Oi gente!

Desejo a todas inimigas vida longa… Ops, sai pra lá “música secular”, agora não é o seu momento!
Desejo a todas e todos um dia maravilhoso! e que perdoem a piadinha, rs.

Quem aí está na batalha por uma trilha sonora ou play list que emoldure dignamente os mágicos momentos que estão prestes a vivenciar durante a celebração do matrimônio?

Conforme prometido, hoje a conversa é musical… As músicas que moraram (e ainda moram) nas minhas pastinhas desde que vivenciamos esse momento, essas escolhas 🙂

Meu marido e eu sempre manifestamos o desejo de que a cerimônia religiosa do nosso casamento contemplasse apenas músicas religiosas. Nós somos cristãos católicos, mas não buscávamos apenas canções oriundas da Igreja Católica. Para nós, pouco importaria a qual templo religioso pertencia o compositor/intérprete, mas sim aquela canção que falasse de Deus, nos trouxesse Deus por meio de notas musicais, que traduzisse a importância de Deus no relacionamento.

Para nós, o fator de exclusão/inclusão não passava pelas categorias comumente encontradas (música gospel, evangélica, católica, sacra). Nós meio que denominamos que, para esse nosso entendimento, cabiam os termos “música religiosa” e “música cristã” (isso não é uma teoria estabelecida, tá? Apenas uma maneira que organizamos nossos pensamentos). Vale lembrar que aqui não há certo e errado. Há preferências a serem ajustadas conforme valores e crenças de cada um. No nosso ajuste coube essa compreensão.

Outra preferência nossa foi que grande parte das canções fossem “cantadas”, e não apenas instrumentais. Atentamo-nos muito à letra das músicas – algumas utilizamos apenas trechos.

Bom, a seguir apresento a vocês quais foram nossas escolhas, seguidas das opções que tínhamos encontrado de acordo com o que pretendíamos transmitir por meio de cada música, em cada momento da celebração (não necessariamente as músicas sejam úteis apenas na categoria que listei):

 

Entrada dos padrinhos

Nossa escolha: “Mais que Amigos” (Anjos de Resgate)

músicas1

Alternativas:

“Sou teu Anjo” (Anjos de Resgate) | “Amigos pela fé” (Anjos de Resgate) | “Eternos amigos” (Anjos de Resgate) | “Sonda-me” (Eliana Ribeiro) | “Sonda-me, usa-me” (Aline Barros)
 

Entrada dos avós

Nossa escolha: Canção Para a Vovó” (Cristina Mel)

músicas4

Alternativas: essa foi a primeira que localizamos e nem procuramos por outras!
 

Entrada do noivo

Nossa escolha: “Conquistando o Impossível” (optamos pela versão interpretada pelo Luan Santana)

músicas5

Alternativas:

“Família” (Regis Danese) | “Eternos amigos” (Anjos de Resgate) | “Meu Eterno Namorado” (Aline Barros) | “Sem você” (Rosa de Saron) | “Do alto da pedra” (Rosa de Saron) | “Namorando” (Grecco)
 

Entrada da florista/ “plaquista” (assim a nossa se autodenominou)

Nossa escolha: “Primeiro Olhar” (Anjos de Resgate)

músicas6

Alternativas:

“Soube que me amava” (Aline Barros) | “Abraço eterno” (Fábio de Melo) | “Foi minha força na fraqueza” (Adriana Arydes)
 

Entrada da noiva

Nossa escolha: Marcha nupcial (fiquei com o clássico “tãnãnãnã” mesmo).

 

Entrada da Bíblia

Nossa escolha: “Faz um Milagre em Mim” (Régis Danese) – Utilizamos o refrão apenas.

músicas7

Alternativas: aqui prefiro não colocar alternativas, pois seriam muuuuitas opções, injusto listar algumas poucas…
 

Aclamação ao Evangelho

Nossa escolha:”Agnus Dei

músicas8

 

Comunhão

Nossa escolha: “Como És Lindo” (Vida Reluz)

músicas9

Alternativas: também seria uma infinidade, mas na ocasião a alternativa que mais nos tocava era “Força e vitória” (Eliana Ribeiro).
 

Entrada das alianças

Nossa escolha:  “Ave Maria”

Alternativas: não pensamos em outra possibilidade!
 

Assinaturas

Nossa escolha: “Você e Eu” (Eliana Ribeiro) 

músicas10

Alternativas:

“Pra sempre te amarei” (Pe. Zezinho) | “Eu sei que é você” (Ricardo Sá) | “Até o fim” (Rosa de Saron) | “Namorando” (Grecco)
 

Cumprimentos

Nossa escolha: “Oração pela Família” (Pe. Zezinho) – Optamos por um arranjo diferenciado, baseado em outras interpretações, semelhantes a essa.

músicas11

Alternativas:

“Cara de Família” (Fábio de Melo) | “Marcas do Eterno” (Fábio de Melo)
 

Saída

Nossa escolha: “O Dia do Casamento” (Wilian Nascimento e Betânia Lima)

músicas12

Alternativas: Nesse caso também não havia alternativa, fomos arrebatados pela canção!
 
 
Deixo também duas boas fontes: os CDs “Coleção Amo você e “Amor é decisão”, com canções de cunho religioso sobre o amor entre duas pessoas ♥

Claro que esse post está longe, mas muuuito longe de ser exaustivo no assunto e listar TODAS as opções disponíveis. Estão aqui aquelas com as quais nos identificamos mais. Aprofunde suas buscas a partir dos compositores e intérpretes dessas opções e poderão encontrar outras tantas alternativas.

Outra coisa: havia um desejo nosso em elaborar um folheto simples com as letras dessas canções, para deixar nos bancos da Igreja, para os convidados que desejassem poderem acompanhar. Seria algo bem simples, fotocópia mesmo! Mas acabou não acontecendo…

E, para concluir, deixo para vocês o contato da Vanessa Mazzer (19 – 99325-1006), uma moça de extrema simpatia e com uma potência de voz apaixonante. Nós a conhecemos em 2009, no Santuário de Maria Desatadora dos Nós, em Campinas/SP. O seu cantar nos encantou e, quando os preparativos foram iniciados, ela foi uma das primeiras providências que tomamos! Tinha que ser na voz dela!

Ainda em vídeos amadores, deixo para vocês um pouco do que ela cantou no nosso grande dia:

Bora trocar figurinhas musicais?!

Beijos,

assinatura_maristella