Oi, meninas!!!

Como terminei o último post com a famosa expressão “Continua nos próximos capítulos…”, neste post escrevo mais um capítulo da Vida de Noiva (enrolada e estabanada, rsrs).

O segundo capítulo da minha história é sobre mais um DIY que já inicie: os bem-casados. Acho que milhares de perguntas devem surgir…

“Ué já vai casar? Não seria somente em 2015? Como assim já está fazendo os bem-casados?”

Exatamente, só casarei em setembro de 2015 e já estou vendo como vou fazer os bem-casados!

Agora vou explicar o porquê das coisas…

bem-casado O

bem-casados-diy-primeiro-porque

Como eu curto uma cozinha, gostaria que neste dia de 2015 tivesse uma coisinha feita por mim 🙂 Ideia vai, ideia vem, até que uma para em mente e fixa: bem-casados! Pronto, decidido, não tem mais como voltar.

A partir dessa decisão fui à procura da “receita perfeita”. Procurei muito no Google, li os comentários, vi um monte de vídeo no Youtube… até Dona Jô (lembram dela, minha mãezinha?) entrou nessa busca pela receita – tadinha, ela sempre copiava as receitas das revistas e me dava ou escrevia o site e falava para procurar, rs. Mãe é MÃE ♥

IMG_20131124_140059Dona Jô e seu dois filhotes!

Depois de selecionar algumas receitas, escolhi as Top 3. Os meus critérios foram:

  • receita tradicional,
  • receita fácil
  • e receita rápida!

Com a receita escolhida, tinha que testar se ela era boa, né?! Chegou o Dias das Mães e  foi a oportunidade de colocar em prática a Top 1 das minhas receitas…

Fiz apenas 35 unidades, a quantidade que duas assadeiras de rocambole permitem. O problema seria minha família – ela é grande e o pessoal gosta de um doce! Pelas minhas contas, daria apenas dois bem-casados pra cada um… E agora, como controlar esse pessoal formiguinha? Fácil: é só não colocar na mesa e distribuir na hora da sobremesa!

Quando tudo ia dando certo, com tudo já calculado e planejado… Vejo uma pessoa carregando o pote com os bem-casados e distribuindo! Acertou quem pensou que essa pessoa era a Dona Jô!! Mas calma, calma, não criemos pânico. Como tinha falado pra ela que estavam contadinhos, não teve problema (ufa!), rsrs.

bemcasado

O momento da avaliação causou um  frio na barriga! Imaginem só: mamãe distribuindo, até o momento em que todos estão com seus respectivos bolinhos… :S A partir daí tudo ficou em câmera lenta.

O pessoal tirando o laço…

Abrindo…

O barulhinho do papel…

Até que eles deram a primeira mordida….

E o coração acelerou!!!

E tcharam: a receita foi aprovada por todos (ufa 2, hahaha)!

Mas não parei por aí não. Fui perguntar o que poderia melhorar e recebi as sugestões: colocar menos açúcar. Ah! E fiquei sabendo, também, que o recheio não pode sujar a embalagem de papel celofane.

mesa bem casados

bem-casados-diy-segundo-porque

Pesquisando os preços, vi que a média de um bem-casado fica em R$ 2,50 a unidade, e que devemos calcular 3 bem-casados por convidado. Fazendo rapidinho as contas, vi que iria gastar em média R$ 1.000!

Como já contei, no meu trabalho a hora do recreio é muito boa, é a hora de trocar figurinhas. Há professoras organizando festa de 15 anos para as filhotas, há noivas e também quem já foi noiva. Todas nós, juntas, conversamos sobre buffet, decoração, espaço e tal. Até que, um dia, estávamos falando dos bem-casados e uma me incentivou muito a fazer os meus!

Juntando esse incentivo com a economia que acho que terei, acho que não vou resistir… 🙂

bem casados IV

Agora, pegue papel e lápis…

Vou colocar a receita aqui procês! 😀

Massa:

  • 4 ovos
  • 4 colheres de sopa de açúcar (não cheias)
  • 5 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada (não cheias)
  • 1 colher de chá de fermento em pó peneirado
  • 1 pitada de essência de baunilha.

Modo de Preparo

Bata as claras em neve, com a velocidade alta da batedeira. Depois de conseguir uma consistência de neve, acrescente as gemas uma a uma. Em seguida, coloque o açúcar e a essência de baunilha. Bata por uns minutos ou até dobrar de volume – tudo isso com a batedeira a todo vapor, não pode para de bater.

Feito isso, desligue a batedeira, acrescente a farinha de trigo e o fermento, ao poucos, e mexa delicadamente de cima para baixo. Coloque na assadeira forrada com papel manteiga e untada, e leve ao forno por, aproximadamente, 10 a 15 minutos.

Calda

  • Um vidro de leite de coco
  • 1 xícara de chá de açúcar

– Misture esses ingredientes e pincele sobre o bolo quente. Polvilhe o açúcar e corte as rodelinhas.

Recheio

Doce de leite de vó!

Dica: coloque uma lata de leite condensado na panela de pressão com água e deixe cozinhas por 20 minutos. Fica uma delícia!
Outra dica: pra quem é de Minas, o Léo (meu noivo) viaja muito praí e sempre traz doce de leite; nós gostamos muito do doce de leite Viçosa.

Et voilà!!!

bem casados VIII

O pulo do gato: deixe o bolo secar por, no mínimo, 8 horas. O ideal mesmo é fazer de uma dia para o outro, porque se não deixar secar, os bem casados podem mofar quando você for embrulhar 😉

E é isso, pra mim a receita deu super certo! Se tentar fazer, me avise se deu certo pra você também!!

posts-relacionados-csg

 

E aqui tem um vídeo bem legal do canal Ana Maria Brogui ensinando a fazer bem-casado sem ovo! Sabe quando fica aquele cheirão de ovo no bem-casado? Então, com essa receita você não terá esse problema 😉

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Ao6hiPN2adQ]

 

Um beijão,

assinatura_camille-watanabe