Início » Como incrementar a mesa de doces do seu casamento

Como incrementar a mesa de doces do seu casamento

Como incrementar a mesa de doces do seu casamento

Arrisco-me a dizer que, depois da noiva, o principal foco dos olhares em uma festa de casamento é a mesa de doces do seu casamento. É nela que fica o bolo e as delícias mais esperadas do dia. Quem aí nunca saiu de casa rumo a um casamento já pensando nos docinhos? Porém, muitas vezes, por falta de diálogo entre a decoração e o Buffet, a mesa de doces acaba ficando vazia e tristonha. Para que isso não aconteça, venho dar umas “dicas de mãe” para fazer bonito mesmo que a quantidade de docinhos não seja exorbitante.

Quantidade de doces

Um cálculo médio de doces para casamento é de 4 a 6 unidades por convidados, porém existem fatores que influem no maior consumo deles e para isso estou aqui.

Caso a mesa de doces esteja posicionada no centro da festa, a procura pelos doces será maior, uma vez que os convidados ficarão próximos da tentação, sendo incontrolável resistir a uma ‘beliscadinha’. Então, se os docinhos não estiverem sobrando, posicione a mesa na entrada ou saída do salão.

Como servir

Escolha bandejas, pratos de andares e suportes que estejam de acordo com a decoração e mescle alturas, para criar volume e profundidade.

Em nossa loja temos opções de pratos de andares, pratos com cúpulas, bombonieres e vasos para petit fours. Caso você seja o responsável pela montagem da mesa, confira nossas lindas opções aqui: Loja Eu Faço a Festa – Para servir.

Como incrementar a mesa de doces do seu casamento

Imagem: Dulcineias e Madalenas

Como incrementar a mesa de doces do seu casamento

Imagem: Pinterest

Forminhas de doces são aliadas incríveis para criar volume e beleza na estação de doces, em grande quantidade, o custo das mesmas pode sair alto, mas existe a possibilidade de você mesmo fazer suas forminhas. Veja como aqui: Faça você mesmo forminhas de origami parte 1 e aqui: Faça você mesmo forminhas de origami parte 2.

Controle para mesa de doces

É essencial ter uma copeira ou algum responsável pela mesa de doces, tanto para a disposição dos mesmos, aproveitando ao máximo o espaço e organizando-os de forma atrativa, tanto para recolher as forminhas vazias, repor os doces e evitar com que sua mesa fique bagunçada ou vazia antes da hora.

Ter alguém responsável pela mesa inibe os mais ‘fominhas’ de atacar a mesa antes do momento ideal. Assim o mesmo ficará responsável por liberar as delícias apenas quando as fotos já estiverem sido feitas, ou quando for conveniente para os noivos.

Lembre-se que além dos docinhos na mesa, você precisa de alguns para o serviço volante, então deixe definida a quantidade disponível para a reposição e a quantidade destinada para serem servidos através de garçons.

Decoração para mesa de doces

Capriche na decoração de sua mesa de doces, além dela ser uma das protagonistas da festa e aparecer em inúmeras fotos, quanto melhor estiver decorada, menos vai parecer que você ‘economizou nos doces’.

Como incrementar a mesa de doces do seu casamento

Imagem: Casando sem Grana

Como incrementar a mesa de doces do seu casamento

Imagem: Casando sem Grana

Eu mesma já presenciei casamentos pra lá de chiques, onde a mesa de delícias era uma imponente mesa inglesa, mas por ser um espaço muito grande, as bandejas de doces ficaram perdidas na imensidão e ficou parecendo que a quantidade era mínima, mesmo não sendo.

Pense na proporção de espaço e mescle itens decorativos para preencher a mesa. Arranjos florais, velas,vidros, itens vintage e objetos pessoais ficam um charme.

Letras de MDF com as iniciais dos noivos, radinho antigo e porta retratos são presenças muito bem vindas.

Como incrementar a mesa de doces do seu casamento casando sem grana eu faco a festa (6)

Imagem: Dri Castro Fotografia

Provavelmente, se você não pegar doces extras, sua mesa estará em boa parte consumida no final da comemoração, mas para tirar essa impressão de fim de festa, com a mesa ‘pelada’, os objetos decorativos se encarregam de manter a beleza mesmo se não sobrar um único docinho para contar a história.

Ah, sempre tem também o pessoal que faz a ‘limpa’ e leva docinho para Deus e o mundo comer no dia seguinte. Uma forma sutil de evitar isso é não fornecer nenhum tipo de material que possa virar embalagem.

Como incrementar a mesa de doces do seu casamento casando sem grana eu faco a festa (1)

Imagem: Before the Big Day

Exemplos: No meu casamento distribui rasteirinhas, mas ao invés de colocá-las em um saco de plástico ou organza (que vira sacolinha para os doces), entreguei as mesmas unidas por um elástico de cabelo.

Os guardanapos de pano que coloquei para a decoração inicial, foram sutilmente trocados por guardanapos de papel em um momento da festa, evitando com que virassem ‘trouxinha para os doces’.

Caso queira que a mesa permaneça a mais perfeita possível por mais tempo, outra dica é optar pelo bolo fake e servir um bolo de fatias. Assim o mesmo também proporcionará volume e dará a sensação de que está tudo intacto e farto até o final.

Sobre o Autor

Flávia Paiva

Flávia Paiva é fundadora do portal e loja Eu Faço a Festa. Publicitária especialista em marketing digital, festeira de mão cheia e criativa de plantão.

Rede Casando sem Grana

Buscar Fornecedor