Cada vez mais casais optam por cerimônias em ambientes abertos e também em lugares turísticos, como praias e regiões serranas. O ambiente é grande parte da cerimônia, pois pode proporcionar momentos diferenciados com os convidados, além de render fotos lindas. Porém, o que a maioria dos noivos não sabe é que, ao realizar em um local diferente o casamento, uma série de precauções devem ser tomadas.

Dessa necessidade de entender exatamente quais medidas devem ser tomadas para casamentos que fogem do tradicional surgem as assessorias especializadas. Você sabe o que elas fazem?

Créditos: André Martins Fotografia

O que é uma Assessoria Especializada?

Devido às grandes possibilidades do mercado de casamentos hoje, que contemplam inúmeras cerimônias diferentes, em locais cada vez mais inusitados, as assessorias buscam se especializar em alguns tipos de cerimônia e eventos para garantirem uma melhor qualidade em atender aquele serviço. Por exemplo, criando vínculo com fornecedores locais para baratear os custos ou indo atrás de alvarás e documentação junto às prefeituras – nem toda assessoria verifica isto. Imagine que, quanto mais abrangente uma empresa tenta ser, mais difícil vai ser de ela conhecer detalhes sobre aquilo que você deseja! Esse é o grande diferencial das assessorias especializadas!

Créditos: André Martins Fotografia

E qual o papel da Assessoria em um casamento?

Uma assessoria organiza todo o casamento, sempre de acordo com a opinião dos noivos. Eles te ajudam em todo e qualquer problema, até mesmo aqueles que acontecem em cima da hora do casamento. O buffet que atrasou, o fotógrafo que não apareceu ainda ou o dono do espaço que está cobrando indevidamente pelo uso, tudo isso é trabalho para a assessoria. A assessoria acompanha todos os passos dos noivos, tudo para não gerar qualquer estresse e o momento ser o mais bonito e tranquilo de todos.

Créditos: André Martins Fotografia

Para entender um pouco mais como funciona a Assessoria, conversamos com a Flávia Herrera, que hoje comanda a Assessoria Especializada Castelos Eventos e está há cinco anos no mercado. Ela explicou que algumas das atividades convencionais que a assessoria completa oferece são:

– Montagem do briefing e escopo conforme budget e planilha de despesas do casal para possíveis alterações e aprovação; 

– Envio de orçamentos dos fornecedores para apreciação e aprovação;

– Agendamento das reuniões com os fornecedores;

– Auxílio na elaboração do contrato junto dos fornecedores (forma de pagamento e demais condições); 

– Repasse de descontos adquiridos na negociação;

– Acompanhamento nas reuniões com fornecedores, em degustações e visitas;

– Planejamento do evento (com sugestões, ideias criativas…);

– Orientação a respeito dos diferentes tipos de cortejo;

– Acompanhamento, recebimento e conferência dos produtos e serviços contratados no dia;

Créditos: André Martins Fotografia

– Acompanhamento da montagem do evento conforme contratado pelos noivos;

– Coordenação dos horários, juntamente com toda a equipe do buffet para início e término dos serviços de alimentos e bebidas contratados pelos noivos; 

– Acompanhamento do desempenho e programação no dia do evento de todos os serviços contratados, seguindo o cronograma com ‘aceite’ dos noivos;

– Acompanhamento e atendimento dos profissionais contratados, permitindo que os convidados e noivos também aproveitem a festa;

Créditos: André Martins Fotografia

– Identificação dos presentes entregues no local (caso tenha);

– Organização no dia e prévia caso tenha alguma homenagem ou similar;

– Repasse das músicas – playlist – com a banda (ou músicos…) escolhidas pelos noivos;

– Coordenar os momentos tradicionais: dança dos noivos, corte do bolo, brinde com pais e padrinhos, gravata, homenagens, etc;

– Readequação de cronograma conforme possibilidade mediante possíveis atrasos, imprevistos e demais intercorrências durante o evento;

– Distribuição de lembrancinhas, kit balada, direcionamento e instrução aos convidados;

– Guardamos os doces/ bolos, assim como lembrancinhas e similar, caso sobre e solicitado;

– Conferência de bebidas e recolhimento e conferência dos itens do casal.

 Além de outros serviços opcionais como: RSVP, mapa de mesa e recepção.

Créditos: André Martins Fotografia

As diferenças entre uma assessoria parcial, completa e do dia:

Em uma assessoria parcial, os noivos podem contratar somente alguns serviços e descartar os que não interessam para eles ou que já haviam contratado. Por exemplo, se você tiver um serviço de buffet que vai contratar em separado, você pode dispensar esse serviço de intermediação da assessoria. Mas é bom tomar cuidado, pois nem todas assessorias oferecem essa opção e além disto para estes contratos não haverá verificação por parte da assessora, então o cuidado deverá ser redobrado pelos noivos.

Já a assessoria completa inclui um acompanhamento dos noivos desde o momento inicial das pesquisas, solicitações de orçamento, visitas técnicas, degustações, verificação de minutas e demais condições, até o momento do final da festa de casamento (até mesmo em questões pós casamento, se necessário).

Créditos: André Martins Fotografia

Uma assessoria do dia é voltada a auxiliar somente no dia da cerimônia, desde o momento em que a noiva está se arrumando até o final da festa. Nesse caso o profissional cuida de todas as demandas dos fornecedores, de questões dos convidados, de atrasos e imprevistos durante o grande dia. Tudo para garantir que no momento de curtir a noite os noivos não sejam incomodados.

Quanto custa uma Assessoria Especializada?

O valor de uma Assessoria custa cerca de R$ 5.000,00. Flávia lembra que o valor investido normalmente retorna aos noivos, pois as assessorias trabalham com parceiros, oferecendo descontos exclusivos com qualidade. A contratação individual sai, às vezes, até 40% mais caro do que o valor pago quando a assessoria negocia com fornecedores recorrentes.

Créditos: André Martins Fotografia

A assessoria vai te ajudar a analisar contratos e com sua expertise irá questionar e pontuar questões importantes que deverão ser levantadas antes da assinatura e que comumente são deixadas de lado pelos noivos. A assessoria é a razão com coração visto os noivos normalmente estarem com apenas o coração nos fechamentos. É preciso dar atenção ao que está incluso, o que é permitido e não é, e isso é muito importante para garantir que não haverão imprevistos ou gastos de última hora.

Siga a Castelos no Twitter , Instagram e  Facebook