento?

fiquei_noiva_02Foto: Cleber Massao Photographer

Aqui as opções são infinitas… mas quase sempre o casal já imaginou algo relacionado ao formato… onde fazer, como fazer, se tem ou não cerimônia, se é festa de arromba ou algo mais íntimo… para não se perder neste momento, vamos te dar um guia para você pensar em tudo que envolve este momento mágico: leia este post aqui e viaje neste sonho.

2. Quanto vocês podem gastar?

fiquei_noiva_03Foto: Cleber Massao Photographer

Se você está lendo este passo a passo é porque é uma Sem Granete não é mesmo? Então este quesito é essencial que seja analisado e revisado um zilhão de vezes à exaustão até que os noivos cheguem a um comum acordo e mergulhem na organização dos detalhes. Considerem que vocês não terão gastos apenas com a cerimônia e festa, mas tem também a lua de mel e moradia.

Veja quanto vocês terão para investir de hoje até a data do casamento. Lembrem-se também de conversar e deixar bem claro sobre quem dá quanto e quando. Por fim, vale considerar se vocês terão algum tipo de apoio financeiro vindo dos pais, familiares, amigos, etc. Com toda essa reflexão vocês devem chegar a um valor total a ser gasto. Com esse valor em mente vamos às…

Cotações: busquem orçamentos dos itens mais altos (foto, vídeo, local e buffet). Esses primeiros orçamentos podem ser sua referência inicial. Se baterem com o que vocês podem pagar de hoje até o casamento, sensacional! Se não, vocês devem ir adequando o valor total do orçamento de vocês dentro do que vocês podem pagar nesse período.

É agora que começa a luta de uma noiva sem granete. Geralmente ao fazer cotações, os noivos caem pra trás e muitas vezes até desistem de realizar o grande sonho do casamento com cerimônia e festa. Isso acontece por sempre buscarmos orçamento nos fornecedores que tradicionalmente encontramos por aí. Aqui no Casando Sem Grana tem um site todinho cheio de dicas de como buscar economia, como negociar com fornecedores algum desconto ou facilidade e também temos o Guia de Fornecedores que pode te ajudar a descobrir um fornecedor fantástico! Lembre-se de encaixar o total do seu orçamento nos serviços e não encaixar os prestadores de serviço no seu orçamento (ah… é só R$ 1 mil a mais… e de mil em mil o orçamento vai estourando hehehee).

3. Colocando a mão (de todo mundo) na massa!

Amigos

Agora que vocês já sabem qual casamento é a cara de vocês, agora que vocês já sabem quanto podem gastar nessa empreitada… vocês já tem uma ideia do que poderá ser contratado (e pago) e o que vocês vão ter que viabilizar de alguma outra forma. Formas alternativas de viabilizar o que falta:

  • familiares ou amigos que prestem o serviço (ex.: tudo rs… foto, comida, doces…)
  • faça você mesma meu amor (ex.: comida, doces, bolo, convites, lembrancinhas etc)
  • incluir o item na lista de presentes (ex.: lua de mel)
  • arrecadar (por meio de vaquinhas, rifas, pedágios, bingo…)

Aqui o importante é usar a criatividade, a amizade, os dons naturais de cada um e distribuir as tarefas e responsabilidades! Por mais sem grana que você seja, este quesito é fundamental em qualquer casamento: o amor. Não apenas do casal, mas de todos que estão ao nosso redor. Quanto mais gente ajudar, se responsabilizando por uma coisa e outra, a fim de tirar o peso das tarefas das costas dos noivos, mais gostoso fica. Todos se envolvem e se sentem parte deste momento tão importante. Para sempre todos vão lembrar que deixaram uma marca e o casório não só fica a cara dos noivos, mas rodeado de amor por todos aqueles que contribuíram com algo para que tudo desse certo!

Vambora?!?! Que comece a operação organização do casamento em 3, 2, 1, já!

Beijos!

assinatura_liliane