Oi, meninas. Tudo bem?

Muitas de vocês me perguntaram como fazer o buquê de flores de tecido. Bem, esse buquê é bem complexo, por isso resolvi ensinar por partes. Hoje, vou mostrar como fazer a flor de cetim.

Meu artesanato preferido é fazer essa flor de fita de cetim, além de ser relaxante fica lindo. Você pode usa-la em casquetes, arranjos de cabelo, cintos ou no próprio buquê. No meu casamento, fiz a flor pra colocar no casquete.

E aí, quer aprender?

lembrancinha-cheirosa-aromatizador-de-ambientes-materiais

  1. Fita de cetim (quanto maior a fita, maior a flor; eu usei a nº. 6)
  2. Cola quente
  3. Isqueiro
  4. Tesoura

IMG_2455

lembrancinha-cheirosa-aromatizador-de-ambientes-passos

Pra começar, preciso dizer: a primeira flor vai ser um pouco difícil. Mas não desista! Eu só consegui fazer uma perfeita na quarta tentativa. Preste bastante atenção nas fotos pra entender a posição da fita nos dedos e vá em frente 😉

1. Corte o começo da fita em diagonal e queime a ponta pra não desfiar.

IMG_2457

2. Dobre a ponta da fita e comece a enrolar -pra ajudar, você pode utilizar um palito de dente. Depois de fazer o miolo da flor, passe cola quente.

IMG_2461

IMG_2462

IMG_2463

IMG_2459

3. Continue dobrando em sentido horário (de trás pra frente) as dobras da fita que fazem as pétalas; a cada duas dobras coloque um pingo de cola quente.

IMG_2464

IMG_2465

IMG_2467

IMG_2469

4. Dê umas 5 voltas e cole a ponta final da fita de cetim atrás da flor (se quiser menor dê menos voltas). Para o acabamento, veja se a flor está bem colocada e dura. Mas tome cuidado pra não pôr muita cola, senão fica aparente e estraga a delicadeza da flor.

IMG_2471

IMG_2472

Obs. Se for usar pra colocar em cintos ou arranjo de cabelo, corte o excesso na parte de baixo. Pra buquê não precisa cortar.

IMG_2481

IMG_2476

Dica: coloque o cabinho da flor entre o dedo do meio e o indicador e segure a parte de cima com o polegar.

IMG_2470

Pra finalizar, você pode colocar uma pérola no miolo da flor e deixa-la mas sofisticada, vai do seu gosto 🙂

IMG_2480

A facilidade de fazer essa flor vem com a prática mesmo. Então não desista, continue tentando. E se tiver alguma dúvida é só perguntar – meu prazer é ajudar vocês!!

Um beijinho e até quarta que vem,

assinatura_lais-manso