62 dias = A quase dois míseros meses!!!

Gente do céu…quando muitas pessoas me diziam que o tempo VOA nos últimos dias, eu não acreditava. Mas voar é pouco: Em um piscar de olhos você estará com uma caneta na mão escolhendo como irá se chamar dalí em diante. Um misto de alegria, ansiedade e até calmaria, toma conta de você. É muito bom. Um pouco cansativo, mas muito muito bom curtir cada momento =)

Bom, ontem mais uma pequena emoção somou-se a estes dias: Marcamos a data do casamento civil. Foi tudo muito rápido e lá mesmo tirei muitas dúvidas.

Como é isso?

Um dia qualquer onde se agenda, com antecedência, seu casamento civil. Eu lí em vários lugares e me aconselharam a ir no máximo 60 dias antes para que houvesse tempo de escolher com calma o dia da união. No nosso caso, agendamos para um sábado em janeiro, um pouco antes do religioso.

Pelo que entendi, cada cartório tem seu calendário de agendamentos e eles podem ser feitos em um dia específico da semana ou em um sábado. Consulte com cautela essa informação no cartório de registro civil da sua região.

O que preciso levar?

– RG, CPF, certidões de nascimento e comprovante de residência originais dos noivos

– Duas testemunhas munidas de RG original

E estas testemunhas?

Eu achava que só poderia ser homem+mulher mas levei duas amigas e deu tudo certo. As testemunhas precisam ser maiores de 18 anos e AAAAAACHO que não podem ser parentes diretas dos noivos. Acho. Confirme isso pois eu esqueci =P

O que vamos preencher?

Um monte de papéis. Mas em suma você vai preencher:

– Onde mora

– Documentos

– Dados dos pais

– Assinar muitas e muitas vezes

– E assinar duas vias de uma declaração de falta de condições de pagamento (mais conhecida como atestado de pobreza, hahahahaha!). O nome é feio mas nada mais é que um alívio para quem realmente não tem condições de pagar pela união. Não sei se o valor é tabelado mas lá eles cobram quase R$ 300 reais…

E o que muda agora?

Bom, você vai informar o Regime de Bens que deseja adotar. O nosso foi de comunhão parcial de bens. Depois cada um indicou como ficará o nome depois de casado (eu terei um Vilela no final =) e só. No final das assinaturas de cada um e das testemunhas, pediram para que um de nós volte ao cartório 11 dias antes da data escolhida para o casamento civil, para saber o horário agendado por eles e trazer um papel com os dados de dois padrinhos. Se você, assim como nós, tiver mais que um casal de padrinhos não tem problema: Leve todos no dia e TODOS assinarão o documento oficial.

É é isso =)

Agora estamos contando pra todo mundo que somos “Pré” ou “Quase” casados. O mais legal de tudo é ver que por mais que o noivo diga que não muda muita coisa, os olhos dele brilham quando ele mesmo diz isso.

Tá chegando \o/

Beijos!