Para as noivas que ficam ansiosas esperando passar o dia para casar de noite, ou aquelas que gostam de acordar cedinho, pois preferem aproveitar o dia ao máximo, a solução pode estar em fazer o casamento de manhã! Quem já pensou nisso?

Este tipo de cerimônia vem ganhando cada vez mais fãs e pode ter várias vantagens, como a redução do custo quanto ao local da festa ou com buffet. Pra inspirar quem está pensando no assunto, levantamos 7 motivos para fazer seu casamento pela manhã. Vem ver:

  1. Os melhores horários para fotos

As fotos dos noivos podem ser tiradas logo no início da manhã, ou também no entardecer, após a festa. Os dois momentos do dia são os que rendem mais fotos bonitas, pois a luz está suave. O sol pelo meio dia faz com que as fotos tenham muitas sombras. No verão, esses momentos são mais fresquinhos e os noivos não passam calor e suam durante as fotos também.

foto casamento manhã

Foto: Bruno Piccoli

casando pela manhã

Foto: BRIDES

  1. Muitos convidados vão preferir

Casar pela manhã é um grande benefício para quem tem parentes idosos ou crianças. Geralmente eles não conseguem aguentar festas que se estendem pela madrugada. Também é importante não marcar a festa muito cedo, lembrando que os convidados devem ter tempo de se arrumar tranquilamente como você. Uma cerimônia com início pelas dez horas pode ser o ideal.

avós casamento dia

Foto: @theknot

Casamento com crianças

Foto: Casar é um Barato

  1. Menos custo de iluminação e som

Em festas de noite, a maioria dos casais contratam DJs para animar a celebração. Para festas durante a manhã, os noivos podem optar por contratar uma banda para tocar ao ar livre, por exemplo.

Nos casamentos pela manhã a iluminação é um custo a menos, principalmente se o casamento for realizado completamente ao ar livre. Se a festa se estender até o entardecer, é possível instalar algumas luzinhas led como as de natal ou tochas.

casamento final da tarde

Foto: Pinterest

  1. Criatividade e economia no buffet

Casamento de manhã combina muito com um brunch! O Brunch é uma mistura de café da manhã (em inglês breakfast) com almoço (em inglês lunch). A ideia é fazer um café reforçado, com frutas, pães, geléias e pastas, frios, salgados e biscoitos, misturando também com alguns pratos como sopas, panquecas e saladas. A hora do brunch se estenda durante o fim da manhã, pelas 11 horas, até mais ou menos 13 horas, período em que pode ser cortado o bolo do casamento. O Brunch é ideal para casamentos pela manhã em que os noivos queiram fazer algo diferente e baixar o valor do orçamento. Fazer um almoço pode sair mais caro pelos ingredientes que são usados. Para optar por um almoço mais barato, escolha pratos como massas ou cremes, que não exigem acompanhamentos e custam pouquinho.

Casamento Brunch

Foto: zarex.com.br

comidinhas para casamento

Foto: lovelaughmirch

  1. Os lugares são (em geral) mais baratos

As noites, principalmente de finais de semana, são os períodos mais disputados em salões de festa. Por isso, fique atento aos preços elevados em tais momentos. Casamentos pela manhã diminuem os custos. Você pode optar por uma infinidade de locais, como: uma casa com quintal, se o casamento for para poucos convidados, sítios ou fazendas, salões de condomínio (a maioria deles não permite festas com som alto pela noite) ou até mesmo restaurantes ou cafeterias que alugam seus espaços. Lugares bonitinhos podem poupar os noivos de gastarem muito com a decoração.

casamento com almoço

Foto: Revista Cláudia

Casamento restaurante

Foto: embrevecasados.com.br

Foto: applebrides.com

  1. Maior liberdade no vestido e terno:

Em casamentos pela manhã, o vestido da noiva pode ser algo mais simples e casual. Ao invés dos brilhos e saias armadas, invista em rendas, tecidos trabalhados e saias fluidas. Não tenha medo de fazer diferente que o tradicional! Vestidos descontraídos e confortáveis são a cara dos casamentos ao ar livre e durante o dia

Para os pés, também vale apostar em sapatilhas delicadas ou até mesmo no tênis. Principalmente se o casamento acontecer em áreas externas sem piso, afinal o salto pode ficar afundando na terra.

Casamento vestido noiva manhã

Foto: Meu Casamento

Para os noivos, ternos claros combinam bem com o dia, principalmente em casamentos ao ar livre. para um look mais informal, é possível descartar o terno completo e usar somente a calça social ou optar por um blazer com calça. Os detalhes fazem toda a diferença, como gravatas borboletas, suspensórios…

Foto: A Noiva de Botas

  1. Maquiagem e cabelo mais naturais:

Para a maquiagem, invista em um look natural. Você não precisa cortar os tons coloridos, mas é bom tomar cuidado com a quantidade que será aplicada. Maquiagens muito carregadas, com muitas camadas de base ou blush, podem ficar marcadas e muito aparentes com a iluminação em um dia de sol. Apostar em tons marrons nos olhos ao invés de preto pode ser uma grande pedida!

Para o cabelo, a noiva também pode optar por penteados descontraídos ou até mesmo deixá-lo ao natural. Para um look mais descontraído, a noiva pode trocar itens tradicionais, como o véu, por coroas de flores.

maquiagem noiva natural pele negra

Foto: Eu Capricho

maquiagem casamento natural

Foto: elasamamblog.com.br

Foto: Tati Tagliari

Foto: Casar é um Barato

  1. Menor horário da festa:

Casamentos pela manhã tem um horário reduzido de festa, e portanto, um menor consumo. Durante a noite, casamentos que emendam janta + cerimônia + festa podem se estender até altas horas na madrugada, e com isso os noivos devem pensar em abastecer as comidas e bebidas durante todo esse horário.

Sugestão de cronograma:

Para organizar sua festa pela manhã, elaboramos uma sugestão de cronograma. É importante começar cedo os planejamentos, pois assim, se houver imprevistos, o casamentos não irá atrasar e se estender além do horário estipulado.

7h – Acordar

7h30 – Produção do cabelo e maquiagem

9h – Fotos dos noivos

9h30 – Chegada dos convidados

10h – Início da cerimônia

10h30 – Votos: finalmente casados!

11h – Recepção/ Brunch e foto com convidados

12h – Almoço, caso o casal opte por servir pratos

13h – Brinde aos noivos

13h15 – Dança dos noivos

13h30 – Hora de cortar o bolo

14h –  Segue o baile!

15h30 – Encerramento