Dia 14 de janeiro de 2011. Falta exato 1 ano para o meu casamento e eu ainda não acredito!
365 dias me separam da realização de mais um sonho. Na verdade eu ainda tenho minhas dúvidas sobre essa data. Coisas com as previsões climáticas de janeiro…não sei…enfim. Mas isso é outro assunto.

Mas, vamos supor então que é esta data mesmo. Tenho um ano e assim como muitas de vocês, milhares de dúvidas me perseguindo. Parece que quanto mais leio blogs, vejo fotos, procuro idéias e referências, mais me perco e quero de tudo, hahaha. Manter foco nessa época é complicado, mas é preciso. Pra te ajudar com as primeiras “preocupações”, vou listar algumas coisas importantes que você precisa pensar nessa época. Acrescente mais se necessário. Ou adiei algumas. Molde a vontade.

Vestido de Noiva

Você é um tanto quanto indecisa sobre isso? Então aproveite um ano antes ou mais para criar uma pastinha no seu computador chamada CASAMENTO. Dentro dela crie sub-pastinhas. Uma delas pode ser só de vestidos de noiva. Abasteça-a com muitas fotos de vestidos lindos que você usaria.

Padrinhos, damas e pagens

Comece a pensar em quem será o quê. Se tiver total certeza sobre estes personagens importantíssimos, faça um pré convite a eles. Eu já chamei os meus =D

Igreja e espaço da festa

Você pode ter os dois. Ou só um dos dois. Não importa. Agora é hora de escolhê-los e focar! Muita gente já sabe, mas é bom repetir: Estes espaços tem agendas. E agendas de eventos sociais enchem rapidinho. Por isso a necessidade de escolher o quanto antes e ficar tranqüila.

Comes e Bebes

Se você já sabe a data, a igreja e o espaço da festa, já deve saber o horário também. Para cada horário um cardápio diferente. E se o espaço locado não oferece serviço de buffet…já sabe o que fazer não é?

Decoração

Se você está sem grana de verdade, provavelmente já cogitou a idéia do “Faça você mesmo” não é?
Mas o que você precisa parar (quietinha, de preferência) para pensar é: Quanto tempo eu tenho X quanto tempo o que eu quero fazer demanda X o que vou precisar comprar e/ou adquirir pra fazer. Pra esclarecer isso vou dar dois exemplos. Prestenção

Vasos – Sabe essa “nova” moda de usar potes e garrafas de vidro como vasinhos fofos? Lindos né? Mas pensa assim: Onde você vai colocá-los? Nas mesas dos convidados? Na mesa do bolo? Todas as alternativas anteriores? Então, você vai precisar de um baita número de vasos não é? Entãããoooo, precisa de TEMPO para juntá-los!
Saía por aí avisando a todos então, para que guardem potes de vidros de geléia, compotas e assim por diante. Na medida que for recebendo-os, lave-os, e guarde-os secos enrolados em jornal.

Convites – Você é uma artista ou aspirante-a na arte do Photoshop e quer fazer seus convites? Pois bem. Então, em primeiro lugar, você precisa fazer

as contas de quanto tempo tem para se dedicar a eles X quanto tempo eles demandam para serem feitos X pesquisa de preço dos materiais.

Quanto tempo tenho – Trabalha de segunda a sexta em horário comercial e folga sábado e domingo? Então vai querer usar só os finais de semana para se dedicar a eles ou algumas horas da semana também? Ache um número de horas.
Quanto tempo demandam para serem feitos – Quantos convidados terá seu casamento? 200? Já imaginou personalizar 200 convites? A arte pode até ser igual, mas provavelmente você irá mudar uma coisa ou outro para cada convidado, então… vai tempo!
Pesquisa de preço dos materiais – Fora os finais e começos de ano onde as pessoas compram freneticamente materiais escolares; o preço de papéis vergês, couchês e trelelês, caem muito! Bora pesquisar!

Lua-de-Mel

Vai “prônde” minha nega? Se vai para um lugar mais chicante, este também é seu momento de se interar sobre seu roteiro e guardar os trocados para que sua viagem seja tranqüila e o mais farta possível.

Foto e Vídeo

Não precisa contratar agora. Mas pesquisar os profissionais ideais pra você (questão $$ e questão S2), não custa nada =]

Casa Nova

Algumas pessoas dizem que é melhor procurar um imóvel, no caso de locação, apenas a alguns meses do casamento para que você não fique pagando antes de morar. Pode ser. Mas não custa nada se informar sobre valores de imóveis e seus condomínios na região onde vocês querem morar.
No caso da compra…bom, no caso da compra existem várias variantes: Procura pelo imóvel certo, se estiver na planta é necessário esperar a entrega…enfim. Aí é com vocês.

Enxoval

Se você ainda não fez o seu, não deixe para a última hora acreditando que irá ganhar tudo no chá de cozinha ou nas listas de casamento. Compre o essencial e aí sim deixe o trivial para as listas.

UFA!

E para acabar com o falatório, que tal umas imagens para animar? Estas são as que me inspiram para o meu dia D…

Imagens: Lista Perfeita, Michele Navega, Patricia Figueira, I Love you much e The Knot

Beijos!

Comments

comments

Publicidade