A Cerimônia das Areias vem se popularizando, mas muitos noivos ainda desconhecem essa prática e seus significados. Para quem ainda não conhece, esse ritual é muito praticado por casais que não tem uma religião ou que tem religiões diferentes e não vão realizar seu casamento em nenhuma delas. Porém, por ser uma cerimônia linda, ela é incorporada até mesmo em casamentos religiosos – se o celebrante aceitar, é claro.

Cerimônia ou Ritual das Areias:

Assim como os casamentos não tradicionais tem ganhado vários adeptos, cerimônias como essa são ótimas para quem vai casar em um sítio ou na praia, por exemplo. Também é uma ritual lindo para quem vai casar pela segunda vez e não quer casar no religioso novamente. Por isso separamos aqui tudo o que você precisa saber para fazer uma cerimônia das areias no seu casamento.

– Os noivos Dannyella e Carlos Eduardo e os noivos Marina e Gabriel fizeram seus casamentos com cerimônias da areia e contaram tudo aqui no blog! –

casamento não religioso

Noivos Marina e Gabriel.

casamento não religioso

Noivos Dannyella e Carlos Eduardo.

Cerimônia das Areias – qual o significado?

As areias usadas no ritual das areias são de cores diferente e cada uma traz um significado especial:

  • Vermelha – amor, paixão
  • Verde – esperança, tranquilidade
  • Amarela – luz, energia, prosperidade
  • Rosa – romantismo, sensualidade
  • Azul – saúde, serenidade

No ritual das areias, o vaso vazio significa a vida do casal após o casamento, que ainda não começou a ser preenchida de momentos. As areias, com as cores escolhidas, representam os noivos e tudo o que eles carregam consigo (suas histórias). O despejar conjunto das areias no vaso sinaliza a entrega ao casamento. No final, a areia misturada é inseparável, assim como a relação do casal.

casamento não religioso

Foto: bodasyweddings.com

Como funciona a cerimônia das areias?

Quando somente os noivos participam da cerimônia, são colocados no altar dois vasos com areia, um para a noiva e outro para o noivo – cada um de uma cor – e um terceiro vaso, maior e vazio. Seguindo a orientação do celebrante, a noiva e o noivo pegam seus vasinhos e vão despejando juntos as areias no vaso maior.

Em outra versão da cerimônia, são disponibilizados vasos com areias coloridas também para os pais dos noivos, para os padrinhos e convidados especiais (avós, filhos, etc.). Primeiro, pai e mãe da noiva e do noivo colocam suas areias. Em seguida vêm as areias dos padrinhos e convidados, cada uma de uma cor. No final, as areias dos noivos, para celebrar a união de todos em torno da nova família.

Quando a festa de casamento acabar, o casal leva o vaso com as areias para casa. Vocês terão um símbolo do seu amor e relembrarem este momento.

casamento não religioso

Foto: salveanoiva.com

O que falar durante a cerimônia das areias?

As falas podem variar muito de acordo com o celebrante. Inclusive, se for algum parente ou amigo, ele pode usar momentos do casal para ilustrar a cerimônia. Achamos esse textinho na internet para ter uma base na qual se inspirar:

Hoje, os noivos escolheram para comemorar seu casamento a celebração da cerimônia de areia. Essa cerimônia simboliza a união entre os noivos em uma relação nova e eterna conjugal. Os dois frascos separados de areia simbolizam suas vidas separadas, as famílias separadas e diferentes conjuntos de amigos. Representam tudo o que somos. Representam também a sua vida antes de hoje. Cada grão de areia nos recipientes separados representa um momento único e distinto, uma decisão,um sentimento ou evento que ajudou a formar em indivíduos distintos e únicos, que são hoje. Quando esses dois recipientes de areia são derramados no terceiro vidro, os recipientes individuais de areia deixarão de existir, mas serão unidos como um só. Da mesma forma que esses grãos de areia nunca pode ser separado e derramados novamente nos recipientes individuais, assim será o casamento de vocês. (via coisasdenoivas.blogspot.com.br)

casamento não religioso

Foto: respireecase.com.br

E aí noivinhos, fariam uma cerimônia das areias nos seus casamentos? Comentem aqui!