Olá, gente boa!
Tudo joinha?!

Cada dia mais o mundo virtual nos bombardeia de ideias, novidades, tendências… E com cada vez mais possibilidades de acesso e ainda maiores capacidades de armazenamento, vamos nós, salvando essas informações e popularizando nossas pastas e cadernos de anotações, não é mesmo? Quem nunca??? rsrs

Pois é… As pastas “casório”, “casamento”, “wedding” moram nos meus pendrives! Tanta coisa que, quando o grande dia fica mais próximo, facilmente já nos esquecemos de muitos itens que tínhamos salvo. E, é claro, é absolutamente comum não conseguirmos concretizar e implementar todas as inspirações arquivadas… Muitas vezes tratam-se de ótimas ideias que apenas não couberam nos nossos momentos. São ideias tão bacanas que é difícil praticar o desapego e enviar direto para a lixeira (ou, pior, excluir definitivamente!).

E para que minhas inspirações inutilizadas ainda possam ter potencial de gerar frutos, eu compartilho uma delas com vocês: o chá com futebol!

O que seria?

Podemos dizer que seja meio que uma evolução do chá bar (que veio como alternativa que reunia o casal, e não apenas a noiva, como tradicionalmente ocorre com o chá de cozinha/panela). Trata-se de uma reunião do casal e seus convidados num ambiente que permita um jogo de futebol (tem ideias alternativas), a famosa “pelada”. Mulheres no seu clube da Luluzinha, homens no seu clube do Bolinha! Lamentavelmente, o link que havia encontrado era de site de casamento e foi inativado… 🙁

noivosFonte: Noivando, Casando e Amando

 

Por que não fizemos?

Nunca tive muito desejo de fazer chá, qualquer que fosse (panela, cozinha, bar, casa nova etc.), mas rola certa pressão para que esse evento aconteça. Perante a pressão, conversamos e apenas duas alternativas nos soavam mais simpáticas: chá bingo e chárraiá. Mas arraiá, só se fosse fora de época…

A ideia de um bingo era a que mais agradava a nós dois, por permitir que todos pudessem ganhar algo simbólico e não ficar só naquela coisa de procurar aliança num prato com farinha (há quem goste, mas nunca achei legal algumas brincadeiras comuns nesses dias). Pesquisando sobre essa alternativa, tropecei em relatos do chá com futebol, como o então noivo é adepto, gostou da possibilidade. Porém, não tínhamos espaço para isso (na época ainda negociávamos o apartamento e não pudemos contar com o salão de festa e quadra do condomínio)…

Pesquisamos o preço de quadras esportivas para locação, mas a grana que tínhamos (ou não tínhamos) não era suficiente. Além de estarmos com pouca disponibilidade de tempo para organizar o evento, a grana (lógico) estava curta. Nossa família é grande e mesmo que convidássemos apenas os familiares e fizéssemos o encontro em casa mesmo seria necessário alugar cadeiras. Se não dava para pensar em alugar cadeiras, quanto mais um espaço para convidar todos que desejávamos… Juntando a escassez de tempo com a escassez de grana, somada à nossa falta de desejo inicial em ter o “nosso chá”, deixamos as ideias de lado e passamos tranquilos pela “não experiência”.

 

Como você pode fazer o seu?

  • Espaço

Vocês podem organizar um Chá com Futebol em:

– Quadras esportivas do seu condomínio (conforme regras de utilização);
– Quadras esportivas pública de sua cidade (conforme regras de utilização);
– Quadras esportivas para locação (muitas dispõem de churrasqueiras e espaços “família”);
– Chácaras e salões para eventos que dispõem de campo de futebol ou quadra;
– No campinho de areia da sua rua; 
– Na sua rua (os marmanjos irão adorar relembrar os tempos de trave de chinelos); 
– No quintal de casa (para quem tiver um bom espaço à disposição).

peladaFonte: Futebol FreeCS

  • Brincadeiras

Vocês podem:

– Organizar o chá como qualquer outro, conforme a preferência de vocês (receber os presentes com ou sem brincadeiras);
– Optar por reunir as mulheres em um local fora da quadra enquanto o jogo acontece, de modo que a noiva receba seus presentes;
– Optar por receberem os presentes todos juntos e, depois, enquanto os lindos jogam, as lindas fazem aquela torcida organizada para o Solteiros X Casados!
– Organizar um bolão com palpites para o jogo e arrecadar um dim dim com a brincadeira;
– Relembrar brincadeiras como futebol de botão;
– Colocar a mulherada pra jogar bola também!

botãoFonte: Neuras de Noivas

  • Extras

Se desejarem uma bela cereja no bolo e o orçamento permitir, podem providenciar camisetas personalizadas, seja só para os noivos ou, até mesmo, para os “times”. Será um investimento que renderá belas fotos!

camiseta1Fontes: Turadinhas | Mercado Livre

  • Decoração

Vocês podem unir itens do mundo do futebol à decoração habitual de um chá de panela, cozinha, bar, casa nova etc. Bolas, chuteira, traves, redes, bolo decorado com campo de futebol, faixas de torcida, os times do coração de cada um, troféus, medalhas e por aí vai…

comida_cha_barFonte: As Noividades

boloFonte: Cake É Isso

E enquanto redigia esse post, lembrei-me dos murais de fotos, bastante comuns nas decorações tanto de chás quanto do próprio casamento. Ainda em clima de Copa do Mundo, surgiu-me a ideia de poder elaborar um mural de fotos com características de álbum de figurinhas de futebol… Cartolina, fotos, canetas e mão na massa, moçada!

 

A seguir, alguns links com ideias nessa linha:

Adriana e Jarbas | Dia Mais Feliz Scraps | Tu Vai Casar

E podem buscar inspirações, também, em festas infantis: os meninos adoram o tema futebol e é possível extrair bastantes elementos! 😉

 

Alguém aí já fez? Conta pra gente!

Beijos,

assinatura_maristella