Os votos de casamento estão cada vez mais populares por aqui. Essa tradição, bem popular nos Estados Unidos, combina muito com as cerimônias cada vez mais personalizadas pelos noivos. Fugindo da tradição, daquele roteiro pré-estabelecido do casamento, do “até que a morte nos separe”, os votos de casamento são ótimos para expressar o sentimento mais verdadeiro do casal. E não há dúvidas, eles emocionam muito todos os presentes!

Porém, para algumas pessoas é muito difícil colocar toda essa emoção traduzida em um papel. Por isso, esse post é para ajudar os casais com esse momento – hey noivos, estamos falando também com vocês! Separamos várias dicas para te ajudar a fazer um depoimento emocionante.

Separem o lencinho e vamos lá:

1. Não deixe pra última hora!

Quanto mais em cima da hora do casamento, mais pressão você terá para escrever os votos rapidamente. E a pressão para escrever algo é sua maior inimiga! Ela que vai causar aquele branco desesperador. Por isso, nos meses em que você planeja o casamento, vá pensando nos votos. Sinta-se inspirado pelos momentos que vocês estão tendo juntos e aproveite a procrastinação para escrever rascunhos.

Uma dica para escrever bem e de forma organizada é listar tópicos do que você quer falar. Assim, você pode retomar de tempos em tempos e reorganizar o que você vai falar de acordo com as conexões que criar entre eles. A noiva Juliana fez seus votos para o noivo Daniel em formato de listinha e ficou super emocionante.

2. Não precisa ser textão

Você não precisa ter um textão para dizer que dedicou tempo aos votos. O que importa mesmo é o conteúdo. Não se preocupe com o número de linhas que você irá falar. Tem muito texto longo com menos palavras expressivas e menos sentimento do que um parágrafo único, mas cheio de amor. Além disso, textões podem fazer as pessoas dispersarem do seu conteúdo. Ninguém aguenta ficar mais de 10 minutos ouvindo a mesma pessoa falar, né?

No casamento da Rafaella e do Rafael, o noivo fez um discurso curtinho, mas surpreendente e lindo!

3. Seja sincero (incluindo com você mesmo)

Não adianta: você deve ser sincero com seus sentimentos e com seu jeito. Se você não é uma pessoa brincalhona, não precisa fazer piadas durante os votos. Assim como você não precisa falar que foi um amor à primeira vista se não foi. Os melhores votos são aqueles em que os noivos são verdadeiros com a sua história.

O noivo Guilherme é super engraçado e resolveu fazer um relato sincero sobre a construção de seus votos de casamento. Confira aqui:

4. Evite os clichês

Se puder, evite as frases prontas. Quanto mais o texto for genérico, como os disponíveis facilmente na internet, menos personalidade e sentimento próprio ele terá. Mas isso não significa que você não pode usar aquela rase incrível que você salvou nos preferidos do Instagram – é só não deixe que o seu texto suma no meio delas.

Esse noivo surpreendeu a todos quando declarou seu amor!

5. Histórias do casal sempre emocionam

Um coringa na hora dos votos é falar sobre histórias que vocês viveram juntos. Então pense sobre quando vocês se conheceram, sobre as suas rotinas, viagens juntos… Fale sobre seus sentimentos naqueles momentos.

A Naiara falou sobre o momento em que conheceu seu noivo de uma forma super divertida e sincera. Vem ver:

6. Aproveite o momento

Não deixe esse momento escapar! Ele é lindo e super especial, então aproveite cada segundo. Não fique atento só ao seu texto, mas preste atenção na emoção do (a) companheira(o) e dos convidados. Não leia correndo para acabar com o nervosismo. E para aqueles mais confiantes, por que não improvisar de acordo com o que acontece na cerimônia? Falar sobre o momento que vocês estão vivendo e sobre o que você está sentindo durante o casamento é uma maneira espontânea de abrir seu coração.

O noivo Dim pediu para sua noiva, Silvia, que fechasse os olhos e ouvisse os sons no momento do casamento.

7. Fale sobre o futuro juntos

Aproveite o momento para fazer suas juras de amor. Fale sobre o que você espera do futuro juntos e dos seus sonhos. Essa noiva falou sobre como seria o futuro com o seu noivo e aproveitou o momento para anunciar a gravidez!

Noivinhos, gostaram das dicas? Escrevam pra gente como serão seus votos nos comentários!