Olá! Eu sou a Caká Oliveira. Sou arquiteta, cenógrafa, cerimonialista, decoradora de eventos e mãe da Duda. Sempre fui apaixonada por festas! Minha mãe é dona do buffet Divino Maravilhoso que começou exatamente porque ela fazia festas e mais festas para mim, meu irmão, primos, amigos e quem mais pedisse! Então, não tinha como eu ser diferente, cresci em meio a festas e me apaixonei por este universo. Hoje vai ser uma honra pra mim compartilhar minhas 5 super dicas para economizar ainda mais na decoração do seu casamento!

Assim que me formei na faculdade de arquitetura decidi que iria trabalhar em eventos.  Não sabia como, onde, só que iria fazer isso! Naquela época (quase uma década atrás) o “boom” dos casamentos ainda não tinha começado de fato. As pessoas estavam começando a falar em DIY, casamentos sem grana… Eu mesma não era noiva, não pensava nem em casar. Mas um belo dia vi uma revista especializada em casamentos com dezenas de fornecedores. Não hesitei. Comprei e enviei e-mails pedindo emprego para praticamente todos! Apenas um me ligou marcando uma entrevista. No dia seguinte comecei a trabalhar num dos maiores escritórios de decoração de eventos do país.

Virei a responsável por organizar todos os projetos de decoração, desenhar os layouts dos eventos, escolher o mobiliário, conversar com clientes para identificar seus desejos, montar os eventos no dia (alguns por alguns dias, tamanha a dificuldade do projeto), além de gerenciar todos os outros fornecedores como iluminação, paisagismo, painéis, velas etc. Aprendi muito! Trabalhei nos lugares mais bacanas (e caros!) do Rio de janeiro: Copacabana Palace, MAM, Museu Histórico, Jockey Club entre tantos outros. Fiz eventos onde apenas o orçamento de decoração passava dos cem mil reais!!!

Mas, uns anos depois, Duda nasceu. E eu só queria ficar ao lado dela. Não hesitei novamente: saí do meu emprego e decidi que trabalharia por conta própria. E, com uma amiga de faculdade, criei a Cacá & Caká Assesoria de Eventos e Decoração. Foi aí que percebi que os casamentos de luxo que trabalhei são fora da realidade da maioria das pessoas e tive que aprender a fazer orçamentos enxutos que coubessem no bolso desses apaixonados. Me tornei expert em decorar com economia. 

Hoje venho aqui ensinar algumas coisas para vocês. Vamos nessa?! Espero que gostem!

Dica 1 – Saiba escolher o estilo de decoração

Não adianta querer ter lustres de cristal, tapetes Persa, mega arranjos de tulipa, rosas colombianas e prataria na mesa de doces se a grana tá curta! Infelizmente tudo tem um custo e o custo de certos itens, de fato, são pra lá de caros mesmo!

Sendo assim, seja coerente. Quanto mais pompa desejar, infelizmente, os custos vão aumentar. Não quer gastar com decoração ou não pode? escolha então um estilo mais informal para decorar. O estilo rústico é uma boa pedida pois te permite ousar mais, usando soluções que não são usuais. Além disso, é possível usar na decoração objetos reutilizados como garrafas, caixotes, pallets, livros, objetos de família… E é exatamente possível ter essa pegada “jardim com casamento ao ar livre”. Essa decoração pede arranjos menores e muito mais simples. E aí vem a próxima dica:

5 dicas para economizar ainda mais na sua decoração de casamento

Créditos: Valéria Simonin

Dica 2 – Escolha arranjos menores

Parece óbvio, mas não é! Muitas noivas me procuram querendo economizar mas me mandam como referências fotos de arranjos bola (aqueles clássicos) enormes!!!!  Gente, quanto mais flor para montar um arranjo, mais caro ele será!

Então, opte por arranjos menores, pequenos, com menos volume! Por isso, vasos (ou garrafinhas e vidros de condimentos reutilizados e preferencialmente com boca pequena) com flores diretamente na água, são uma boa pedida. Desse jeito temos arranjos mais simples (e ao meu ver mais bonitos!) onde de fato as flores estão em evidência.

Mas cuidado: Arranjos desse tipo pedem flores de boa qualidade pois elas ficam mais aparentes à vista do que num arranjo bola, onde só se vê um conjunto, um todo. Portanto,  saiba como escolher as flores na dica seguinte:

5 dicas para economizar ainda mais na sua decoração de casamento

Créditos: Angely Raana

Dica 3 –  Como escolher as flores

Dizem por aí que escolher flores da estação é a melhor opção. Estão certos até certo ponto pois essa não é a única observação a ser feita na escolha das flores. Normalmente quando está na época de uma flor X ela é encontrada facilmente nos revendedores (o que deveria baixar o valor de venda delas) isso pela lei da oferta e procura. Mas nem sempre isso acontece. Não com todas as flores pois isso não significa que esta flor X é mais barata que outras flores que não estão na época. Deu pra entender?! Rsrs

Ou seja, flores consideradas nobres serão mais caras que flores mais simples, como as flores do campo, independente de estarem na época ou não. Por exemplo: a tulipa é encontrada entre maio e outubro. No entanto o valor dela é superior ao valor das gérberas que, normalmente, encontramos o ano inteiro.

Então, na hora de economizar com flores, escolha as que de fato são mais baratas. Flores do campo como crisântemos, mini margaridas, gérberas e tango, além de alstromérias e boca de leão são ótimas pedidas. Flores tropicais como antúrio, alpíneas e biquinho também são muito mais baratas que flores nobres, além de durarem por dias! Aliás, saber escolher o dia do seu casamento também é uma dica importante!

5 dicas para economizar ainda mais na sua decoração de casamento

Créditos: Angely Raana

Dica 4  – Escolha a data certa para se casar

Dizem que maio é o mês das noivas mas ninguém sabe ao certo se é por uma tradição religiosa católica, já que maio é o mês de Maria, ou por uma tradição medieval, quando as pessoas tomavam seu primeiro banho do ano neste mês e, por isso, realizavam-se os casamentos com os noivos limpinhos! HAHAHAHA. Mas, a cada dia, menos noivas escolhem este mês para casar. Também não sei ao certo porque, mas tenho uma boa explicação porque você não deve se casar em maio, ou pelo menos em parte do mês de maio.

Em maio comemora-se o dias das mães no Brasil, e pelo menos, nas duas semanas anteriores a esta data, e até uma semana depois, os preços das flores sobem bastante, simplesmente porque um dos presentes mais dados às mães são buquês de flores! Essa mesma regra vale para outras datas comemorativas como o dia dos namorados. Os preços das flores (principalmente rosas) aumentam. Isso sem falar no feriado de finados também. 

Outra época do ano um pouco problemática para flores é o verão. Pelo calor intenso no nosso país, a produção de flores cai um pouco. Além disso as altas temperaturas deixam as flores que estão à venda um pouco maltratadas e, pela sua escassez, os valores tendem a subir e a qualidade a diminuir. Mas, se você já marcou sua data pro verão, não se desespere: você pode, por exemplo, ter uma mesa de doces com arranjos menores e menos flores mas ainda assim bem cheia e recheada de mini florzinhas simplesmente usando forminhas. Como? Leia a próxima dica:

5 dicas para economizar ainda mais na sua decoração de casamento

Créditos: Mariana Barcelos

Dica 5 – Compre doces simples e use forminhas pra decorar

Doces são um dos itens que acabam pesando no orçamento pois normalmente é preciso uma grande quantidade. Eu costumo calcular entre 5 e 7 doces por pessoa sem contar os bem casados! Só que hoje em dia os doces se tornaram verdadeiras obras de arte! Um espetáculo a parte. Com isso o valor subiu um porquinho. São tão lindos que às vezes nem dá vontade de comer! Particularmente,  eu fico desejando aquele nosso bom e velho brigadeiro de sempre que, no fundo, é o preferido da grande maioria.

Sendo assim, uma boa forma de economizar é encomendar doces simples, enrolados, sem decoração, que tem um custo mais baixo que os decorados e então usar forminhas para dar aquela incrementada no visual, dando volume e colorindo a mesa de doces.

O mercado está cheio de opções de tipos, estilos e materiais de forminhas. Indo do papel crepom aos tecidos e com isso uma enorme variedade de valores. Eu costumo sempre mesclar umas bem baratinhas com outras um pouco mais caras para ter um destaque maior. Mas essa composição vai depender do bolso de cada um. Para economizar ainda mais, vale até mesmo pedir pra vó, pra tia, pra mãe e pras amigas que sempre fazem para as festinhas das crianças da família, os nossos doces preferidos da infância: brigadeiro, casadinho, doce de nozes, doce de côco. Eles podem ser enrolados ou usados até mesmo em copinhos. Tenho certeza que com esses docinhos e as forminhas, sua mesa vai ficar muito linda e mais gostosa!

***

Espero que eu tenha ajudado vocês com essas dicas na caminhada rumo ao altar! E, se gostaram, me escrevam com comentários, perguntas, dúvidas e idéias de temas que eu possa escrever para vocês por aqui!

Beijocas e até breve!

assinatura-caka-oliveira