Assunto tanto quanto polêmico. Mas não temo nenhum pouco, então falarei sobre.

Já recebí uma meia duzia de emails e já lí em alguns blogs a dúvida do título deste post. Noivas que assim como eu que tem um orçamento curto que não sabem se devem ou não cortar este “gasto” de seu orçamento. No fim, a pergunta é sempre a mesma: “Sammia, o que você acha? Devo ou não contratar uma assessora? Posso chamar uma familiar ou amiga para me ajudar no lugar?”

E eu respondo:

Eeeeeeeeu aaaaaaaacho que NINGUÉM substitui o trabalho deste profissional. Ponto.Claro que se você tentar explicar isso para sua mãe ou sogra que sabem quão curto é seu orçamento, você vai ouvir: “Mas na minha época não havia nada disso! Me casei lindamente e estou casada até hoje e fui muito feliz sem nada disso…”

E sim, ela está certa!

No tempo de nossos pais, os casamentos não exigiam tantos preparativos e preocupações como os de hoje. Tudo era mas fácil de se fazer, de conseguir pagar e de realizar. Porem o que temos de relevar primeiramente é que hoje em dia as coisas mudaram um bocado. As festas ganharam requintes e regras que muitas de nós não abriram mão de forma alguma. Por exemplo: Se você terá uma festa para 200 convidados e não quer que ninguém fique perdido na entrada do salão, ou está perdendo os cabelos pois faltam menos de 2 meses para a cerimônia e você não consegue achar os profissionais finais e não sabe nem por onde começar a organizar tudo; acha razoável perder sua paz se pode contratar alguém que além de te dar a mão em todo tempo ficará ligada nos detalhes para que a sua cerimonia saia perfeita? Estes são só alguns exemplos, há uma gama de tarefas complexas que a cerimonialista desempenha.

Temos ainda a parte dois da pergunta: “…Posso chamar uma familiar ou amiga para me ajudar no lugar?”
Tente não me entender mal, mas eu não faria isso com o MEU casamento, quanto mais com o seu, porquê:

Você pode ter uma grandessíssima amiga que está empolgada a ajudar participando de tudo ativamente. Ela pode sim desempenhar este papel com um enorme sorriso no rosto do início ao fim. Só que o que você deve imaginar é se ela saberá (mesmo combinando tudo direitinho antes) dar conta de tantas atribuições no meio do corre-corre e principalmente se é JUSTO fazer com que ela perca pedaços importantes e até divertidos da festa para desempenhar este papel de rigor.
Você pode ter uma grandessíssima amiga que está empolgada a ajudar participando de tudo ativamente. Só que derrepente na hora do vamos ver, a bonita perde as estribeiras e acabam ocorrendo erros fatais, dos quais só de imaginar você desmaiaria…
E o pior de todos: Sua amiga empolgadíssima e sorridente, sabe se lá porquê, no decorrer de sua festa anda irritada pelos cantos, dizendo a todos que ainda não teve tempo para parar e se sentar para jantar, discutiu com alguém, entrou e saiu da cozinha mais de 100 vezes resmungando alguma coisa…Daí daqui a uns dias será triste ouvir dizer por aí que a pessoa da qual você confiou a ajuda crucial de seu casamento saiu contando aos quatro ventos que foi ELA que organizou tudo e que VOCÊ não estava nem aí pra ela e só queria saber de curtir a festa (?!).

Sério, eu já ouvi falar de amizades que terminaram assim…

Então, meu voto é para que se possível for (Como sempre digo, cuidado com as dívidas…), seja solicitado este serviço. Ficam valendo as mesmas dicas dos posts anteriores sobre negociação de valores e golpes do Constrangimento. E claro, soma-se aí mais uma dose de empatia e simpatia que são fatais nesta “conquista”.

Sei que para algumas meninas que me lêem e sabem do valor que pretendo gastar para o meu casamento, podem achar surreal minha opinião. Disse e repito: Ela é minha. E se você de jeito algum poderá dispor desse serviço eu estarei torcendo para que encontre dentro de você (ou com a ajuda de uma grandessíssima companheira) este toque natural de organização para que seu casamento SEJA PERFEITO 😉

Beijos!