criancas_casamento5
1 Nov

Crianças na festa de casamento

Olá!!!

Hoje trago para a roda uma preocupação particular, que mora na minha cachola…

Como fazer com que a recepção do casamento também seja agradável às crianças?

Porque de tal preocupação? Explico!

Já fomos crianças e, muito provavelmente, já fomos a casamentos quando crianças… E o que ouvimos de nossos responsáveis é: Comporte-se!

Aí você, toda engomadinha, chegava na festa só encontrava coisa de adulto… Comidas e atrações destinadas aos adultos. Mas as crianças estavam ali! Presentes! Com todos os seus encantamentos pelos noivos!

Quando tinha a sorte de ter um parquinho fazia-se a alegria dos pimpolhos! Mas não pode sujar a roupa!

“Ah… E por favor, não se machuque nem quebrem nenhuma louça tá bom?! Tranquilo?!”

Resumindo, você, seus primos e conhecidos estariam todos reunidos, com mais algumas crianças que vocês ainda não conheciam, com toda a energia para queimar! Mas teriam de ficar “bonzinhos”, quietinhos, sem mexer na decoração, sem correr e, de preferência, deixarem os pais a vontade, por que eles queriam aproveitar a festa, que afinal, não se repete todo ano como os aniversários!

O tempo passa, o tempo voa… Era assim quando eu era criança e hoje, mesmo com muitas mudanças, algumas situações permanecem. Digo isso, pois é mais ou menos essa linha de raciocínio que vejo acontecer atualmente quando vou a algum casamento.

Capaz, né, gente! Proibição é o melhor combustível! A molecada faz um auê danado, e seus respectivos responsáveis não estão muito dispostos a fiscalizá-los! Prato cheio para aborrecimentos desnecessários.

Aí a criança está livre, leve, solta e saltitante, sem ninguém por ela e com toda a noite para gastar suas energias correndo pelos corredores das mesas, até se machucarem, brigarem, ou encostarem-se a algum cantinho caindo de sono!

Fonte: Google Imagens

Há quem recomende restrição a presença de crianças nos casamentos. Acho pouco simpático. Imagina “proibir” que os pais levem para a recepção umas fofurinhas como essas da imagem lá em cima do post?!?!

Por essas e outras sempre tive em mente dispor de algum atrativo para os pequenos, e fazê-los sentirem-se parte desse momento.

Calma, não vamos orientá-las a transformarem o casório numa festa de aniversário, colocar palhaço, escultura de bexigas, pintura no rosto, teatro de fantoches, ao som de A Galinha Pintadinha e o Galo Carijó a galinha usa saia e o galo paletó!  Etc… Não!

Penso apenas que é possível divertir o público infantil com aquele tripé:

“Criatividade, organização e paciência”

Em algumas buscas pelo assunto localizei bastante conteúdo, mas em geral contém sempre as palavras “alugue, compre, contrate”, e as dicas acabam sendo pouco aplicáveis à realidade Sem Grana que nos é própria!

A seguir uma listinha de ponderações relativamente econômicas a respeito:

Quantidade de crianças:

  • Identifique a quantidade e a idade aproximadas das crianças entre seus convidados.
  • Por exemplo, aqui em Campinas, nos locais em que já fiz alguma cotação, a cobrança é basicamente a seguinte: De 0 a 5 ou 6 anos não paga / De 5 ou 6 a 9 ou 10 anos pagam 50% / Acima dessa idade cobram o valor total.
  • Você pode agrupar sua lista mirim de convidados seguindo esses grupos.

Instalações:

  • No momento da escolha do local para a recepção, inclua em seu checklist a existência ou não de “Playground” ou espaço recreativo e fraldário.
  • Em caso afirmativo, se contavam com monitoria para as crianças. Se você tem uma quantidade considerável de crianças, releve esse ponto na hora da decisão.
  • Não deixe de observar itens de risco às crianças, como piscinas e lagos desprotegidos, escadas, etc.
  • Se você já escolheu um local e ele não conta com esse tipo de estrutura/serviço, siga adiante.

Possibilidades para ocupar crianças:

A primeira coisa que vem a mente é: desenhos e lápis de cor! É uma excelente atividade, porém, há o sério risco de que não só as folhas sejam coloridas, como também as paredes e toalhas… E que pagará por isso? Tu!

Se você não quiser se arriscar, que tal substituir o desenho por livros infantis, gibis?

“Ah, mas aí vou ter de gastar muito”

Não necessariamente… Faça uma visitinha a sebos! Além disso, existem pequenas coleções com 10 livros cada cujo preço não passa de R$ 10,00!

Fonte: Google Imagens

Massinha de modelar pode ser uma boa também!

Fonte: Mdemulher

Já fez brinquedos de sucata? Eu já e adorava… você pode buscar na internet algumas ideias simples de executar, imprimir (ou copiar) e deixar a disposição junto à algumas sucatas, para que eles façam… Peça aos familiares e amigos para juntarem os materiais para você.

Fonte: Google Imagens

Tem em casa um dominó, tabuleiro de dama, trilha, cartas, jogo da memória, quebra-cabeças, coisas do tipo e que não tenha problema  em, eventualmente, ficar esquecido ou perder peças,  leva pra lá também!

Fonte: Google Imagens

Não tem um playground ou similares no local da recepção?

Que tal identificar um cantinho do salão como espaço das crianças e dispor ali alguns desses passatempos?

  • Se alguém puder lhe emprestar um tapete de EVA fica ótimo! Se não, determine qual será esse espaço e faça uma identificação (letreiro, fitas coloridas)

 

Fonte: Google Imagens
  • Fantoches também podem ser deixados para as crianças! E você pode fazer!

Fonte: Google Imagens

A recepção é ao ar livre?

Você pode estimular algumas brincadeiras coletivas antigas que estão esquecidas pelas crianças hoje habituadas à tecnologia. Brincadeiras de roda, passa-anel, mamãe da rua colorida, amarelinha, corda, pião, bolinha de gude, elástico, bambolê, vai-e-vem, quem lembra mais?!

 

Fonte: Google Imagens

Selecione as instruções na Internet, imprima, ou copie, e peça a alguém que espalhe pelo local. Os fotógrafos iram gostar de fazer cliques dessa turma!

Comida para crianças?

Muitos cardápios são compostos de coisas que crianças não se sentem atraídas a provarem… Por isso, verifique a possibilidade de dispor uma mesa nesse espaço com refrigerante, suco, copos descartáveis, salgadinho, lanchinho ou aperitivo que criança coma!

Se você gostaria muuuito seguir o tutoria da Gabi e fazer cupcakes, mas o número de convidados impede, não seria uma boa prepara-los para os mirins?!

Fonte: Arquivo Pessoal Gabi Gasparin

Relembre: Faça você mesmo meu amor | Cupcakes

E se gostou da dica dos lanchinho rápidos, pode incorporá-la para seus convidados mirins também!

Lancinhos rápidos e práticos para o seu casamento!

Jogando o buquê para crianças

Já reparou na carinha de dó que elas ficam na hora em que a noiva joga o buquê para as titias, digo, solteiras? Corta-me o coração!

E se você convocar as crianças e jogar uns pirulitos, balas, chicletes?

Acha que vai dar tumulto? Conte o total de crianças, monte uma sacolinha surpresa com essas guloseimas e peça a alguém para entregar aos pimpolhos.

Mas não tenho espaço nenhum para crianças!

Se não houver nenhuma disponibilidade de espaço diferenciado para as crianças, você pode incluir um brinquedo simbólico como lembrancinha, junto com as lembrancinhas dos adultos!

Bolinhas de sabão!

Nenhuma das alternativas anteriores, mas ainda está preocupada com o que fazer para os pequenos? Bolinhas de sabão! As crianças adoram, e exigirá pouco trabalho e espaço para utilização!

A questão de monitoria

Caso o serviço contratado não disponibilize desse serviço e você não disponha de fundos para bancar mais um fornecedor (e isso é bem provável), mas ainda assim gostaria de dispensar essa atenção às crianças que estarão presentes em seu grande dia, organize suas ideias e preferências, veja o que é possível ou não em sua realidade financeira e espacial e divida suas considerações com os responsáveis pelas crianças!

Explique para eles como as crianças serão recepcionadas, peça que expliquem para os filhos e que no dia te ajudem na tarefa de distrair as crianças (encontre as palavras para dizer com sutileza que haverá alguns passatempos, mas que é importante que eles fiquem de olho em suas crias).

Bacana né!?!?

Tenho certeza de que esses incrementos não terão pesos absurdos em seus orçamentos, mas farão um grande sucesso entre os pequenos, e esses lembrarão com muito carinho de seu casamento!

E então!?!?

Conte-nos seus anseios e inspirações, dúvidas e aflições!

Escreva para: maristella@casandosemgrana.com.br

Beijos!

 

Por Maristella Soares

Saiba Mais sobre o Autor

Posts Relacionados

Comentários

  1. Juliana Souza diz:

    Aaahh! Nem tinha pensando nisso! Acho que quando casar não vai haver muitas crianças… mas como não se sabe, é uma boa anotar essas dicas maravilhosas! Nossa, muito boas!

    1. Obrigada Juliana!

      Beijão

  2. Pamella Rafaela diz:

    Adoreiiiii as dicas!
    Ate pq vivo rodeada de crianças que considero meus filhos de coração!!!
    Ideias legais e cm custo baixo.

    1. Fico feliz por ter gostado… Beijos

  3. gisele diz:

    Nossa vc leu meus pensamentos!!!Vou colocar no meu logo um balão pula pula!! Eu sei que vai ter gente que vai achar estranho!!

    1. Maristella Santos diz:

      Maristella by O Astro rsrs

      Gisele, garanto que as crianças não acharão nada estranho…

      Podem ficarem surpresas, pois não é habitual encontrarem tamanha diversão em casamentos… Mas ô supresa boa que você dará à elas, hein! = ]

      Beijinhos

  4. Bianca diz:

    Eu também acho chato proibir crianças… Caso daqui uma semana :O rs e o casamento é para 130 pessoas e tem umas 12 crianças. Como o lugar é meio pequeno a única coisa que deu pra pensar foi uma mesa de guloseimas para crianaçs! Que foi a mesma fornecedora da cascata de chocotale que forneceu!

    Adorei o post!

    Beijos :*

    1. Maristella Santos diz:

      Estranho, né Bianca?! Curto não!

      Hummmm… Não deixa os marmanjos atacarem as jujubas dos pimpolhos rsrsrs

      Beijão!

  5. Rebeca Rolim diz:

    AAaaai que post perfeito! Tudo que estava na minha cachola! No meu casamento terão no máaaximo 10 crianças, pelas minhas contas aqui. Tinha pensado naquela história de uma figuras dos noivos pra eles colorirem, mas com certeza vai rolar uma meleca nas roupas e em outras coisas da festa. Meu ponto positivo é que é um casamento ao ar livre e lá tem um mini parquinho para as crianças. Só é um tikinho distante da cerimônia, mas creio que na recepção ficará melhor. Mas com certeza elas irão se sujar! E provavelmente as roupas serão alugadas… Vou tentar adaptar alguma ideias aí. Amei a ideia dos lanchinhos separados só pra eles. *-* Obrigada e parabéns!

    1. Maristella Santos diz:

      Ao ar livre é tudo que os pequenos gostam, né?! Com parquinho, então!

      Sucesso, Rebeca!

      Beijinhos

  6. Adorei, Mari!!! Parabéns!!! Meu esposo trabalha com recreação e muitas vezes faz recreação em casamentos. É uma boa opção de entreter a criança de uma maneira educativa e deixar os pais despreocupados para curtir a festa.

    1. Maristella Santos diz:

      Apoiado!

      Obrigada Vivian! Beijinhos

  7. Roberta diz:

    Oie Maristella terei umas 20 crianças no meu casório, e a festa será em uma chácara tem um playground com uns 4 brinquedos gostaria de sua opinião vc acha necessário eu colocar mais alguma coisa?

    Desde já Obrigada!

    Bejus!

    1. Olá Roberta!

      Acho que o playground já renderá um bom divertimento…

      Uma média de 5 crianças por brinquedos acho bem razoável (eles não terão muitas filas hahaha)

      Caso seu cardápio seja composto por itens não muito atrativos para crianças e tiver disposição, pense na alternativa de algumas guloseimas, que elas ficarão “mais” felizes! Mas se o cardápio contempla o paladar de todas as idades desencana.

      Como você já conta com os brinquedos, seu público infantil (lembrei da Xuxa agora) já será bem recepcionado. A cereja do bolo apenas deixará melhor, mas não fará total falta..

      Beijinhos

  8. Paula Toller diz:

    amei a ideia mais do que perfeita!!!!
    eu tenho uma sobrinha de 2 anos e outras crianças na família de 7 e 10 anos e são todos elétricos….. vou arrumar um cantinho destes para eles e assim os pais vão ficar um pouco mais tranquilos.

    obrigada Maristella

    1. Maristella Santos diz:

      Por nada Paula!

      Tenho certeza de que será bem divertida essa arrumação aí!

      Beijão

  9. Fernanda Lopes diz:

    a criança já está com uma roupa desconfortável e ainda tem que ficar comportadinha? É muito pra elas, né?!
    Acho que todo mundo deveria preparar um cantinho pra elas curtirem e deixarem os pais aproveitarem a festa. Principalmente em lugares onde tem piscina, é preciso distraí-las para elas não querem brincar por lá!

    Adorei o post, Flor!

    1. Maristella Santos diz:

      Né?!

      Menina, fico apreensiva quando tem piscina e similares e as crianças correndo em volta!

      Que bom que gostou Fer! Beijinhos ‘ensolarados’

  10. Iana diz:

    Eu estava pensando no que iria fazer com as crianças, haviam sugerido alugar uma piscina de bolinhas, mas eu estava pensando em fazer algo mais economico. Minha mãe vai encapar com um tecido bonito dois colchões fininhos que temos aqui em casa, isso pra ser usado na hora que elas dormirem, já que o casamento é a noite. Pedi para um meu pai, que tem habilidades em marcenaria, fazer uma mesinha comprida com as pernas curtinhas para as crianças poderem se ajoelhar para usar, nessa mesa vou disponibilizar giz de cera e folhas sulfites, alem de joguinhos e livrinhos. Mas vamos usar coisas que já temos aqui em casa, já que minha mãe é professora da educação infantil. =)

    1. Maristella Santos diz:

      Que fofo!

      Vai ficar um encanto esse cantinho, hein!

      Todo cheio de histórias… Adoro isso!

      Isso aí Iana… A gente sempre encontra uma alternativa econômica! Parabéns!

      Beijos

  11. Maria Betania diz:

    Adorei esse post, pq proibir crianças no seu casamento é até desagradável – imagina eu q tenho uma filha, onde ela não cabe eu também não vou! E é assim q mtos pais pensam! A idéia das bolinhas de sabão foi genial!!! Dá até p personalizar c um adesivo e deixar d lembrancinha p eles. No meu terão menos d 10 crianças, contando c minha filha, e é no salão da igreja. Mas considero fazer um cantinho c 2 mesinhas p eles c livros e brinquedinhos de montar (cubinhos). Barato e os adultos, inclusive os noivos q tbm são pais, agradecem!!!! Valeu, Maristella.

    1. Maristella Santos diz:

      Compartilho do seu pensamento… Creio que serão meus esses sentimentos quando a maternidade chegar!

      Tá na moda agora aquela máquina de produzir bolinhas de sabão que os DJs incluem… Mas as bolinhas caem meio que concentradas, e as crianças desesperadas tentando estourar a sua rsrs

      Entregar um fazedor de bolinhas, personalizado ainda… Imagina?! Eles sentem-se muito especiais!

      Tenho certeza de que seu cantinho fará muito sucesso! Beijinhos

  12. Maristella Santos diz:

    Galerinha! Somente um adendo…

    A dica dos livros de pacotões (10 por R$ 10,00) não entendam exatamente como uma recomendação de leitura…

    Muitos não são produzidos no Brasil e a qualidade literária não é das melhores.

    Mas para o consumo sugerido no post é aplicável!

    = ]

  13. Fran Fialho diz:

    Amei muito tudo isso!! Parabens Maristella!!
    Crianças sempre ficam sem o que fazer nos casamentos,isso aqui é utilidade publica!!

    1. Maristella Santos diz:

      Obrigada, Fran!

      E criança entediada fica chatinha né?!

      Começa a chamar pra ir embora, pirracinhas, tiram a paciência dos pais, e eles se irritam e podem ir embora…

      E deixarem de aproveitar aquilo que passamos longo tempo preparando… Já que dá pra prevenir essas situações de maneira econômica, a gente ao menos tenta!

      Beijos, Fran!

  14. Vivian diz:

    Ótima ideia! Fui em um casamento que no próprio local tinha o espaço pros pequenos e achei lindo por parte da noiva por pensar nisso (na verdade, nem sei se ela pensou ou se veio junto né? shauhsus)
    No meu, se tiver 20 crianças vai ter é pouco! Duas famílias grandes dá nisso!

    Muito bom seu post, me rendeu ótimas ideias.

    1. Maristella Santos diz:

      É excelente quando tem um espaço assim…

      No buffet da minha formatura havia, com monitora e tudo… Foi ó-t-i-m-o!

      Menina, acabo de organizar a lista de convidados… tenho em torno de 45 *O* choquei, sabia que era bastante, mas nem tanto!

      Lascou rsrs

      Vou ter muito o que pensar!

      Beijinhos

      1. Vivian diz:

        45! o.O
        Misericórdia! Mas acho que no meu daria por volta disso tb! shauhsauhsau

        Torcer pra dar tudo certo!

  15. Amanda diz:

    Acho que vale ainda montar um cineminha para elas, alugue um filme infantil, arrume um cantinho com puffs ou mesmo um colchão esquecido. Dá tbm pra pegar o video game do noivo emprestado, só cuidado pros padrinhos não tomarem o lugar dos pequenos rsrsrsrsrrsrs
    Acho que também podemos enqto noivas pedir pra mãe levar uma troca de roupa para ficarem mais confortáveis.

    1. Maristella Santos diz:

      Contribuições magníficas, Amanda!

      Muito obrigada!

      Essa ideia do cineminha é bem legal tb! E das roupas vai evitar muitos gritos e beliscões kkk

      Beijinhos

  16. Camila Marques diz:

    Haiinn! Adorei as ideias!!!

    Minha família tem muitaaa criança… quase todos da mesma idade, o que facilita de certa forma, mas os pais já estavam me perguntando se teria alguma coisa para distraí-las para que eles pudessem ficar tranquilos na festa.
    Imaginei em um lugar com parquinho, mas juro que nem lembrava dessa coisa de ‘tem que ficar limpinho’ haha
    Essa ideia de tapetes de EVA é ótima… acho que todos eles têm, então é só pegar emprestado.
    Acho que dá p falar para os pais que, se quiserem, podem levar algum brinquedinho que a criança goste mais pq ela terá um espaço para brincar.
    Bom, mais um ‘problema’ resolvido.
    Nem data marcada tenho ainda mas já tenho em mente quase tudo que vou fazer. =)

    Parabéns pelo post Mari! :D

    1. Maristella Santos diz:

      Isso aí Camila! Enquanto a data não é definida, deixe a mente passear livremente, faça muitas colheitas de inspirações, vai organizando as ideias… quando tiver a data boa parte do caminho já terá sido resolvido!

      E deixa pra se preocupar com a sujeira das roupas das crianças quando tiver as suas…

      Não vá deixar de escolher um local pra evitar que elas se sujem… Segue a dica da Amanda e faz campanha pela mochilinha com troca de roupa confortável! = ]

      Sucesso Camila

      Beijinhos

  17. amanda diz:

    Olá, essa e umas das minhas prioridades no meu casamento pois a família e grande e tem muitas crianças entre elas meu filho que estará só com 5 aninhos na data do casamento… estou a procura de locações onde tem espaço pras crianças pois pra eles casamentos e uma chatisse kkkkkkkk já tinha pensado nos jogos e comidas diferenciadas mas ADOREI a ideia do artesanato, sucata etc.. podemos achar um que eles depois levem de lembrança do casamento;pronto eles se divertem e também tem a lembrancinha.
    Parabéns pelo post me ajudou muito!

    1. Maristella Santos diz:

      A sucata é bem interessantes, né! E pra meninada atual, acaba sendo novidade diante de tantos atrativos tecnológicos com os quais convivem diariamente…

      Fico na torcida pelo seu cantinho kids!

      Beijos, Amanda!

  18. Camila diz:

    No salão de festas onde será a minha recepção tem, no 2º andar, duas mini postas de boliche com monitores porque ele é um salão onde há muitas festas de 15 anos, além de ter uma discoteca ao lado das pistas de boliche…

    Não é muita coisa, mas as crianças já terão uma diversão!
    Se bem que acho que ela terão que dividir com os adultos, pois todas as fotos que vejo do salão, todo mundo brinca junto!

    1. Maristella Santos diz:

      Esse salão tá show de bola, né, Camila?!

      Aproveitem bastante!

      E que muitos salões possam começar a incrementar seus espaços…

      Beijos

  19. Mira Melke diz:

    Oi, gostei bastante da ideia dos livros. Eu pelo menos, adorava livrinhos quando era criança. Por sorte, no meu casamento não vai haver muita criança. Não tenho sobrinhos e meus amigos ainda não tem filhos. Sou uma das mais novas da família também, portanto, nada de priminhos.
    Uma beleza né?
    Meu namorado, por outro lado, tem duas sobrinhas, mas é só.

    1. Maristella Santos diz:

      Ah, Mika… sou suspeita com relação aos livros, viu! É uma das minhas escolhas!

      Como tem poucas, dá pra dar uma agradinho desses para elas!

      Bejinhos

  20. Taty diz:

    Gostei do assunto, mas nossa…acho que sou a única aqui não muito a favor de crianças em casamentos..fizemos as contas e no nosso casamento teriam em torno de 40 crianças..na faixa de 3..4 anos a maioria delas..optamos por convidar só o casal…claro, que não vamos ser inflexíveis caso alguém questinar, mas vou colocar no convite só o nome do casal. Seria uma preucupação/gasto a mais..me caso em 07/2013..por enquanto este é o meu pensamento!!

    1. Maristella Santos diz:

      Olá Taty!

      Não se sinta excluída ou rebelde ok!

      Cada um sabe conhece ninguém sua própria realidade…

      Mas se a preocupação é com os gastos, veja certinho com o buffet… Eles não costumas cobrar para crianças até 5/6 anos. Se cobrar, questione! Elas não consomem bebida e comerão feito passarinhos…

      Tenho um número alto de crianças tb (próximo de 50). Metade com até 5/6 anos, cerca de 15 até 10/12 anos e os demais mais grandinhos, mais teens.

      Devo pagar cerca de 16, pois de 0 a 5/6 anos não cobram, e de 5/6 a 10/12 cobram meia. Acima dessas idades pagam valor total.

      Veja todas as possibilidades!

      Beijos

      1. Maristella Santos diz:

        *Correção: Cada um sabe e conhece como ninguém sua própria realidade… =]

        1. Taty diz:

          Oi lindona…vou me informar sim, muito obrigada por responder tão prontamente!!!! :)

  21. Michelle diz:

    Nossa matéria incrível!! Estava essa semana em busca de mais idéias disso!!! Obrigada!!

    1. Maristella Santos diz:

      Que bom que as dicas foram úteis pra você, Michelle!!!

      Um beijo

  22. Karina diz:

    Amei as dicas!!

    Beijos.
    K

    1. Maristella Santos diz:

      Obrigada, Karina! Beijão

  23. Que lindooo!

    1. Maristella Santos diz:

      Bacana, né! Obrigada por nos acompanhar!

  24. Oi, Mari!

    Esse é um dos dilemas do meu casamento porque a minha família e a do Elton têm muitas crianças. Estamos pensando em contratar alguma empresa que possa cuidar delas para que fiquem entretidas da maneira que elas gostam…

    Beijinhos

    1. Maristella Santos diz:

      Estamos no mesmo barco, Fer!

      Os espaços que temos cotado e que possivelmente conseguiremos pagar não tem espaço kids…

      Se conseguir algum local com disponibilidade de espaço, ficarei atenta à ofertas de compras coletivas. Já saíram algumas aqui em Campinas para locação de brinquedos e monitoria com preço super bacana… Tomara que daqui pra frente possa surgir alguma oferta que coincida com minha data !!

      Beijos, Fer! Sucesso!

  25. Juline Marconato diz:

    Este é um assunto bem delicado, vejo que a maioria das noivas que já são mães têm uma preocupação maior em agradar as crianças.
    Já eu e meu noivo sofremos com as ‘caras feias’ de algumas pessoas, quando pedimos gentilmente que entendessem que nosso orçamento não poderia se estender a crianças acima de 4 anos.
    Alguns se disponibilizaram a pagar, mas e os que não podem pagar?O espaço tbm não permite passar o limite de pessoas.
    Optamos por um mini wedding e teríamos de abrir mão de convidar muitos amigos se convidarmos todas as crianças.
    Eu adoraria agradar a todos, mas não posso.

    1. Maristella Santos diz:

      A situação é mesmo delicada, né Juline!

      Nessas horas a única saída é o bom e velho diálogo!

      Beijinhos

  26. Elis Marques diz:

    É um assunto bem delicado.
    Criança tem um pique, um gás danado, fica correndo, o que causa uma preocupação não apenas com as louças e decorações, mas também com os pequeninos, que podem machucar-se.
    Muitos pais vão ao casamento e à festa só com a preocupação de comer e beber, querem dançar, fofocar, e deixam os pimpolhos fazerem o que bem entenderem. É horrível!
    Se deixarmos de estender o convite às crianças, corremos o risco de os pais dessas também não irem.
    É complicado, pois nem sempre um entretenimento para as crianças cabe no orçamento.
    Bem que os espaços para festas poderiam adotar um espaço infantil e disponibilizar serviços de acordo.
    Gostei muito do post. Parabéns! :)
    Um abraço.

    1. Maristella Santos diz:

      Tem toda razão, Elis!

      Se corre o bicho pega, se fica o bicho come!

      E muitos pais, quando existe um atrativo infantil, se desvinculam totalmente da responsabilidade de ao menos olhar o que o filho está fazendo. Enquanto uns se preocupam demais, outros…

      O esquema é refletir bem sobre a própria realidade e ver as melhores alternativas possíveis, né!

      O seu “calo”, seja ele a aceitação dos convidados quanto à não inclusão de crianças ou custos para incluí-las, só você conhece!

      Sucesso nas decisões! Beijos

  27. Fabiana Oliveira diz:

    Adorei o post e concordo que é preciso ter uma distração para os pequenos…Minha dica é contrate um brinquedo inflável se tiver espaço (aqui em BH eles custam no máximo uns cem reais) ou uma animadora (que também a média é essa de preço) que já levam toda a estrutura pronta e normalmente precisa só de uma mesinha pequena…Agora noivinhas, não custa deixar um cantinho pros pimpolhos dormirem né…Dá dó de ver eles dormindo em cima das cadeiras, ou um colo-colchão…Os pais as vezes querem aproveitar e as crianças são vencidas pelo cansaço….Mari sucesso!!

    1. Maristella Santos diz:

      Pois é… o soninho dos pequenos me fugiu da mente no momento da redação!

      Logo logo aparece um post com inspirações para esse cantinho!

      Obrigada Fabiana!

      Beijinhos

  28. Isabella diz:

    Maravilhosas idéias. No meu caso, temos 3 filhos e alguns primos e sobrinhos pequenos e claro q nos preocupamos com eles, por isso decidimos ter no casamento um espaco para os pequenos com uma cama elástica entre outras coisinhas e suas idéias e dicas vieram agregar conteúdo. Muito obrigado.

    1. Maristella Santos diz:

      Que ótimo ter contribuído com seu momento, Isabella!

      Obrigada! Beijos

  29. Isabella diz:

    Esqueci de mencionar que no convite aos pais de crianças pedimos que levem um shortinho para os pimpolhos vestirem pois mandamos confeccionar camisetas personalizadas do casamento para as crianças (que são no máximo 30) vestirem na recepção e ficarem mais a vontade.

    1. Maristella Santos diz:

      Caraca! Achei linda e maravilhosa essa ideia!!

      Manda foto pra gente, por favor?!

      Beijão

  30. Natascha Agnes diz:

    Olá, adoreeeeeeeeeei, esse post , nao tinha lido nada em todos os blogs que eu consulto todos os dias. Eu dou aula para crianças na igreja, e faço isso há muito tempo, e faz parte totalmente da minha vida, e gostaria de colocá-las em um espaço legal em meu casamento, mais tinha medo de ficar um pouco sem sentido. Me realizei com cada dica, e assim que todo esse sonho acontecer irei mandar as fotos pra voces!! E é claro com todas as minhas crianças estando nesse momento tão importante da minha vida!!

    1. Maristella Santos diz:

      Ah, que fofa!

      Fico muuuito contente em ter contribuído!

      Sucesso em seu “momento”

      Beijão

  31. Luana Salgado Quilici diz:

    Acho super deselegante não convidar a criança. Os pais, vão deixá-las onde?? Com certeza preferirão não ir ao seu casamento do que deixar o filho deles (pelo menos eu, como mãe, faria assim).

    Tenho um filho e vou me casar, chamarei todos os amiguinhos e já contratei uma recreação pra eles. Com relação à comida, até 5 anos eles não pagam o buffet, então não terão gastos extras com eles.

    1. Maristella Santos diz:

      Concordo contigo, Luana! Essa ideia não me agrada e pensaria exatamente como você!

      A pessoa tem de conhecer bem o perfil dos convidados para poder tomar essa decisão de limitar crianças, pois pode gerar muitos conflitos!

      Beijos, Sucesso com seus pimpolhos!

  32. RePimenta diz:

    Realmente casamento não pode virar festa infantil, mas idéias para intrerter as crianças são ótimas e criativas. Acho que quem proíbe crianças no casamento não tem nenhum convívio com crianças nem com pais. Eu me sentiria muito ofendida de receber um convite proibindo meus filhos de irem conosco mesmo que fosse uma restrição feita discretamente. Cabe aos pais decidirem se devem ou não levar os filhos à festa.

    1. Olá, Re! Obrigada por registrar sua opinião!! Beijos

  33. Amei o post
    tenho um filho que tera 3 anos e meio no casamento , quero que ele curta a festa (que terá quase 20 crianças !!!)
    como tenho um pequeno que será praticamente o noivo mirim rs to fazendo a festa com coisas pra ele …
    Vou contratar uma empresa que chama Fadas Madrinhas , eles montam td e cuidam da criançada (e tem até lembrancinha e cantinho do soninho)

    Também escolhi massa no jantar e algumas comidinhas que criança come no coquetel … e depois do jantar vou ter uma mesa de nuggets , batatinha , mini pizza e td que é besteirinha rs …. a idéia é que a criançada curta a festa tanto quanto os adultos :)

  34. Juliana diz:

    AMEI AMEI AMEI
    Maristella sua ANJA foi Deus que te iluminou pra fazer esse Santo Post, só pode… rsrs
    Dicas DIVINAS!!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Maristella Soares
68 Comentários