A dica de hoje é um coringa para qualquer decoração de casamento. As cortinas de servem tanto para lugares grandes – para preencher mais as paredes ou criar divisórias entre espaços, quanto para lugares pequenos, já que esse tipo de decoração se adapta facilmente e pode não ocupar tanto espaço no salão.

Além disso, é super fácil de fazer em casa e também baratinho de comprar todos os materiais. Vários sites na internet vendem modelos prontos, mas hoje mostraremos cinco tipos de cortinas de casamento e como fazer para deixar sua cerimônia linda sem abrir mão da economia!

 

Cortina de fitas:

As cortinas de fita são super fáceis de fazer. Podem ser produzidas com tecidos coloridos ou até mesmo de renda. O legal é combiná-las com a decoração da festa e também misturar estampas, tecidos e cores. Você também pode amarrar junto às fitas de tecido fios de nylon com cristais, fios de led, fotos, etc

Imagem: Pinterest

Imagem: Pinterest

Cortina de papel:

As cortinas de papel são super versáteis, mas exigem um pouco mais de habilidade manual na hora de fazer origamis ou cortar formatos de borboletas ou corações. Para o material, você pode usar aqueles restos de cartolina ou até mesmo jornal – pintados ou não.  

Acesse aqui dois tutorias que ensinam a fazer origami de borboleta e origami de Tsuro (aquele com formato de pássaro).

Imagem: Pinterest

Imagem: Pinterest

Imagem: Pinterest

Origami de Tsuro, um clássico! Imagem: Pinterest

Cortina com flores e plantas naturais:

As cortinas de flores naturais são muito bonitas e dão aquele toque de frescor ao ambiente. Porém, elas têm um custo maior e devem ser preparadas no máximo no dia anterior à cerimônia, já que podem murchar. Uma boa dica é usar garrafas e vasos suspensos, com um pouquinho de água. Se você não tem experiência em trabalhar com flores e arranjos, dá para optar por folhagens.

Imagem: Pinterest

Imagem: Pinterest

Cortina de luz:

As cortinas de luz para casamentos à noite são uma ótima pedida. Essas cortinas são as mais amadas pelas noivas! (Você lembra daquele post aqui no blog no qual esgotamos as cortinas de lampadas promocionais?) Elas ajudam a iluminar o cenário de uma forma bonita e romântica, servindo para a decoração também. O ideal é usar lâmpadas de led e sempre conferir se há tomadas por perto no salão. Lojas de materiais elétricos e lojas online costumam vender fios de led bem baratinhos. Prefira os brancos ou transparentes se o seu casamento tiver decorações claras, pois assim o fio equilibra o ambiente. Vale também pedir para amigos e familiares as luzinhas de Natal que passam 11 meses do ano guardadas e esquecidas!

Imagem: Pinterest

Imagem: Pinterest

Imagem: Pinterest

Cortina de fotos:

As cortinas de fotos são sempre uma atração à parte nas cerimônias, já que narram diferentes momentos da vida dos noivos e ainda deixam o casamento personalizado. Elas podem render boas risadas e lembranças quando os convidados olharem a decoração.

Para fazer, bastam fios de nylon para pendurar. Uma dica é colar as fotos em um pedaço maior e colorido de papel e depois, nesse papel, fazer o furo para passar o fio e dar um nozinho. Assim você não corre o risco de estragar nenhuma das imagem.

Imagem: Pinterest

Imagem: Pinterest

Imagem: Pinterest

E a dica final é: não tenham medo de misturar elementos! Vale misturar corações de papel com fitas, flores ou luzes, por exemplo.

Gostou das dicas? Comente aqui ou marque sua amiga noivinha!