Olá, gente.
Como está a luta por uma vida com mais saúde?

Aqui é a Fabi, nutricionista da Susi. Hoje tomei o lugar dela pra conversar um pouquinho com vocês 🙂

Queria começar dizendo que amei o contato do pessoal da Lista de Casamento pra participar dessa caminhada linda com a “noiva saudável”. Essa parceria já está dando certo e tem tudo pra deixar a Susi mais linda do que já é pra subir ao altar – e por completo, o que é mais importante.

Mas sem muito blá blá blá, o nosso papo de hoje será a importância da alimentação saudável. Por que, afinal, precisamos comer bem?

Mais do que comer bem, a alimentação saudável se baseia em comer de forma equilibrada, para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem física e intelectualmente.

Mas você não deve pensar em se alimentar direito somente pra manter o peso ideal. A alimentação saudável envolve, ainda, a escolha de alimentos para garantir uma saúde plena. Uma vida com hábitos alimentares desequilibrados pode provocar diversos problemas chatíssimos na saúde, como estresse, cansaço, obesidade, hipertensão, diabetes e muitos outros (credo!).

 

alimentacao-saudavel-dieta

Gente, a alimentação saudável não te priva de nada! Ela possui TODOS os tipos de alimento, sem exclusões, mas também sem abusos. A dieta saudável é composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais, alternando as cores dos alimentos. Ou seja, uma variação dos tipos de cereais, carnes, verduras, legumes e frutas. Ah! E uma curiosidade: são as vitaminas e os minerais que dão as diversas colorações aos alimentos 😉

 

No sua dia-a-dia escolha bem os alimentos que consome:

  • Aumente a ingestão de legumes e frutas, consuma-os pelo menos 5 vezes por dia. Os legumes você pode consumir cozidos, acompanhando as refeições principais, ou em saladas cruas. E as frutas dá pra incluir em pelo menos 2 refeições diárias, como nos lanches.

alimentacao-saudavel-frutas-e-legumes-Imagem: Revista Marie Claire

 

  • Inclua salada de folhas e verduras TODOS OS DIAS. Se você não tem esse hábito, pode parecer difícil no começo. Mas, gente, perguntem pra Susi: depois que se acostumar, você vai até sentir falta quando não tiver!

alimentacao-saudavel-verduras-Imagem: #garotasentrecubos

 

  • Dê preferência ao carboidrato integral, rico em fibras, que fornecerá, além delas, mais vitaminas e minerais também. Pão, macarrão, arroz… Você pode estranhar o sabor no começo e achar essas versões mais duras, mas vai por mim: depois acostuma! E o bem que essa troca fará à sua saúde vale a pena!

alimentacao-saudavel-carboidrato-integral-Imagem: Cozinhando com Rosley e Jotta

 

  • Evite frituras. A imersão em óleo triplica (TRI-PLI-CA! 3x mais!!!) o valor calórico do alimento, além de aumentar a quantidade de gordura.

 

  • Procure alternar o consumo de carne vermelha com a carne branca, favorecendo o consumo de peixes também.

alimentacao-saudavel-peixe-Imagem: Bolsa de Mulher

 

  • Evite os excessos alimentares, principalmente de alimentos mais calóricos.

 

  • Cuidado com açúcar! Pode comer um brigadeiro hoje, mas não 10 todos os dias. OK???

alimentacao-saudavel-doce-Imagem: Dicas de Saúde

 

 

  • Mantenha o fracionamento e a regularidade das refeições. Aquele papo de fazer de 5 a 6 refeições pequenas, que você já está careca de saber mas AINDA NÃO FAZ!

 

  • Beba água

alimentacao-saudavel-beba-agua-2-Imagem: M de Mulher

  • Beba água

alimentacao-saudavel-beba-agua-1-Imagem: Portal NCO

  • Beba água

alimentacao-saudavel-beba-agua-3-Imagem: DasMariasBlog

  • Beba água

alimentacao-saudavel-beba-agua-4-Imagem: Bolsa de Mulher

  • Beba água

alimentacao-saudavel-beba-agua-5-Imagem: Canttím

  • Beba água

alimentacao-saudavel-beba-agua-6-Imagem: Canttím

  • BEBA ÁGUA! Deu pra entender ou eu preciso falar mais?

 

E, pra fechar, gente, uma dica minha: comece com um ponto de cada vez. Desse jeito, aos poucos, é mais fácil alcançar a meta de conseguir cumprir todos esses tópicos. Se você tentar abraçar tudo de uma vez só, pode ser que na 2ª semana já esteja desmotivado. Lembra que falamos no post passado que criar o hábito demanda tempo? É por isso que precisamos estipular as prioridades.

 

“E o que é mais importante?” – você me pergunta.
Eu te respondo que, no caso do emagrecimento, as trocas são os pontos-chave 😉

 

Espero que tenham gostado do nosso papo. Pode deixar que ao longo dessas segundas-feiras eu volto, hora ou outra, com mais dicas sobre alimentação saudável e afins!

Um beijão,

assinatura-fabiana-nutricionista

 

Obs. A imagem principal é do Portal Desistir Nunca.