Meninas, apesar de o Brasil ter em sua maior parte um clima tropical, não podemos esquecer das noivas que moram em regiões com um inverno mais frio… e escolhem casar nessa época! Neste post, tem dicas preciosas para estas cerimônias, que pedem um clima mais aconchegante. Olha só:

 

Vestido:

Para as noivas, vale apostar em vestidos mais fechados e com tecidos mais encorpados,  como, por exemplo, o tafetá, para proteger do frio. Vestidos de noiva com mangas longas são os mais disputados e, para as saias, várias sobreposições. Essa é a época ideal para quem gosta de modelos princesa, com saias volumosas, por exemplo.

vestido-de-noiva

Foto: Constance Zahn

Mas se você gosta mesmo de modelos de manga curta, outra opção é usar uma echarpe ou estola por cima do vestido. Geralmente são facilmente encontradas em lojas de alugueis e a vantagem é que, na hora de dançar e curtir a festa, é só tirar e pronto – passar calor não é uma opção!

Os modelos mais comuns são as feitas de pele fake, mas também tem modelos de lã, crochê e até mesmo capas são bonitas para combinar com o vestido. O mesmo vale para as madrinhas e a mãe da noiva, que também tem a opção de combinarem seus vestidos com lenços e echarpes cobrindo os ombros. Aqui vão algumas opções:

Vestido de noiva com estola.
Foto: Revista CARAS

Vestido de noiva com capa.
Foto: Revista CARAS

Foto: maismulheres.com

Casamentos.com.br

Uma ideia de lembrança para entregar durante o casamento são lenços e echarpes para manter os convidados despreparados aquecidos. Modelos de cetim ou algodão são mais baratos que a seda. Além disso, por terem pouco volume, é possível dobrar e entregar em caixinhas para os convidados.

Foto: Monique Hessler

 

Make:

A maquiagem nos casamentos no inverno tem a vantagem de se manter mais facilmente intacta, longe do suor do clima quente. O importante é manter a pele hidratada para não ressecar com o frio. Os lábios, por exemplo, são mais delicados e descamam muito no inverno. O ideal é manter uma rotina durante a semana do casamento para hidratá-los.

No inverno também é mais comum usar tons mais fortes para a maquiagem! Claro que isso sempre depende do gosto da noiva e do momento do dia em que acontece a festa, né?

Dica preciosa: O inverno pode ser uma época bastante úmida, então é interessante optar por maquiagens a prova da água para garantir melhor durabilidade.

Foto: salveanoiva.com

Maquiagem pele negra

Foto: eucapitu.com

 

Comidas:

No buffet, dá para investir em caldos e sopas. Para mantê-los quentes, o ideal é deixar dentro de uma panela com rechaud (dá para fazer com uma velinha na parte de baixo da panela) e os próprios convidados se servem para não esfriar. Além disso, o clima é propício para petiscos e comidas com queijo e pães e bebidas como vinho, chás, café e chocolate quente. Um típico café colonial!

Foto: Bridal Guide Magazine

Que tal uma mesa só de café e chocolate quente?
Foto: STONEWOOD

Foto: Anders Ruff and AR Workshop

Foto: Ideias em Casa

 

Flores:

As flores podem variar muito de preço conforme suas épocas, como falamos nesse post sobre o buquê. Algumas que nascem durante o inverno, e podem ter um preço mais em conta, são as rosas, hortênsias, flores de cerejeira, azaleia e camélia. A boa notícia é que, num clima mais friozinho, a chance delas durarem mais é maior!

Buquê de hortênsia.
Foto: noivaseetc.com

Enfeite de hortênsia.
Foto: noivadeevase.com

 

Você também pode apostar nas folhagens para decorar, pois são super baratas. Troncos e galhos que são descartados podem virar lindos arranjos, banquinhos, suporte de vela…

Foto: @jennikayne

Foto: Tati Tagliari

Foto: MODwedding

Foto: bridetobride.com.br

Foto: Casar é um Barato

 

Cores e decoração:

No inverno, cores quentes e fortes como tons de vermelho ou dourado criam um clima aconchegante ao espaço. Para quem tem medo de usar cores escuras, vale colocar essas cores somente nos detalhes da festa. Aqui temos algumas combinações de cores lindas:

Marrom + tonalidades de cinza e azul claros:

 

Foto: MyWeddingStyle

 

Bordô + chumbo + marrom + rosa claro:

Foto: ElegantWeddingInvites

 

Tons de verde + cinza + branco:

Foto: Fab Mood

 

Cinza + violeta + tons de roxo + rosa claro:

Foto: ElegantWeddingInvites

Velas e luzes amareladas criam um ambiente aconchegante, além de ser uma decoração fácil e barata. Além disso, é possível utilizar materiais como garrafas antigas, galhos e folhagem como falamos aqui, aquelas bolinhas e luzinhas de natal guardadas no armário entre outros objetos antiguinhos que você encontrar. Assim, os convidados vão se sentir em casa! Uma dica é usar madeira para cadeiras e mesas, pois o vidro e cromado são materiais gelados.

E além disso, porque não usar materiais da sua própria casa para criar um clima mais aconchegante? Da para apostar em baús de madeira para guardar algumas coisas como lembrancinhas ou até mesmo aquelas colchas no estilo vovó para cobrir sofazinhos e cadeiras. <3

foto: Planejando Meu Casamento

 

Local:

O local, principalmente para cerimônias noturnas, deve ser fechado ou ter um aquecimento externo, impedindo que os convidados passem frio com as temperaturas mais baixas de noite. Toldos também são bem-vindos para evitar garoa e não dissipar o calor gerado por aquecedores. Todos esses materiais podem ser alugados, mas também podem encarecer o orçamento. Em cidades mais frias é comum encontrar locais com lareiras ou aquecedores à gás, por exemplo.

Quando for escolher o lugar, também vale lembrar que ambientes menores são mais quentes do que ambientes com tetos altos e sem nenhuma divisória. A decoração com velas  e com várias lâmpadas também esquentam o lugar.

Foto: noivasderibeiraopreto.com.br