Início » Como definir prioridades no casamento

Como definir prioridades no casamento

Casamento real e econômico | Juliana e Maicon

Você sonha com tudo do bom e do melhor ha muito tempo e não aceita nada menos que isso. Também pudera: estamos falando de um dos dias mais importantes da sua vida! Como abrir mão de um sonho perfeito? Só que o caso aqui é outro: não queremos que falte nada mas se a grana é curta, este é o momento ideal para se aprender algo que ninguém te ensina que é como definir prioridades no casamento. Você já sabe quais são as suas?

O que é prioridade?

Segundo o Michaelis:

prioridade
pri.o.ri.da.de
sf (lat med prioritate) 1 Qualidade ou estado de primeiro; antecedência no tempo. 2 Precedência no tempo ou no lugar; primazia, preferência. 3 Direito de falar primeiro ou de ser atendido em primeiro lugar.

Gosto da palavra preferência. É claro que eu prefiro ter um vestido de noiva lindo ao invés de um meia boca. É claro que eu prefiro uma baita decoração a uma chinfrim. Entretanto antes de “preferência” eu sublinhei: “estado de primeiro”. O que vem primeiro na sua lista?

A pirâmide das prioridades

Já falei sobre ela algumas vezes. Ela é uma forma de organização lógica e muito baseada em tempo x prioridades financeiras.

A Pirâmide das Prioridades

 

Agora, o que você não sabe é que para cada item citado por ela (da parte de Estrutura pra cima), uma analise sobre o que é prioridade PARA VOCÊ precisa ser feita. Para ajudar a descobrir suas reais prioridades, siga o exercício abaixo.

Exercício para descobrir suas prioridades

  • Pegue uma folha de papel, documento no computador, etc, e anote todos os itens que deseja ter em seu casamento (essa lista pode ajudar);
  • Para cada um responda mentalmente essas perguntas:
  1. Sem esse item eu posso me casar com o amor da minha vida?
  2. Sem ele o que vai acontecer ao meu casamento?
  3. Eu posso substituir esse item por outro?
  4. Posso ficar sem ele?
  5. No futuro, revendo as fotos do meu casamento, vou ficar me lamentando pela ausência desse item?
  6. Se no dia do casamento esse item rasgar/quebrar/pegar fogo/faltar/ser esquecido e etc, eu terei um surto psicótico? O que poderia ser usado como plano B? Quem poderia me ajudar em uma situação desagradável?

A partir das respostas que você deu para cada um deles, crie na parte de trás da sua folha um desenho como do exemplo abaixo e vá classificando cada item de acordo com seu nível de prioridade.

Como definir as prioridades do seu casamento

 

***

Pratique hoje mesmo a organização das suas prioridades e economize ainda mais que o previsto. Boa sorte!

Beijos!

Sobre o Autor

Sammia

Rede Casando sem Grana

Buscar Fornecedor