Olá a todos!

Esta é a continuação da nossa conversa sobre as cores do casamento e como coordená-las.

No primeiro post, falamos sobre a harmonia de cores. Agora quero falar um pouquinho sobre as cores neutras 🙂 Mas, afinal, quais são elas e porque são importantes?

Você quer usar duas cores “tchãns” que adora, mas quer suavizar um pouco o visual? Ou, então, você é mais sóbria ou morre de medo de cores? Os neutros são a solução!

As cores neutras são:

  • o branco, que representa a soma de todas as cores;
  • o preto, que é  a ausência total delas;
  • e os cinzas, basicamente a gradação entre o branco e o preto.

A grande vantagem que trazem, é que, diferentemente das demais cores do círculo cromático, elas dão respiro à composição, já que podem ser combinadas e adicionadas a todas as outras, sem perigo de quebrar a harmonia das demais.

**Mas e na prática?

Uma das escolhas que nunca sai de moda é o branco + preto. É seguro e pode ser muito sofisticado; o equilíbrio entre suavidade e impacto. Também é muito comum quebrar este “duo” com o vermelho (quem nunca viu branco + preto + rosas vermelhas?):

cores_neutras_PB

decoracao_PB_02

E aqui vai mais uma ideia divertida de brinde: bolo grande de Oreo! Imaginem como ficaria com uma fita vermelha pra dar um charme? Gostei! Para ajudar a colá-los, basta usar um glacê, ou chocolate… alguém se habilita? Ou ainda, numa versão mini bolos, para enfeitar as mesas?

bolo oreohttp://emmalinebride.com/wp-content/uploads/2012/01/110.jpg

Branco + cor

A combinação do branco com alguma cor dá mais luz e suavidade ao casamento. Veja este exemplo, tirado do site weddingsillustrated.net/plumandwhite (ótima referência de pesquisa, aliás!); a imagem traz o branco combinado com o ameixa (roxo claro, para os leigos):

plumandwhitePreto + cor

Já o preto costuma trazer um pouco de dramaticidade, que pode ser suavizada pela cor “par” escolhida:

OMG-Im-Getting-Married-Moodboard-YellowBlackAqui, a proposta mescla preto, branco e amarelo,
Imagens: www.omgimgettingmarried.com e luxefinds.com.

Cinzas + cor (ou cinza sozinho)

Para os tons de cinza, achei interessante comparar a imagem acima do preto+ amarelo em sua versão mais delicada, com cinza. Também achei interessante trazer o amarelo, pois não é uma cor muito utilizada em casamentos, mas pode ficar bonito 🙂

cinza_amarelo

cinza+coralImagens dos sites www.cotswoldweddingplanner.com e julietmarriesromeo.com

50 Tons de Cinza:

Ainda acho válido apontar que, adicionando um pouco de cor ao cinza, temos as opções de cinza mais quente (quando misturado a tons quentes, como laranja, amarelo e vermelho) ou cinzas mais frios (quando misturado a tons frios, como azul e verde). Os tons de cinza utilizados na decoração acima caem mais para o cinza mais quente.

cores_neutras_03Ainda temos algumas outras cores que consideramos neutras, mas elas merecem um post para chamarem de seu, rsrs. Então, aguardem mais dicas de cores no casamento! 😀

Bjocas,

assinatura_erica-vighi