Oi, pessoal! Tudo bem?

Não sei se vocês já passaram por isso, mas sabe quando constatamos que o relacionamento deu um passo duplo e, que muitas novidades vão surgir na sua rotina? Às vezes dúvidas cruéis que nos invade, nos corrói e por fim nos entristece podem surgir, até que em um determinado momento explodimos. E ai, vale mesmo a pena casar? Estou pronta(o) para esse passo, ou melhor, meu amor está pronto(a) para casar?

Ah, gente é normal ter essa e tantas outras milhares de dúvidas. Decidir por casar e fazer tudo como manda o figurino não é algo simples, pelo contrário, é decidir por outra vida, por uma estrada desconhecida, que a gente nunca sabe se vai ou não dar certo. Sim, não podemos ser tão românticos e até inocentes, imaginando que essa é a melhor das escolhas. Às vezes dá supercerto, às vezes ajustes são necessários por um período, ou até para o todo sempre, mas flui e, em outros casos não dá, simples assim. E mesmo com todas essas dúvidas, vale?

Foto: Marcelo JS

Foto: Marcelo JS

Amar é algo extremamente alucinante. É como navegar em mares desconhecidos, estar à beira de um precipício sem proteção alguma e, mesmo assim não resistir e saltar ou, estar se afogando e de repente encontrar a superfície. Sim, amar significa diversas sensações inexplicáveis, mas sempre com a certeza que aquele ser é fundamental para a sua alegria, saúde e esperança em dias melhores. É um sentimento tão grande, que não cabe apenas em nossos corações, torna-se parte da nossa alma. Enfim, amor não tem como explicar.

Mas e ai, casar vale a pena? Veja todo o percurso do seu relacionamento e da pessoa que você pensa em juntar as escovas de dente. Vocês têm mesmo tudo a ver? Os desejos e valores se encaixam? A relação é cheia de altos e baixos comuns, suportáveis e deliciosos? Você ama de verdade, a ponto de abrir mão de uma vida estável para começar do zero? Do meio?

Casar é divertido, é emocionante, no entanto, temos que ver além, não só o clima romântico que precede o casamento, mas se realmente a relação vai ter sucesso. Ninguém só vive de amor, seria esplêndido se isso fosse possível, mas infelizmente não é. Casamento precisa de concretizações, de planos que virem verdade e, sim, de estabilidade, responsabilidade e honestidade. Gente, não dá para casar com uma pessoa que vive no sentido de “deixa a vida me levar”. NÃO! Casar é pensar no futuro, formar família, fazer planos juntos e realizá-los, não é uma simples brincadeira. Amor é lindo, mas só preenche o coração, não enche barriga.

Casar2

Já pensou nisso? Então, comece a pensar e imaginar, porque no namoro até dá para aceitar essa situação, mas em casamento não. É uma relação independente do namoro, é um pouco redundante, mas é um novo início. Aqui, a estabilidade e responsabilidade são necessárias a todo o momento. Não dá mais para ficar brincando de pular de um emprego para o outro, de ficar adiando o término dos estudos, de fazer mochilão pelo Leste Europeu, quando ainda falta tanta coisa em casa, ou viver de mesada de mamãe, nada disso. A vida a dois precisa de verdade, de MATURIDADE. Não dá para apenas um ficar correndo atrás do melhor, batalhando enquanto o outro não caiu nessa realidade.

A ideia de casamento é algo maduro, não é casar apenas por casar, ou apenas porque já namora há anos e acredita que o casório vai melhorar a relação. Não se iluda, porque não muda. Case porque há um coração fervendo de amor, de expectativas de planos construídos, cumplicidade em dividir segredos, pela alegria dos finais de semana juntinhos recheados de amor e gargalhadas, pela admiração na pessoa, determinação e persistência em novas ideias e sonhos, em um amor verdadeiro, que pode não ser eterno, mas que conforta e anima de uma forma inédita.

Foto: Osmar Lucas

Foto: Osmar Lucas

Hum…Pensa com carinho e analisa se vale casar agora, se vale esperar mais um tempinho. O que não vale é ficar com dúvidas e casar por casar.

Dúvidas, sugestões, críticas ou uma conversinha à toa? Manda para o [email protected].

Beijão, bom final de semana!

assinatura_vivian