Olá pra você, tudo bem? Hoje vamos direto ao assunto, e é um assunto que nenhuma noiva gosta muito de pensar: você sabe como manter a calma diante de imprevistos durante o casamento?

Calma, dá um abraço aqui e tá tudo bem. Ninguém quer que as coisas saiam um dedinho fora do planejado, mas a gente sabe que problemas acontecem e é preciso lidar com eles da maneira mais serena possível, pra que nada estrague o seu momento de comemoração 🙂

Aqui vão 5 dicas muito importantes para não perder a cabeça diante de problemas:

1 – Faça um bom planejamento

Antes do remédio, vem a prevenção, já diria a vovó. Para minimizar a chance de algo dar errado, é importante fazer um planejamento detalhado do dia do casamento com antecedência. Com quanta antecedência os serviços deverão chegar? Quais os equipamentos que o local tem que providenciar? Como é o nome de cada profissional que trabalhará pra você? Quais os contatos (de preferência, mais de um), de cada responsável? De cada padrinho, madrinha e demais pessoas que terão um papel ativo durante a cerimônia? Onde essas pessoas devem se posicionar e em que ordem? Quais os itens que você deve levar?

Tenha tudo anotado e a seu alcance, fotografe o que for necessário memorizar, e prepare um checklist de tarefas. Se você tiver um profissional contratado para fazer isso, se certifique de que está tudo nos conformes e vocês estão alinhados.

2 – Peça ajuda

Repita comigo: você não precisa resolver tudo sozinha. Se surgirem problemas, lembre-se de que há pessoas com quem você pode contar e que vão parar o que estão fazendo para te ajudar. Se algo ficou pra trás, não precisa ser você quem vai buscar. Se houve algum problema com profissionais da festa, peça para alguém que está menos envolvido ajudar a resolver.

O mais importante nesse dia é o seu bem estar e da sua pessoa amada, não deixem que situações que depois podem parecer bobas estraguem seu humor.

3 – Tenha um plano de emergência e o compartilhe com alguém de confiança

Essa parte é difícil, mas é necessária: pense em tudo que pode dar errado. O clima pode causar danos à festa ou cerimônia? Qual o plano B se faltar comida, bebida ou gelo? E se faltar energia? Há atendimento próximo caso alguém, especialmente crianças, se machuquem durante o casamento? Se algo sujar ou comprometer seu vestido, você tem uma segunda opção ou um kit de primeiros socorros estilísticos?

4 – Tenha um consultor jurídico

Estamos sendo catastróficas, mas é pro seu bem. É importante ter alguém de confiança da área jurídica com quem você possa falar em casos mais sérios, como o cancelamento de última hora de algum serviço, serviços prestados com qualidade menor do que o acordado, problemas na hora de finalizar os pagamentos. Se algo dessa gravidade acontecer, você tem pra quem ligar. Nesse mesmo cenário, coloque por escrito em detalhes todos os serviços que contratar antes do casamento e o que está e não está incluído. Se houver dúvidas nesse sentido, você tem como comprovar.

5 – Respire e tenha em mente o que importa

Aprenda a respirar e acalmar seu corpo através desse recurso. Converse com um professor de yoga ou meditação e pratique técnicas de respiração durante a preparação do casamento. Vai valer a pena! E se mesmo assim o stress te atingir no grande dia, puxe pra perto de si sua pessoa amada, seus amigos, membros da família e peça um abraço. Eles te amam e estão aqui pra você, e, no fim das contas, isso é motivo de celebração independente das circunstâncias.

***

Boas energias pra todas <3

Se tiverem mais dicas, vamos conversar nos comentários!

Beijos.