Olá, meninas do CSG!

Hoje quem veio conversar com vocês um pouquinho fui eu, a Raquel, psicóloga da Susi 🙂

Para quem acompanha essa jornada da noivinha mais simpática que eu já conheci, quero dizer o quanto este projeto está sendo um sucesso. Primeiramente pelo fato de proporcionarem essa mudança para ela; segundo, e não menos importante, pelo CSG e a Lista de Casamento buscarem ajuda de uma equipe multiprofissional para acompanha-la.

Normalmente, quando falamos em emagrecimento, somente são citados a importância da nutricionista e do educador físico. Por isso hoje, pretendo bater um papo com vocês sobre a importância em se buscar uma ajuda psicológica também.

Vamos conversar?

Primeiro, acho importante desmistificar que somente tem acesso ao psicólogo quem tem dinheiro, quem pode pagar uma consulta cara. Infelizmente, a psicologia sofre um pouco com esse preconceito, pois muito do que vemos na mídia, filmes, revistas etc. transmitem essa imagem mesmo.

Mas quero garantir a vocês que isso é um mito, viu? Pois existem muitos profissionais no mercado que atendem por preços acessíveis, além de instituições que cobram valores simbólicos pelo atendimento. E hoje também tem a facilidade dos planos de saúde, que oferecem 12 sessões por ano. Legal, né? 🙂

 

noiva-saudavel-psicologo-louco-e-quem-me-diz

Ai, gente, mesmo com todo o acesso à informação que temos hoje, vocês não percebem ainda que muitas pessoas deixam de procurar um psicólogo por preconceito ou simplesmente por vergonha? Ainda tem quem acredite que que psicólogo só trata de “loucos“! Tem também quem pensa que uma conversa com um amigo ou um livro de autoajuda pode ser suficiente. Quantas vezes não contamos algo para alguém bem próximo em busca de apoio e compreensão?

Um amigo pode ajudar sim, mas não é um profissional capacitado para ajudá-lo diante das dificuldades que encontramos durante nossa vida, entende? Um amigo acaba sendo alguém importante, mas não imparcial, como um profissional dotado de métodos e técnicas próprios para te ajudar nesse processo.

noiva-saudavel-susi-e-raquelLembram como a Susi parecia feliz depois da nossa primeira conversa terapêutica?

Outra coisa que muitaaa gente acredita é que somente “conversar” não resolve nada. Gente, Freud – sabe Freud, o fundador e pai da psicanálise, né? – percebeu com sua primeira paciente, Anna O., que expressar em voz alta sentimentos, lembranças, sonhos, emoções e tudo o mais, causava efeito benéfico ao corpo! Ou melhor: é mediante a fala que tomamos consciência de nossos pensamentos, sentimentos e ações.

Em outras palavras, então, a psicoterapia, além de ser a cura pela fala (olha que genial!), é um convite ao autoconhecimento, é responsabilizar-se e ter autonomia, é poder nos conscientizar de que algo não está bem e que precisamos de ajuda. E só um profissional capacitado de saúde mental e comportamento humano, munido de técnicas e métodos próprios, pode conduzir esse processo, não tem jeito.

 

noiva-saudavel-psicologo-no-processo-de-emagrecimento

Agora vamos conversar um pouquinho sobre como o psicólogo pode ajudar então no processo de emagrecimento. Sabemos que nos constituímos, como seres humanos, mediante alguns fatores importantes: primeiro nossa base genética e, depois, nossas experiências – isso inclui desde como fomos criados até nossas experiências mais recentes, tudo isso contribui para nossa constituição como seres humanos, nossa visão sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o mundo. E como todas as áreas da nossa vida, o modo como aprendemos a lidar com nossa alimentação desde pequenos, pode influenciar em como nos comportamos frente à comida hoje.

O que mais ouvimos de pessoas que estão acima do peso são as diversas tentativas com as mais variadas dietas, e que não foram bem sucedidas frente a elas; ou até foram sim, conseguiram emagrecer, mas não conseguiram manter este peso ideal. E é ai que o psicólogo entra! 😉

O trabalho psicológico é mais do que um apoio, é poder descobrir junto com o paciente sua relação com a comida; é ajuda-lo a se perceber frente ao ato de se alimentar, seus pensamentos e emoções, para manter o hábito saudável. Pois, convenhamos, por mais determinados que estejamos, quando tem aquela festinha com milhaaaares de tentações, nossa vontade é de experimentar tudo, não? São nestes contextos que o psicólogo pode atuar, ajudando o paciente a ter uma visão mais consciente sobre seu modo de se alimentar, a lidar com as compulsões e, até mesmo, a se posicionar de uma maneira mais assertiva, sabendo dizer NÃO para aquele alimento e, consequentemente, tendo consciência daquilo que está ingerindo e podendo fazer essas escolhas.

noiva-saudavel-psicologo-alimentacao

Porque eu digo isso? Pois TUDO na nossa vida, quando feita de maneira consciente, é uma escolha 🙂 Escolher a cada dia alimentar-se de uma maneira mais saudável, só depende de você! E nós, profissionais, estamos aqui para ajuda-los nesse processo de mudança.

Mas nossa ajuda não para por aí, não… Muitas vezes, ao perder peso, nos deparamos com uma imagem totalmente diferente do que éramos antes. Muitas pessoas, por exemplo, não sabem como é ter visão de si mesmas magras, o que pode gerar certo sofrimento já que, como disse anteriormente, nossas experiências nos constituem como somos hoje. E se o fato de ser sempre acima do peso nos acompanhou pela vida toda, nos deparamos com uma nova imagem pode ser desafiador. Neste processo, o psicólogo também se faz presente de maneira fundamental, ajudando nessa descoberta de uma nova identidade.

noiva-saudavel-nova-imagem

 

Enfim, meninas, eu e todos os profissionais da psicologia estamos aqui pra ajudar vocês no que precisarem. Sempre!

Um beijo e até o próximo papo,

assinatura-raquel-psicologa