Calma!

A parte técnica chata acaba hoje. Espero que você tenha praticado as tarefas propostas para se organizar mas mais que isso, tenha entendido que mesmo chata ou aparentemente “complicadas” essas etapas de organização detalhadas nos últimos posts, irão lhe acompanhar para o resto da sua vida e te ajudar a ter sucesso com tudo o que planejar fazer.

Estamos adentrando em fevereiro e também espero que você já não tenha se esquecido dos seus objetivos traçados para o ano. Tem quem prefira não planejar nada e deixar o ano rolar naturalmente mas eu sou do time do planejamento pois, se eu não me organizar, vou acabar perdendo o foco e chegando a dezembro sem ter feito metade do que deveria ou gostaria =/

Então, força!
Vamos encerrar essa parte motivados! Bora lá!

Até agora você aprendeu a:

  1. Traçar metasescrevendo uma carta para ser lida no ano que vem;
  2. Um método novo e eficiente de organizaçãoO método GTD;
  3. Guardar tudo num sistema eletrônico e não mais perder ou se esquecer de nada – o Evernote;
  4. Organizar seu casamento no mesmo sistema Evernote de organização e arquivos.

Hoje vamos para a parte de organização e CUMPRIMENTO das tarefas diárias que, como prometido, são a parte final das técnicas de se manter organizado(a) a vida toda.

tarefas-diárias

Como o próprio nome já diz, tarefas diárias são obrigações nossas de cada dia. Algumas são fixas e repetitivas como as que você cumpre em casa e no trabalho mas outras nos chegam de surpresa e se não processadas no momento em que chegam (realizadas ou anotadas para serem feitas depois), vão acabar perdidas no limbo que é nossa mente. Tarefa é tudo aquilo que só demanda UMA ÚNICA AÇÃO para ser feita.

Lembra-se do nosso esquema GTD de organização?

meu-metodo-gtd-csg

Se uma ação só tem uma etapa para ser realizada, então é uma TAREFA.

Eu já ensinei a parte de Projetos. Agora é a hora das tarefas. Vamos aprender como e onde?

 

organizadores-de-tarefas

Existem vários e a maioria é gratuito. Assim como cada pessoa tem um gosto pessoal para as suas coisas, você precisa conhecê-los e escolher qual deles é o melhor pra você. Baixe e saia brincando. Se achar muito complexo, tente outro, sem stress. Veja uma lista:

Eu já usei o Wunderlist e não tinha gostado pois o achei simples demais, hahahaha. Não…não é que eu seja massoquista e goste de ter trabalho e sofrimento. É que eu gosto de organizar mais as coisas e assim eu consigo cumprir mais e melhor minhas tarefas, sacô? Por isso eu segui este post do blog Vida Organizada e passei a usar o Toodledo e estou gostando muito. Vou tentar explicar da forma mais simples e fácil como usá-lo caso você queria me seguir. Novamente: achou difícil? troque por outro!

toodledo

Infelizmente é em inglês mas ainda assim dá pra entender tudo com clareza. Acesse o site, registre-se e vamos começar observando a barra de navegação a esquerda.

meu-toodledo

Minha tela do Toodledo

barra-lateral-main

Barra Lateral esquerda

Todos esses itens – Main(tarefa), Context(contexto), Due-Date(data de término), Status, Sharing(compartilhada), Calendar, Folder(pasta), Goal(objetivo), Priority(prioridade), Location(localização) e Search(busca)- são formas de filtrar as tarefas que você inserir no Toodledo.

1 – Clique em FOLDER e vamos inserir as áreas da sua vida. Estas são as minhas:

barra-lateral-folder

Muitas dessas provavelmente você tenha também, não é? Para adicionar uma nova, mais abaixo, no quadrado branco, digite o nome e aperte ENTER (como na imagem abaixo, inserindo a pasta “Viagens”). Pronto! Você criou as pastas da sua vida.

criando-folders

2 – Agora, clique em CONTEXT e vamos criar alguns. Context (contexto) é ONDE VOCÊ REALIZA tarefas. Eu realizo tarefas em:

barra-lateral-context

Até no trem eu realizo tarefas! ô vida! hahahaha. Mas geralmente é tarefa boa como lembrar de contar algo pro marido ou ler algum livro 🙂 Faça o mesmo que você fez em Folder e adicione lugares onde você realiza suas tarefas.

3 – Se você mora em um local mas realiza muitas tarefas em outras cidades ou estados (viaja muito a trabalho ou para rever o seu amor e organizar seu CASAMENTO A DISTÂNCIA), clique em LOCATION e cadastre as cidades onde você tem tarefa. Eu tenho o nome da cidade onde eu moro e também SÃO PAULO pois frequentemente estou lá.

inserindo-tarefas

Agora que você criou as pastas, basta começar a usar o Toodledo, inserindo as suas tarefas do dia a dia. Vou inserir uma para que você entenda.

inserindo-tarefa

Pronto!
Você inseriu sua primeira tarefa. Agora vou ensinar como ordena-la. Veja só:

escolhendo-pasta

escolhendo-contexto

definindo-a-data

escolhendo-frequencia

escolhendo-prioridade

Tranquilo?
Agora é só sair adicionando as tarefas do seu dia a dia. Como hoje é terça-feira, faça o teste de inserir suas tarefas de amanhã lá e todas as vezes que cumpri-las, é só marcar como concluída.

concluida

filtrando

Quando você loga no site do Toodledo, ele te mostra logo de cara a pasta Main e tooooodas as suas tarefas juntas. Fica confuso ver tudo junto assim, por isso você precisa filtrar como quer ver suas tarefas para realizá-las. Você pode filtrá-las dessa forma:

filtrando

Mas pode clicar também em qualquer outro ícone da sua barra e filtrar de outras formas também. Fique a vontade para se organizar da forma que for melhor pra você 🙂

revisao

Para encerrar, o Método GTD pede que você sempre esteja revisando as tarefas que você inseriu no seu organizador para ver se está cumprindo com suas metas. Basta que semanalmente ou quando possível, você reveja o que escreveu e se não há algo atrasado. Muitos atrasos pode empacar sua vida e fazer com que você chega ao meio do ano de 2014 sem ter realizado seus objetivos. Leia este artigo do blog Vida Organizada e veja como revisar suas tarefas e também outras funcionalidades do Toodledo. Neste post eu quis ser bem prática e objetiva mas neste texto da Thais você pode conhecer ainda mais da ferramenta.

Outra coisa que eu queria dizer é que tudo isso que ensinei até agora você pode fazer de forma tradicional também se tiver dificuldade em lidar com tecnologia. Por exemplo: ao invés de salvar tudo no Evernote, você pode guardar em pastas físicas, aí na sua casa mesmo e ao invés de usar um organizador de tarefas, pode usar um caderno e/ou uma agenda, por exemplo.

Eu prefiro os benefícios da tecnologia e não vivo sem eles mas não tenho preconceito ou não recomendo que você faça da forma que se sentir melhor. Mas faça! Não deixe sua vida ser engolida todos os dias por um mar de bagunça e esquecimentos…

***

Cabô! Ufa 😀

Semana que vem a gente vai vir com a mão na massa ensinando a POUPAR DINHEIRO de uma forma definitiva e segura de como não abandoná-la, organizar seu casamento mês a mês sem perder prazos e não correr, organizar as tarefas da casa para nunca mais serem maçantes e por aí vai.

Beijos e organize-se JÁ!

 

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