Ai, gente, estou tão nervosa!!!

As meninas me pediram pra fazer um pequeno texto sobre mim, mas sendo meu primeiro texto aqui como nova colunista, é muito difícil falar de mim sem falar de todas aqui do blog…

Costumo dizer que sou administradora de formação e confeiteira de coração, e hoje combino as duas coisas 🙂 O açúcar me conquistou há cerca de três anos e, de lá pra cá, foram muitas centenas de horas em cursos, estudo, testes e muito açúcar e chocolate!

Vou tentar trazer pra nós ideias, tendências, dicas e tutoriais, de coisas econômicas, criativas, diferentes, divertidas… Sempre doce e com muito, muito carinho.

E, hoje, eu escolhi trazer pra vocês um tutorial de um docinho francês chiquérrimo, gostoso, elegante e fácil de fazer: a pâte de fruit.

Mas, antes… Como foi mesmo que eu vim parar aqui?

Bom, vocês me resgataram! Através do CSG eu descobri que o sonho de casar era possível. Mandei uma notinha pro blog falando de como ele tinha me ajudado a descobrir isso e (re)descobrir tanta coisa em mim mesma. Já foi publicado, talvez algumas de vocês recordem… E o meu noivado foi feito com ideias 100% tiradas daqui – foi mais maravilhoso do que eu sonhei!

Eu digo “vocês” porque acredito que o CSG é muito mais do que todos que efetivamente trabalham nele (não desmerecendo, de forma alguma, o trabalho de toda a equipe que rala pra caramba pra trazer conteúdos, parcerias, pesquisas e tudo o mais pra todas nós). É muito mais porque é construído junto com todas as leitoras que mandam relatos, sugestões, dúvidas, comentários… Tem um pedacinho de cada uma de nós aqui, e esse texto é prova disso (“nós” porque, apesar de estar escrevendo aqui por um tempinho, me sentirei e serei sempre leitora).

E foi justamente esse reconhecimento e a imensa gratidão que tenho pelo blog e por todos os que fazem parte dele, que me levaram a me candidatar quando o processo de inscrições pra colunistas foi aberto. Era a minha forma de dizer:

“Posso ajudar? Vocês têm sido tão bacanas comigo,
me ajudando a acreditar e construir o sonho do meu casamento,
que eu quero tentar fazer um pouquinho disso por outras pessoas também…”

E é por isso que eu estou aqui 😀

pate-de-fruit-vamos-ao-tutorial

A pâte de fruit nada mais é do que uma massa densa, feita com purê de frutas e açúcar, seco pelo cozimento prolongado até que origine uma pasta de polpa bastante concentrada. É, então, cortada em quadradinhos e coberta por açúcar cristal. As receitas mais tradicionais não usam agentes gelificantes como gelatina, pectina ou amido. É tradicionalmente famoso na França, mais ou menos como são aqui os nossos brigadeiros (isso diz a minha professora/chef lá do Senac, porque a semgranete aqui ainda não foi pras bandas de lá… hahahaha – AINDA! Me aguardem ;)).

É uma iguaria bem docinha mesmo, então, se você não é muito fã de açúcar talvez não goste muito. Mas acho que vale a pena experimentar.

Você pode usar a pâte de fruit na mesa do café do seu casamento, no seu chá ou até como lembrancinha. Fica bem diferente, elegante e bonito, especialmente se você fizer de vários sabores, pois as diferentes cores podem fazer um belo arranjo na mesa ou na caixa de lembrancinhas.

pate-de-fruit-lembrancinhaFoto: Cannelle et Vanille

Hoje eu fiz uma pâte de fruit de maçã (ou pâte de pommes) com limão e baunilha. Abaixo, vai o passo a passo com as observações.

pate-de-fruit-ingredientes

– 2kg de maçã
– 1kg de açúcar refinado (a quantidade exata de açúcar vai depender do peso final da polpa, vou explicar mais adiante)
– 60 ml de suco de limão (recomendo o siciliano por ser mais suave) ou ¼ de xícara
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– Açúcar cristal para cobrir

Agora, gente, pra testar ninguém precisa ser exagerada assim que nem eu, né? rsrs Eu só usei essa quantidade mesmo porque, já que estava com a mão na massa, resolvi fazer logo a panela cheia!!! 🙂 Mas, se quiser, pode testar fazendo tudo pela metade.

pate-de-fruit-modo-de-fazer

1. Lave e corte as maçãs em quatro ou oito pedaços. Pode descascar ou não (eu preferi descascar pra diminuir o trabalho na hora de coar). Ponha as maçãs cortadas em uma panela de fundo grosso, juntamente com água fria suficiente pra cobrir a metade das maçãs (vai depender da sua panela e da quantidade de fruta que estiver usando).

pate-de-fruit-modo-de-fazer (1)

2. Cozinhe as maçãs em fogo médio, com a panela tampada, até que elas fiquem bem macias e comecem a desmanchar (aproximadamente 20 minutos), mexendo de vez em quando. Não deixe que as maçãs fiquem secas – se a água diminuir muito, adicione um pouco mais, em colheradas.

3. Enquanto isso, forre uma forma retangular com papel manteiga, de modo que o papel cubra os quatro lados. O ideal é usar uma fôrma baixa, ok? E também que ela fique com cerca de 1 cm de altura, então, o tamanho da assadeira vai depender da quantidade de polpa que você tiver no final.

pate-de-fruit-modo-de-fazer (3)

4. Quando as maçãs estiverem bem cozidas e macias, bata tudo no liquidificador (incluindo as sementes) e, depois, passe por uma peneira fina, o que vai te dar um purê de maçãs liso e sem cascas ou sementes.

pate-de-fruit-modo-de-fazer (5)

5. Pese este purê que sobrou e adicione açúcar em igual medida. Se você não tiver balança, use qualquer recipiente para fazer a medida da polpa – exemplo: copo do liquidificador 😉 Eu usei 2 kg de maçã e obtive cerca de 1 kg de polpa. Adicione, também, o suco de limão e ponha em uma panela de fundo grosso.

6. Cozinhe, então, a mistura: comece em fogo médio, mexendo sempre pra não deixar grudar no fundo, até ferver.

Obs. Mesmo os açúcares de boa qualidade contém impurezas, então, quando começar a ferver, você vai ver uma pequena “espuminha” esbranquiçada. Retire com uma colher.

pate-de-fruit-modo-de-fazer (4)

7. Quando ferver, baixe o fogo e cozinhe até virar uma geleia bem grossa, mexendo de vez em quando. Paciência! Dependendo da quantidade de fruta, vai levar de 45 minutos a 1 hora até começar a engrossar e, depois, virar uma massa que solta totalmente do fundo da panela.

Atenção: essa geleia tem que ficar em ponto de corte e o mais desidratada possível, senão ela pode ficar muito mole, não permitindo o corte, ou mesmo soltar muita água depois que você passar no açúcar, o que vai atrapalhar bastante. Então, como eu disse, paciência pra não tirar antes do ponto. Se você estiver em dúvida, pegue uma pequena parte, ponha em um pratinho e leve ao freezer por alguns minutos. Se ela não ficar firme o suficiente, volta pra panela e deixa secar mais um pouco.

8. Quando estiver no ponto, acrescente a essência de baunilha, disponha na fôrma previamente preparada com papel manteiga, e deixe esfriar. Quando esfriar, leve à geladeira e deixe descansar lá por, pelo menos, 8 horas – o ideal é deixar de um dia pro outro.

pate-de-fruit-modo-de-fazer (6)

9. Depois desse tempo, retire da geladeira, corte em quadradinhos e passe no açúcar cristal.

Et voilá!

pate-de-fruit-dois-saboresEsse aqui eu juntei com mais um sabor. Não fica lindinho?

Obs. Se você tiver cortadores diferentes, pode testar outros formatos, como o redondo 😉

pate-de-fruit-Foto: Trissalicious / Cherry Tea Cakes

pate-de-fruit-observacoes

1 – Existem muitas maneiras de fazer a patê de fruits. Pode ser feita usando suco de maçãs,  glucose, pectina (natural ou não) em pó, gelatina ou, ainda, pectina e gelatina juntas. Você pode fazer de qualquer fruta, mas a maçã tem a vantagem de ter uma alta concentração de pectina natural.

2 – Se você for fazer a receita com outra fruta, vai precisar adicionar quantidade de pectina, gelatina ou suco de maçã fresco à mistura, pois nem todas as frutas contêm pectina suficiente pra endurecer a geleia. Para cada 500 g de polpa de frutas, use 15 g de pectina + 125 g de glucose ou glicose de milho (aquele mel tipo Karo – como se diz no Ceará, “é o nooooovo!” rsrsrsrsrs) ou, ainda, 30 g de gelatina em pó sem sabor previamente hidratada (adicionar no final, depois de tirar o purê do fogo).

pate-de-fruitFoto: A Wedding Cake Blog / French Wedding Style

3 – Independente da fruta, use sempre um pouco de suco de limão (o limão tem ácido cítrico natural, o que ajuda a evitar a cristalização do açúcar no meio do processo). Sugiro cerca de 30 ml para cada 500 g de polpa.

Espero que tenham gostado, pessoal! Dúvidas, críticas, sugestões, estou à disposição de vocês 🙂

Um grande beijo!

assinatura_camila-nepomuceno