Oi, meninas!

Hoje eu vou ensinar como fazer so-zi-nha algumas fotos para o Save the Date 😀

Antes de tudo, quero sublinhar que meu post NÃO substitui o trabalho do fotógrafo. O que eu vou ensinar hoje é um quebra-galho, caso o dinheiro esteja curto e não dê pra fazer duas sessões de fotos antes do casamento.

Claro que as fotos profissionais serão feitas com equipamento profissional, terão edição, ficarão mais bonitas e muito melhor compostas. Mas, se o seu intuito com o Save the Date é mais avisar a família que seu casamento já está marcado, dá pra fazer uma coisa simples e bonita em casa mesmo.

Dica: separe você, noiva, uma roupa para seu futuro marido, pra não acontecer de ele aparecer de CHINELO, tipo o meu digníssimo… #queraiva

Não basta ser noivo, tem que participar! Ninguém mandou casar com fotógrafa, haha

Não basta ser noivo, tem que participar! Ninguém mandou casar com fotógrafa, haha

Pra ficar bem mais próximo com o que vocês têm em casa, peguei uma câmera comum e fiz tudo no automático, sem muitos floreios.

IEMS-2

Essa foi a guerreira que me ajudou. Utilizei também um tripé, mas serve cadeira, capô do carro, mureta.. hahaha

Mas algumas coisas são fundamentais:

  • ESQUEÇA o flash. Flashs embutidos têm um alcance muito curto, dão olhos vermelhos e, em certos casos, até escurecem mais a foto. Trabalhe sua composição para não precisar desse acessório.
  • A luz do sol é sua melhor amiga. Não vou entrar nos detalhes técnicos, mas o período da tarde, a partir das 15h, é o horário ideal pra fotos. A hora antes do pôr do sol (geralmente, das 17h às 18h) é chamada de “hora dourada”. Aproveite! Mas se não der pra fazer nesse horário, trabalhe com o que der. As fotos a seguir foram feitas ao meio dia. O importante mesmo é não estar muito escuro.
  • Use elementos coloridos. Combine as roupas, use uma paleta de cores, balões, flores, fitas etc. Elas deixam a foto muito mais gostosa de olhar.
  • A expressão corporal é TUDO. Relaxe, brinque com seu amor, não tenha pressa. Eu sempre falo que as 20 primeiras fotos que eu tiro vão direto pra lixeira. No começo, os modelos estão engessados, com vergonha. Aos poucos, eles se soltam e acabam até fazendo gracinha!
  • Utilize a regra dos terços. Na sua máquina deve ter uma função chamada “régua” ou “grade”. Caso esteja em dúvida quanto ao enquadramento, habilite essa função. Às vezes, uma foto onde o objeto principal está fora do centro é muito mais bonita.
  • Algumas câmeras habilitam mais de um disparo por vez no temporizador. Se a sua tiver, use-o! É sempre bom tirar mais de uma foto, só pra garantir.

E agora… Vamos ao trabalho!

Foto 1: Tábua de madeira

IEMS-4

Você vai precisar de:

– Tábua comum de resto de construção (hora de pedir um favor para aquele seu vizinho chato que te acordava às 7h no sábado com a reforma);
– Tinta guache;
– Pincel.

Como montar a câmera:

Coloque seu amor no lugar desejado e dê alguns passos pra trás. Utilize uma cadeira ou qualquer superfície disponível (e segura), coloque a câmera e verifique na grade do seu visor se ela está enquadrada no terço que você quer. Ligue o temporizador e corra!

Foto 2: Quadrinho negro ou lousa

IEMS-6

Você vai precisar de:

– Quadro negro pequeno;
– Giz;
– Barbante ou fita.

Ahh, aqui as possibilidades são infinitas! Dá pra escrever o que você quiser!! Abuse da criatividade. Você pode, também, decorar a borda da lousinha com fitinhas ou flores.

Como montar a câmera:

Vai depender muito da sua ideia. Você vai ter que ir pela tentativa e erro. Só tome cuidado pra não ficar contra a luz e não deixar o quadro numa posição muito deitada, senão não dá pra ler.

Foto 3: Balões

IEMS-7

Você vai precisar de:

– Balões coloridos;
– Canetinha ou caneta esferográfica;
– Barbante.

Dica: Não deixe o barbante muito longo e não faça essa foto num dia ventoso.

Como montar a câmera:

Deixe a câmera a uma distância razoável (mas que dê pra ler o que tá escrito no balão). Nesse caso, se vocês ficarem no cantinho da foto, num pôr do sol, num parque ou campo, fica lindo e diferente. Como podem ver, tive que escrever a data em vários pontos do balão. Bem na hora o vento bateu e apareceu 2x o número 15. Acontece! haha

Rodada bônus: Cachorro

DSC_4509

Você vai precisar de:

– Um cachorro obediente (haha);
– Paciência;
– Petiscos ou brinquedos.

Essa fica LINDA, arranca suspiros e “oooownti” de todo mundo que vê, mas dá um trabalho… Se o seu cachorro for bonzinho, calminho ou obediente, é mamão com açúcar. Mas se o seu cãozinho, assim como o meu Yoda, é ligado no 220v, tire umas boas 3h para fazer essa foto! Coloque a plaquinha ou lousa na frente ou ao lado dele e se prepare pra chamar a atenção com os petiscos. Eu não indico levar seu pet ao parque ou a algum lugar público, porque há muitas distrações. Faça a foto no quintal de casa ou, no meu caso, na cama, ahahaha.

Como montar a câmera:

Se o seu cachorro é tranquilo e se você não precisar se mexer muito, dá pra segurar a câmera e tirar manualmente. Mas se ele é um capetinha, deixe a câmera em uma superfície plana e fique logo atrás, sem encostar no equipamento.

 

Bom gente, é isso! Claro que há uma diferença entre as fotos profissionais e as de uma câmera amadora, mas a criatividade tem o poder de “amenizar” esse abismo entre as duas. Uma foto criativa, divertida e diferente pode chamar tanta atenção quanto uma profissional. Se você puder contratar um estúdio para o Save the Date, se joga! Leve essas ideias pra sessão e una o útil ao agradável. Senão, ficam aqui algumas dicas pra você mesmo tentar 🙂

Eu supus que vocês não teriam ajuda, mas se você tiver alguém que possa tirar as fotos é melhor ainda! Só tome cuidado pra que ele entenda bem o que você quer.

Boa sorte, gatas! Quero ver os resultados, heim?

Bjks,

assinatura_heloisa-garcia