Vida Organizada | Organize toda a sua vida com o Evernote - Casando Sem Grana
Planejamento Por onde eu começo?

Vida Organizada | Organize toda a sua vida com o Evernote

Pronto(a) para começar a se organizar na prática?

Até agora escrevemos uma carta para 2015 com os nossos objetivos para 2014 (e vamos verificar no próximo ano se os atingimos) e conhecemos o Método GTD que será o método de organização proposto aqui para organizar nossas vidas.

Hoje quero te apresentar o Evernote e te convidar a usá-lo na sua nova jornada. Esse sistema de arquivos e organização simplesmente mudou a minha vida. Assim mesmo, com toda a ênfase e dramaticidade da frase: O Evernote mudou minha vida para melhor pois aliviou minha cabeça das culpas de não guardar informações e regrou meu dia a dia para não perder mais nenhum sonho de vista!

Bora lá?

conceito

O Evernote pode ser definido como um espaço de armazenamento e de consulta de informações. O que ele pode armazenar pra você? TUDO. Tudo em sua vida você pode armazenar no Evernote: Textos lidos na internet, textos e anotações que você escreveu, fotos pessoais, contratos que você fechou, notas fiscais de produtos que você comprou, e-mails, etc etc e etc. Aquilo que hoje está espalhado em sua conta de e-mail, arquivado em várias pastas físicas na sua casa, perdido dentro da sua bolsa ou acumulado em cima da sua mesa e em seu computador pode ser armazenado organizadamente nele. Nada mais vai se perder em sua vida 🙂

como eu uso

Como neste esquema proposto no blog Vida Organizada. Eu estou pouco a pouco colocando todas as minhas coisas nele assim:

  • Contas pra pagar e contas pagas eu tiro foto e guardo no Evernote. Antes, eu guardava todos os papéis das contas desde 2010. Agora, eu guardo, em papel, apenas as contas de 2013 pra cá. Todos os papéis de antes de 2013 eu jogo fora, só deixo a cópia digital dentro do Evernote;
  • Eu guardo minhas páginas favoritas da internet nele também. Antes eu tinha um monte de pastas no meu navegador, um monte de links dentro de cada uma e depois de um tempo, não sabia mais a que se referia cada site. Já aconteceu com você também? Daí quando você clica para relembrar do que se trata (quando faz!) descobre que o site já nem existe mais! HAHAHAHA;
  • Eu escrevo listas de compra, os textos do CSG, guardo e-mails importantes nele, crio roteiros de viagens que eu quero fazer e posso guardar as fotos, mapas, vídeos e gravações de áudio nele também.

Ou seja, tudo eu GUARDO e PLANEJO dentro dele. Lembram da nossa imagem do post passado? Reveja-a e descubra onde o Evernote se encaixa nela:

meu-metodo-gtd-com-evernote

Coisas para se guardar e Projetos em andamento, se guardam no Evernote!

O maior diferencial do Evernote na minha opinião é o sistema de busca extremamente inteligente. Tudo o que eu guardar nele eu jamais vou esquecer ou será perdido. Por exemplo: Digamos que eu tenha feito uma viagem a quatro anos para a Bahia e deseje encontrar as anotações que fiz sobre os lugares onde passei, comi e me hospedei para dar a um amigo. No Evernote eu posso buscar essas informações por:

* Campo de busca – Como no Google, digitando uma parte do texto que eu me lembre. Se eu não me lembrar de NADA do que eu escrevi, posso buscar pelas:
* TAGs (ou Etiquetas) – Se eu dei uma de nome “Bahia” para a minha anotação. Se eu não dei, posso ter guardado em um:
* Caderno – Posso criar vários. Quem sabe a minha anotações esteja dentro do caderno “Viagens” ou “Bahia” que eu criei.
* Mas se não estiver em nenhum desses lugares eu ainda tenho outra opção: Um lugar chamado Locais (ou Atlas) que vai mostrar um mapa do mundo e as notas que eu criei em cada país por onde passei. E lá estará uma marcação na Bahia 😀

Mas isso é só uma das vantagens dentre muitas. Eu recomendo, e dessa vez, por favor, se puder compre, o livro do Wladimir Campos chamado Organizando a Vida com o Evernote. Ele tem pouco mais de 200 páginas, custa em média R$ 17 reais e é fantástico! É nele que você vai aprender todos os recursos e serviços desse sistema e deslanchar a usá-lo. E como sempre recomendo também a leitura do blog Vida Organizada que tem vários outros textos sobre o “Elefante Verde” como é carinhosamente conhecido.

O que eu vou fazer hoje é ensinar como eu uso e como você pode usá-lo para organizar sua VIDA PESSOAL e no próximo post, como organizar seu CASAMENTO nele. Um básico quase intermediário mas bem prático para que você já saia usando-o hoje.

Vamos começar? 🙂

instalando

O Evernote é gratuito em todas as suas versões (Internet, computador, tablet e mobile) mas você também pode pagar uma taxa anual, se quiser, para usar outros serviços. Mas agora, e bem provavelmente nunca, você precisará pagá-lo. Eu utilizo a versão gratuita a um bom tempo e não pretendo mudar isso tão cedo.

Acesse o site www.evernote.com insira seu e-mail no campo indicado e clique em Criar Conta.
Siga os próximos passos e um programa será baixado em seu computador. Execute-o e você estará pronto para começar.

AQUI está todo o guia de introdução e dos primeiros passos. Não vou me aprofundar neles. Peço siga os 9 passos rápidos e esclarecedores dessa página e assista o vídeo abaixo e você entenderá direitinho tudo o que expliquei até agora.

 

 

aplicando o gtd

Abra seu Evernote e vamos criar as Pastas (também conhecidas como Cadernos) lá dentro.

criando-cadernos-evernote

Clique em CadernosNovo Caderno – Dê o nome de ARQUIVO a ele e deixe marcada a opção de caderno sincronizado.

Pronto! Você já criou seu primeiro caderno. Você pode criar cadernos com o nome que quiser e até atribuir um caderno para cada área da sua vida, como TRABALHO, CASA, CASAMENTO, FILHOS e etc ou ainda criar só dois, um para a VIDA PESSOAL e outro para a VIDA PROFISSIONAL, como nas opções abaixo.

opcao1-cadernos

Opção 1: Uma pasta para cada área da sua vida

opcao2-cadernos

Opção 2: Apenas duas pastas, separando a Vida Pessoal da Profissional

 

Mas, como estamos aprendendo o Método GTD, vou sugerir outro tipo de organização: a que eu uso. Se quiser segui-la, crie os seguintes cadernos:

ARQUIVO
PROJETOS
SUPORTE A PROJETOS

Você deve ter notado que já existia um caderno com o seu nome, no canto esquerdo, não é? Sugiro que você clique com o botão direito do mouse em cima dele e mude o nome para:

– INBOX –

Assim mesmo, com os dois tracinhos (que vão garantir que essa pasta fique como primeira). Ela também será sua caixa de entrada. Digamos que você criou alguma anotação: ela vai ficar dentro dessa pasta. Depois basta que você transfira essa anotação para outra pasta, a seu critério.

Pronto: Temos essa organização na sua tela:

cadernos-vernote

Agora vou te ensinar o que vai dentro de cada pasta. Veja só:

minhas-pastas-evernote

 

***

Pronto!
Bem vindo(a) ao mundo melhor arquivo pessoal do mundo. Você já pode dar adeus a todas as pastas, cadernos, fichários com cartões de visita e principalmente ao cérebro cansado de tanto se esforçar para lembrar de tudo 🙂

No próximo post eu ensino como ORGANIZAR SEU CASAMENTO COM O EVERNOTE e nos próximos vou falar de organizadores de Tarefas Diárias e da Agenda para compromissos.

Até mais.
Beijos!

assinatura_sammia

[176171]
[176171]
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d