O mini wedding virou o estilo de casamento mais queridinho dos últimos tempos. Várias pessoas, como a atriz americana Troian Bellisario ou Maria Prata, esposa de Pedro Bial optaram por esse formato de casamento. Em mini weddings, não há muitos protocolos. Não é necessário fazer a união civil nem religiosa, mas, por outro lado pode tudo! A principal característica nesse tipo de casamento é ser algo íntimo, com poucos convidados, e que tenha a cara dos noivos.

Mas porque o mini wedding está conquistando tanta gente? Perguntamos no Facebook do Casando Sem Grana e, depois de ler diversos relatos, separamos os quatro principais motivos que levam os noivos a escolherem o mini wedding (escolhemos algumas respostas que acompanham o post):

 

1 – Economizar dinheiro

O mini wedding é uma forma econômica de casar. O número de convidados é reduzido, e assim não é necessário um grande buffet, um bolo gigante ou vários convites… Além disso, vários noivos preparam seus próprios mini weddings sozinhos ou com ajuda da família. Eles fazem as comidinhas, preparam seus convites (em formato digital ou não) e se viram fazendo os contatos com fornecedores para o grande dia.

 

Mini Wedding - Fonte: Chegou a Hora Festas

Mini Wedding – Fonte: Chegou a Hora Festas

 

Noiva Camila fez um mini wedding ao ar livre, com música e piscina.

 

Ariane Costa: Optamos por um almoço em uma chácara com os nossos padrinhos e familiares mais próximos, para priorizar a reforma do nosso AP e nossa viagem de lua de mel.

Natália Vicente:Fizemos um mini wedding, pois era o que estava dentro do nosso orçamento e por ser algo mais familiar para poucas pessoas. Assim conseguimos dar atenção para todos e fizemos de uma forma mais informal, não muito chique. Ficamos à vontade e os convidados também.

 

2 – É mais íntimo

Várias vezes os noivos se sentem obrigados a convidar mais gente para seu casamento do que gostariam. Em um mini wedding, a prioridade é convidar somente as pessoas mais próximas ao casal. Ao fazer um casamento para poucas pessoas, é possível aproveitar mais com os convidados que realmente importam, sem precisar seguir protocolos e dar atenção a desconhecidos. 

Sendo mais intimo, os noivos ficam mais à vontade e os convidados também. Além disso o mini wedding costuma ter a cara dos noivos. A decoração é personalizada e fica tudo da maneira que o casal realmente gosta.

 

Mini Wedding. Fonte: Vida de Casada

Mini Wedding. Fonte: Vida de Casada

 

Resultado de imagem para cool wedding

Solange Knowles, irmã da cantora Beyoncé, também teve uma cerimônia menor.

Mônica Couto: Priorizamos o mini wedding pois queremos que seja algo especial, íntimo e com pessoas que nos amem independente de quem sejamos filhos ou parentes. É uma data que deve ser especial e importante para nós, e não para os outros.

A noiva Priscila fez um mini wedding rústico no fim da tarde.

 

Rubia Cristina Rocha: Eu tenho uma lista pequena de convidados, quero apenas pessoas especiais. A decoração do mini wedding é mais intimista, mais informal e mais com a cara dos noivos. E sem falar que é lindo demais!

Marcella Ramos: Optei por ser algo mais intimista, onde só estariam presentes as pessoas que de fato fizeram a diferença em nossas vidas. Confesso que fui criticada, mas no dia pude dar atenção a todos e me diverti muito.

Maria Helena Fernandes Quantos amigos e parentes que realmente estão e são presentes na vida da gente ou ao menos torcem sinceramente por você? Se formos ver, são pouquíssimos… Então pra que gastar tanto com tantas pessoas? Optamos por qualidade em vez de quantidade.

 

3 – Combina muito com o segundo casamento

Cada vez é mais comum encontrar e reencontrar o amor nas mais diferentes fases da vida. A maioria das pessoas que estão se casando novamente opta pelo mini wedding por ser mais simples e íntimo. Casais que já moram juntos também costumam optar por esse tipo de cerimônia.

 

fotos de família

Foto: Smashing the glass

Gloria Prado Negreiros: Por ser meu segundo casamento, acredito que menos é mais. Sem contar que só queremos ao nosso lado, nesse dia tão feliz, as pessoas que realmente nos amam e acompanham nossa história. Sem contar que um mini wedding é puro charme.

Giselle Rebelatto: Eu e meu marido já moramos juntos há 5 anos e temos uma filha. Temos planos de fazer uma cerimônia neste formato mini, bem mini, porque queremos somente as pessoas que tbm nos querem rsrs. Queremos estar cercados de quem já veio tomar um café na minha casa, veio no aniversário da minha filha, ajudou a carregar mudança. Pessoas que realmente fazem parte da vida do casal.

Danielle Duarte: Foi meu segundo casamento, então não me senti mais obrigada em fazer festão só pra agradar os outros. Fiz um mini wedding para 30 pessoas. Foram dois casais de padrinhos e nossos pais, irmãos e amigos que convivem conosco desde o início do relacionamento.

 

4 – Sem protocolos

Muitos noivos que querem fugir de protocolos antigos de casamento optam pelo mini wedding. Nada de direcionar os convidados para as mesas, de hora para jantar, de vestido branco de princesa, de salto alto desconfortável…

Casar de pés descalços, por que não? Veja neste post com tradições de casamento que dá para pular.

 

Várias empresas já investem em produtos alternativos para casamentos desse tipo. Por exemplo em bolos menores e menos enfeitados como naked cakes ou vestidos menos volumosos e mais descontraídos, como os d’O Amor é Simples.

Naked Cake para MiniWedding. Fonte: Pinterest/Jenni Kayne

Naked Cake para MiniWedding. Fonte: Pinterest/Jenni Kayne

 

A noiva Lorelay casou em um charmoso bistrô

O único protocolo do mini wedding é aproveitar ao máximo esse dia tão especial!

 

Lila Nascimento: A opção pelo mini wedding foi financeira, obviamente, mas também porque não queríamos fazer uma festa para os outros. Queríamos aproveitar e comemorar o nosso dia. Para isso, era importante termos somente aqueles que acompanharam nossa relação e eram especiais em nossa vida. Sem convites protocolares que nos fizesse ficar de “não-me-toques” durante a NOSSA festa.

 

Mariana Stucky: Nossa opção por um mini wedding foi por não nos encaixarmos no padrão de casamento: mesas com lugares marcados, hora para comer, hora para festa… Queremos um casamento para estar próximos dos nossos amigos, comemorando nosso amor juntos, sem um monte de tradição e regras no meio. Vamos servir a comida em mini porções, assim todos podem interagir desde o início sem precisar ficar restrito a uma mesa durante o jantar. Abrimos mão de ter garçons para as bebidas e vamos montar uma estação onde cada um se serve. Além disso, nunca quisemos um estranho celebrando nossa união, por isso a celebração vai ser feita pela minha tia e um amigo de longa data nosso.

 

Aline Rodrigues Chiararia: No meu casamento, meu marido e eu optamos por convidar apenas os familiares e amigos mais próximos. Minha mãe até sugeriu que eu convidasse alguns familiares dela, que eu tinha visto duas vezes na vida. Neguei, porque pra mim não faz sentido ter pessoas distantes em uma festa tão íntima, até porque nosso orçamento estava super limitado. Mini wedding foi a melhor escolha que fizemos, porque no dia da festa e da cerimônia, eu olhava para as pessoas e conhecia todo mundo. Eu sabia que cada convidado que estava ali tinha um papel importante na minha vida e isso foi super recompensador. Sem contar que esse estilo de festa é mais “livre”. Deixei de lado várias convenções sociais, aquele tipo de coisa que tem em todo casamento, igualzinho e previsível, sabe? Fizemos tudo com a nossa cara, do nosso jeito, e a maioria das coisas de decoração e lembrancinhas, eu mesma fiz sozinha. Isso deixou a festa mais original e ainda economizamos.

 

Você acrescentaria mais algum item na lista? Compartilha nos cometários!

Decidiu fazer um mini wedding? Confere essas dicas de por onde começar.