Quantas vezes você já começou uma dieta e desistiu no meio do caminho?
Várias? Pois você não está sozinha. Muitas pessoas estão nessa com você!

Mas sabe qual é o grande segredo para conseguir manter a dieta? O planejamento! Devemos planejar toda a nossa semana alimentar para driblar as tentações e não cair perante “um pedacinho só” daquela bomba calórica apelidada de hambúrguer, torta, pavê.

Hoje, minha ideia é ajudar vocês que estão junto com a Susi, o CSG e a Lista de Casamento nesse processo lindo de mudança de vida, que é o Noiva Saudável, a programar uma rotina alimentar para não perder o foco.

Vamos juntas?

 

cardapio-semanal

Primeira coisa: separe um dia da semana para o seu planejamento. No inicio, é bacana montar o cardápio com todas as refeições semanais, isso ajuda para a hora das compras e para separar todos os lanches e refeições.

Feito o cardápio, tenha sempre à mão substituições saudáveis para os doces, como barras de cereal, cookies integrais e iogurtes desnatados. Vai que dá fome ou vontade de comer alguma coisa? Quando não temos nada programado, a chance de você sair da dieta é maior!

Dica: pense nos erros cometidos nas dietas do passado e use-os como lições para recomeçar. Faça de cada novo dia uma nova oportunidade de ficar mais próximo de seu objetivo. O que pode mudar hoje para chegar à sua meta?

cardapio-semanal-como-fazer-o-seuA Sam falou de cardápio semanal lá no Morando Sem Grana. Você viu?

 

diario-alimentar

Outra ideia bacana é manter um diário alimentar. Anote TUDO o que come, como se sentiu após cada refeição, quantos quilos já eliminou, como foi o treino, como se sentiu após os exercícios, quais as dificuldades enfrentadas a cada dia, como as superou, quais foram as conquistas e falhas.

Assim, fica mais fácil acompanhar e reconhecer o progresso, bem como identificar os pontos em que é preciso melhorar. Lembre-se que o emagrecimento demanda tempo! Afinal você demorou meses, às vezes até anos para engordar, portanto seja paciente. É preciso tempo para emagrecer e, principalmente, incorporar novos hábitos alimentares à sua rotina.

Sair da dieta algumas vezes pode até acontecer, mas tenha sempre em mente que se todos os dias você sair da dieta ou extrapolar as calorias consumidas, dificilmente terá os resultados que pretende.

diarioalimentar2Eu já conversei sobre a importância do diário no meu texto sobre
Reeducação Alimentar
. Quem lembra?

 

dicas-para-nao-perder-o-foco

  • Exagerou? Não faça disso uma desculpa para exageros maiores! Retome a dieta na refeição seguinte e se esforce para não acontecer novamente.
  • Bateu a vontade de desistir no meio da dieta? Pense em todos os hábitos saudáveis que já conquistou.
  • Evite comer quando esta estressado, ansioso, irritado. O descontrole emocional, pode gerar compulsão alimentar.
  • Não coma por recompensa. “Já que eu treinei, posso comer mais um pedacinho”. Isso atrapalha o foco e a adaptação do organismo à dieta e a nova rotina.
  • Leia depoimentos e converse com outras pessoas que estão passando ou que passaram pelo processo de emagrecimento. Muitas vezes aprendemos com as experiências dos outros!
  • Evite postura radical. Mantenha uma relação de amizade com os alimentos, afinal eles são fonte de saúde, mas de prazer também!

noiva-saudavel-dieta-nossa-de-cada-diaA Susi também já nos deu algumas dicas para nos mantermos firmes na dieta.
Vale relembrar 🙂

 

Um beijinho e força nessa semana!

assinatura-fabiana-nutricionista

 

Obs. As fotos da imagem principal são do tumblr Stuff On Scout’s Head