Ma-ma-ma-ma-mais um tutorial na área e hoje é dia de ensinar como fazer uma bandeja para toilette (e como pintar MDF). Talvez você tenha visto tutoriais parecidos por aí, principalmente para o MDF, mas esse eu quero chamar de oficial aja visto que não saiu da minha cabeça cheia de cabelos cacheados e sim das mentes brilhantes de duas professoras com mais de 109201923 anos de mercado 🙂

Pronto(a)? Então se ajeite aí na cadeira e vamos!

VÍDEO

Quem avisa amigo é: Assine nosso canal no Youtube e assista antes de todo mundo nossos videos.

Materiais

  • Bandeja de MDF – tamanho a gosto. A que estou usando no vídeo tem 22cm x 22cm x 5cm e as que mostro nas fotos abaixo tem 30cm x 30cm x 7cm. A do vídeo tem divisórias e as outras não e eu já já falo sobre isso;
  • Tinta PVA Mineral da True Colors – a que eu usei como base antes da pintura;
  • Tinta fosca PVA Off White Vintage da True Colors – tanto a base mineral quanto essa tinta são as melhores em cobertura, secagem rápida e acabamento;
  • Pincel de pelo natural – não pode ser o sintético! Precisa ser natural para uma pintura perfeita!
  • Rolinho – no fim acabei nem usando no vídeo mas você pode usá-lo para passar mais rápida a base mineral. Só não pode usar para passar a tinta!;
  • Lixa nº 400 – os profissionais chegam a usar 3 tipos de lixas diferentes. Como só tínhamos essa, mas que é justamente para “aveludar” a pintura, serviu muito bem.
  • Secador – é opcional mas cada camada de tinta demora, em média, de 15 a 20 minutos para secar sem ele. Com ele cai para menos de 1 minuto 😉

Material de acabamento

  • Cola Tek Bond para Artesanato nº2 – essa cola tem fixação que vai do 1 ao 3. A 1 demora um pouco mais para secar, a 2 um pouco mais rápido e a 3 é pingou, secou. Usei a 2 pois dá tempo de manejar um pouco a peça antes de secar totalmente mas ATENÇÃO: essa cola é como uma super bonder e precisa ser manejada com extremo cuidado!;
  • Fita de gorgurão – mas pode ser de cetim também com tamanho e cor a sua escolha;
  • Pérolas – de dois tamanhos diferentes: uma para ficar no centro do laço channel e outras quatro maiores para servirem de “pezinhos” para a bandeja. Eu estava sem pérolas maiores e acabei usando uma meia bolinha de outro tipo. Vai o que tiver!
  • Pincel e/ou pano quaisquer – para limpar a bandeja depois de lixa-la.

A REALIDADE nua e crua sobre esse tutorial

  • Dá trabalho para quem vai fazer pela primeira vez e exige paciência. Ponto. Se você é esquentado(a), peça ajuda ou compre logo! hauhauahau. Tem que ter calma e fazer como uma terapia. Se tiver pressa vai estragar tudo!
  • Não dá para pular etapas. Cada passo desse tutorial precisa ser respeitado para que sua peça fique bem feitinha. Então, comece lixando um pouco para retirar pequenas imperfeições da peça. Quando sentir que ela está “lisinha” você pode começar a pintar.
  • O PVA Mineral é a base. Ele protege sua peça e diminui a quantidade necessária de tinta. Se não encontrar o mineral você pode usar uma tinta cinza beeem clarinha. Você colocará um pouco em uma bandeja e vai molhando o pincel em um copo de água e misturando na tinta até que ela fique mais líquida (mas não muito!) ou então vá pingando a água direto sob a tinta na bandeja. Eu recomendo a primeira opção para que você não acabe derramando muita água sob sua tinta. Você vai fazer o mesmo com a tinta branca.
  • A cada camada você pode usar o secador para ajudar na rapidez da secagem dela. Para saber se já está seco é só reparar se a tinta parou de ficar brilhosa. Se ficou opaca, secou.
  • O modo correto de passar a tinta é em um ritmo só de uma ponta a outra da peça. Quando chegar na beirada, leve ou traga sempre o pincel para fora. Se você fizer o contrário vai notar que vai acumulando tinta nas beiradas e vai precisar ficar limpando com o dedo. Quando pintar passe no máximo 2 vezes o pincel no mesmo lugar e siga pintando. Se você passar muito sob o mesmo lugar a tinta marca.
  • Se você estiver pintando uma peça que tem aquelas “partes queimadas” (ou seja, onde o laser da máquina fez o corte) passe uma camada de Goma Laca incolor ou de Termolina Leitosa para que o amarelado daquela parte não se solte no momento da pintura.
  • Se você puder, escolha uma bandeja SEM DIVISÓRIAS! Eu sei que as divisórias ajudam na organização dos itens dentro da bandeja mas sem elas é muito mais fácil e rápido de pintar por dentro. Quis divisória? Sem problemas: só faça a pintura interna em um dia que esteja com bastante paciência.
  • Finalizada as camadas de Mineral e de tinta branca, lixe sua peça para que ela fique novamente suave ao toque. Usamos a mesma lixa.
  • Hora de enfeitar e novamente repito: essa cola Tek Bond para Artesanatos é PORRETA! muito cuidado com ela e seus dedos, ok? Pingue a cola, espere secar por um minuto e enão puxe bem a fita fazendo a volta pela caixa. Outro cuidado a se ter é que onde ela pinga ela se espalha e fica uma “manchinha” de leve. Cuidado, cuidado…vá devagar.
  • Cole seu laço channel, uma bolinha em cada um dos cantos da parte de baixo da bandeja e está pronta sua bandeja <3

Onde encontro os materiais?

Tem tudo na loja virtual da Casa da Arte e na maioria das lojas do ramo. Cuidado com o seu secador – ou com o secador dos outros – e taca-lhe pau a comprar os outros ítens pois com eles dá pra pintar caixa pra caramba!

 

E ah, antes que eu me esqueça: um agradecimento especial as professoras Angela e Marcia que me ensinaram essa técnica. Quem quiser, tem aulas com elas lá na Casa da Arte unidade Moóca ( Rua Ibipetuba, 68 ). Essa é a agenda de cursos de lá.

– Caixa para Toilette Masculino 5 Cavidades de MDF Madeira Crua – Tamanho: 22 x 22 x 5 cm
– Bandeja Decorada Média com Alça de Madeira Crua MDF – Medida 30 x 30 x 7 cm
Tintas PVA e base Mineral da True Colors (sob consulta)
– Pincel Orelha de Boi Condor número 20
– Lixa Seco Multiuso Tigre 400 225 x 275 mm – P400
Minha base para scraapbooking cor de rosa é da Toke e Crie
Meu avental cor de rosa é da Casa da Arte

Agora algumas fotos só pra não perder o costume:

tutorial-bandeja-banheiro-casamento-kit-toilette-casa-da-arte-casando-sem-grana-como-pintar-mdf (1)

tutorial-bandeja-banheiro-casamento-kit-toilette-casa-da-arte-casando-sem-grana-como-pintar-mdf (2)

tutorial-bandeja-banheiro-casamento-kit-toilette-casa-da-arte-casando-sem-grana-como-pintar-mdf (3)

tutorial-bandeja-banheiro-casamento-kit-toilette-casa-da-arte-casando-sem-grana-como-pintar-mdf (4)

tutorial-bandeja-banheiro-casamento-kit-toilette-casa-da-arte-casando-sem-grana-como-pintar-mdf (5)

Gostaram?

Parece que dá um trabalhããão mas não dá. Como eu disse antes é prática e paciência. Trabalho artesanal é pra relaxar e não para causar mais stress. Importante frisar é que essa técnica é total artesanal. Para vender eu procuraria outra técnica mais profissional ainda. Mesmo assim você verá que graça vai ficar sua caixinha! E nós temos aqui no CSG este post com a lista de itens para a sua caixinha junto com o download de um modelo grátis.

Beijos!

assinatura_sammia