Olá, pessoal!

Eu estou super ansiosa pro dia 20 de setembro ♥ (falta pouco pro meu casamento, gente!!!)

Neste mês de maio, eu e meu noivo resolvermos segurar as pontas e quitar os serviços de foto, filmagem e dia da noiva. Foram as primeiras coisas que fechamos, mas como faltam quatro meses e ainda teremos muitos gastos, resolvemos organizar as coisas. De um jeito simples, apertamos um pouco aqui, um pouco ali, e quitamos mais um fornecedor! Ufaa…

E no meu post de hoje vim falar sobre uma coisa que tem sido uma mão na roda pra mim: uma planilha de Excel. Confesso que sou péssima em contas, mas adoooro saber quanto já paguei, quanto ainda falta, quanto sobra pra isso ou aquilo. Então, eu adaptei uma planilha que recebi de uma amiga, assim que fiquei noiva, e ela virou minha orientação pra organizar os gastos. E, pra melhorar: é super simples de usar!

Olha só:

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Este é modelo básico.

  • Na primeira coluna, eu acrescento as coisas que vamos ter/fazer, os fornecedores e gastos.
  • Na segunda, o valor total daquele serviço.
  • Na terceira, dá pra ter uma ideia de quanto ainda falta pagar; o preenchimento é automático (depois que você configura).
  • Na quarta, vai o valor total já pago.
  • E da quinta em diante, os meses (no nosso caso, optamos por dividir tudo até setembro; infelizmente não rolou, mas a maioria estará quitada até lá, se Deus quiser!).

Como configurar o Excel

Gente, é MUITO SIMPLES! Comece pela terceira coluna (FALTA). Selecione esta cédula e clique na tecla de “igual” no seu teclado (=). Em seguida, clique na segunda coluna (TOTAL) e, depois, na tecla de “menos” (-). Agora, vocês vão selecionando as cédulas que representam os meses e alternando com a tecla de menos (um mês – um mês – um mês… Até onde vocês quiserem).

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Pronto! Quando vocês acrescentarem os valores das parcelas pagas em cada uma destas cédulas, o valor da coluna “FALTA” vai diminuindo – e, gente, eu juro: é de emocionar ver esses números abaixando!

Sem títuloPara a quarta coluna (JÁ PAGAMOS) é o mesmo esquema, mas ao contrário: não precisa incluir o TOTAL e, ao invés de  “menos” (-), vocês devem clicar em “mais” (+).

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Essa é uma planilha simples, e possivelmente existem outras bem mais elaboradas (aliás, se vocês tiverem, compartilhem aqui com a gente, meninas 😉 ). Mas essa tem funcionado muito bem pra mim, e eu espero que ajude vocês também. Com ela eu consigo planejar melhor o que fazer com meu salário, decidir onde investir o dinheiro, verificar qual fornecedor eu paguei no mês tal… Enfim, acho ótima!

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Foto: Kayan Freitas

Ah! É claro que essa planilha não te assegura de nada em relação a terceiros. Ela é só um controle pessoal, viu? Pedir e guardar recibos deve ser obrigatório na vida dos noivos!

No próximo texto eu explico mais sobre como organizar contratos, notas, recibos e outros documentos 😉

Agora uma dica minha:

Pra quem é aqui de Minas e ainda não olhou ou não resolveu essa questão de filmagem, fotografia etc. e tal, eu SUPER indico o Donizeth Eventos. Fica no Edifício Mariana (Av. Afonso Pena, 526, salas 503 e 505 – Centro).

Depois de muita pesquisa por um profissional que tivesse preço bom e qualidade, o encontramos! A empresa já está há muito tempo no mercado e não terceiriza serviços, o que reduz o preço final. Eles trabalham com foto, filmagem, dia da noiva, aluguel de carro, confecção de buquê, além de terem parceria com hotéis pra noite de núpcias.

Nós optamos apenas pelos três primeiros e pagamos R$ 3.660. Ah! Eles são ótimos pra parcelar, viu? 😉

Inté a próxima!
Beijos,

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