Oi, gente do meu Brasil varonil.
Como estamos?

Nem venham me falar de 7×1 que isso é passado e quem vive de passado é museu (e outra, El Salvador tomou de 10×0 da Hungria em 1982)! Vamos falar de coisa mais interessante? Futuro!

Sei que a palavra SUSTENTABILIDADE já cansou muita gente. Não por ser uma bobagem, mas porque a coitadinha é usada exaustivamente mesmo. Só que não dá pra ninguém aqui negar que se não pensarmos nisso agora, as coisas tendem a ficar cada vez piores pra todos nós…

“Tá bom, tá bom. Mas o que é que isso tem a ver com o meu casamento, hein?”

Há! Tem a ver que chegou até nós uma iniciativa MUITO legal, mas muito legal MESMO, relacionando a sustentabilidade com o mundo dos casamentos: uma ONG que faz convites reciclados e, ainda, ajuda jovens carentes!

É assim: o Instituto Reciclar promove uma Oficina de Reciclagem para jovens em situação de risco social. Nessa oficina, além de aprenderem sobre responsabilidade ambiental, eles realizam atividades relativas a cada etapa do processo de reciclagem de papel e de manufatura de produtos especiais, treinando o lado profissional também.

convites-reciclados-instituto-reciclar-sustentabilidade-oficina-de-reciclagem (9)

convites-reciclados-instituto-reciclar-sustentabilidade-oficina-de-reciclagem (6)

convites-reciclados-instituto-reciclar-sustentabilidade-oficina-de-reciclagem (8)

Aí, por meio da confecção dos convites de casamento e de outros produtos feitos com papel reciclado, os jovens têm a oportunidade do primeiro emprego com carteira assinada e recebem um salário mínimo pelo que produziram!

convites-reciclados-instituto-reciclar-sustentabilidade-oficina-de-reciclagem (7)

convites-reciclados-instituto-reciclar-sustentabilidade-oficina-de-reciclagem (5)

Pra vocês terem uma ideia, em 2013 foram confeccionados cerca de 40 mil itens, entre convites de casamento, calendários de mesa, cartões de visita e cadernos. E, ao longo dos 18 anos de vida do projeto, mais de 1000 pessoas, entre adolescentes e adultos, foram atendidos. Não é demais?

convites-reciclatos-eu-quero

Dá até vontade de ajudar, né? E os noivos que compram os convites reciclados contribuem diretamente com a ONG, já que toda a renda obtida é revertida ao Instituto Reciclar.

Mas não é só por boa ação não, viu? Escolher esse tipo de convite também traz uma opção de design sustentável, já que o papel reciclado, por si só, já conta com um visual bem bonito e característico 🙂

convites-reciclados-instituto-reciclar-sustentabilidade-oficina-de-reciclagem (3)

convites-reciclados-instituto-reciclar-sustentabilidade-oficina-de-reciclagem (2)

convites-reciclados-instituto-reciclar-sustentabilidade-oficina-de-reciclagem (1)

convites-reciclados-instituto-reciclar-sustentabilidade-oficina-de-reciclagem (4)

E olha só que legal: no Reciclar, dá pra escolher um dos modelos próprios do Instituto ou dar sugestões de como você gostaria que seus convites fossem confeccionados!

Gostou? Então é assim: um pedido de 150 convites fica pronto dentro de, mais ou menos, 15 dias. Só que, pra garantir que todo mundo seja convidado a tempo pro casório, o ideal mesmo é que o pedido seja fechado três meses antes, ok?

convites-reciclatos-instituto-reciclar

O Reciclar está aberto para quem quiser conhecê-lo. É uma oportunidade de saber como são feitos os convites e como isso contribui para a formação dos jovens. O Instituto é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1995, que está localizado na região do Jaguaré, em São Paulo.

convites-reciclados-instituto-reciclar-sustentabilidade-oficina-de-reciclagem (10)

Nós amamos os convites, amamos o projeto e esperamos, do fundo do coração, que muitas noivas aqui do CSG ajudem e sejam ajudadas por essa iniciativa linda 🙂

 

posts-relacionados-csg

 

Um beijinho,

assinatura_sammia