Buquê | Quanto tempo antes do casamento devo fazer o meu?

RÁ! pegadinha do Malandro!

Hoje quem vai responder esta dúvida será nada mais nada menos que EU, vossa besta quadrada favorita, hahahaha! 😉

E vai ser resposta rápida. Olha só:

Muitas meninas já me escreveram perguntando se eu sei com quanto tempo de antecedência elas poderiam montar seus bouquets, para evitar o stress e correria do dia D.

Bom, eu amo flores. Sempre que disponho de uns trocados, gosto de comprar algumas para enfeitar a casa. Tem quem prefira as artificiais mas, acho tão mais bonitas, cheirosas e vivas (Jura?! ¬¬) as de verdade…

Mas falar sobre o bouquet, que será um acessório tão especial para a noiva, requer cuidado. Por que tem toda essa coisa de querer tudo o mais perfeito possível né? Não dá pra casar nem com noivo e nem com bouquet murcho, hahaha! Então se ligue na listinha de dicas. Se mesmo após lê-las você continuar insegura, sugiro que dê um pulinho em uma floricultura qualquer  e bata um papo com a florista. Ela vai super te ajudar e te explicar mais coisas ainda sobre as flores. Vale a pena  e você ainda pode fazer comprá-las, montar um “bouquet experimental” e deixar num belo vasinho para se certificar da duração 😉

Dica 1 – Corte as flores com o caule mais comprido e na diagonal

Diagonal assim ô  

E não assim  

Hehehe, eu sei que é bem tonto mas é sempre bom lembrar do que é o que. Pegue as flores e limpe-as tirando espinhos e excessos de folhagens do meio do comprimento para baixo. Daí neste primeiro momento, antes dele virar REALMENTE seu bouquet, você corta a base na diagonal para que as flores absorvam mais a àgua e obviamente sobrevivam por mais tempo.

Dica 2 – Não enxarque as bonitas

Coloque àgua o suficiente para cobrir o caule (ou seja, aquela metade do meio para baixo que estará agora sem folhas) e só. Não encha demais para não imergir as folhas.

Dica 3 – Fresquinhas

Você pode borrifar àgua nas flores no começo da manhã ou no final do dia. Digo e repito: NÃO ENXARQUE! Apenas borrife… (Carinha e gesto suave). JAMAIS exponha as flores borrifadas ao sol. Procure trocar a àgua a cada dois dias

Dica 4 – Mantendo vivas um montão delas

Não é só o bouquet que você quer manter vivo? Você comprou quilos de flores para o restante da decoração e quer deixá-las bonitas também? Então anote esta receita:

1 pitada de açúcar + ½ colher (de café) de àgua sanitária (vulgo, Cândida) + 1 aspirina infantil amassada (vulgo, AAS) para cada 1 litro de àgua. Mexa bem e coloque as flores lá. Lembre-se de trocar essa mistura a cada dois dias.

Dica 5 – A cada troca, um corte

A cada troca de àgua, corte 1cm da base das flores. Por isso que é bom compra-las o mais compridas possível. Principalmente se você deseja mantê-las vivas por mais tempo.

Dicas do site mdemulher

Mas resumindo resumidamente o resumo, acredito EU que o tempo máximo para se fazer o bouquet e mantê-lo bonito é de mais ou menos de 2 à 3 dias.

Claro que isso vai variar muito conforme o tempo!

Se você vai se casar no alto verão, não é bom abusar da vida útil delas. Mesmo que você tenha escolhido flores da estação, procure não vacilar! Por isso recomendei fazer o teste…

E se você deseja saber mais sobre quais flores são para quais épocas eu recomendo ler esta lista aqui que fiz a um tempo atrás. Depois dê uma olhada no post que simplesmente assassinamos a dificuldade de se fazer um bouquet 😉


Beijos!

29 Replies to “Buquê | Quanto tempo antes do casamento devo fazer o meu?”

  1. Oi!!!!
    menina…ganhei meu bouquet da Edla Barros, acredita??
    ele vem de ponte aérea (fino)!!!
    mas adorei as dicas pra usar na flores da minha futura casinha!
    bj grande!
    ps: tem sorteio de uma caixa no blog, até te falei pelo twitter!! Dá pra colocar no toilette!

  2. Ótimo post, Sam. Se eu resolver fazer mesmo meu bouquet já tenho as dicas.

    Obrigada e beijos.

  3. Amei as dicas Sam Principalmente pq estou a 120 km da floricultura mais próxima e não terei decoradora, seremos eu e a família as decoradoras oficiais do casamento kkkkk

    vlw arrazando como sempre

    bjocas

  4. Adorei as dicas Sam!!! Nao preciso mais de bouquet… mas vale mto pra ajudar a conservar as flores por mais tempo!!!

    vale lembrar que depende mto da flor… se alguém pensar em deixar um bouquet de tulipa de um dia para o outro, já era…. ele tem que ficar na geladeira e olhe lá… nem assim eu confiaria!

    Bjs

  5. Adoroooooooooooooooooooo…. agora sim vou me arriscar de vez com as flores……
    hoje cheguei meio murcha de manhã, mas quando abri o site e morri de rir com post tudo passou…
    Alem das dicas, o CSG faz bem a alma…..
    adoro seu bom humor ..bjos

  6. Nossa, ontem mesmo eu tentei fazer o meu próprio buquê! Achei que ficou bonito apesar de as flores não serem apropriadas. Adoro fazer as coisas por mim mesma. Os gastos com buquê são altos e com certeza podem ser economizados se a noiva o fizer com amor e carinho :))

  7. Uma amiga minha -que tinha floricultura – disse que cortar na diagonal e dentro da água, faz durar ainda mais as flores…
    Tipow, quando for cortar, mergulhe a pontinha dentro de uma vasilha com agua, e corte ela na agua msm….

  8. Ei flor… amei o site…
    pena q não o conheci antes do meu casamento!!!…rsrs
    Quase pirei quando vi os preços de buque, então eu mesma fiz!!!…
    Se kiser te mando fotos…. usei calas na cor uva e astromélias na cor rosa…. ficou mais lindo do q imaginei!!!

    bjuss

  9. Depois de mt olhar fts e mais fts de bouquets na net, resolvi que o meu será de flores secas. E não só o bouquet, mas td a decoração do meu casório. Como não vou ter ajuda profissional nesse quesito, resolvi apelar para as flores e ramos sequinhos justamente p/ eu poder fazer td c/ antecedência e no dia estar td lindo. E de quebra, ainda acho q casa c/ a estção, já que me caso no outono…

  10. Mulher você salvou minha vida, vou casar em agosto e mais sem grana impossível, e acho um abuso pagar R$200,00 em um buque que vai, “infelizmente”, pro lixo. Então vou fazer o meu, adorei suas dicas e o blog é genial parabéns.

  11. Muito boas as dicas, Sammia! Ótimo post! só não to conseguindo acessar os links no fim do post, com a lsita de flores e tal 🙁

  12. Prezada, o site é maravilhoso… só uma dica para as noivinhas que farão o bouquet, os floristas não recomendam a mistura informada (cândida, AAS e açúcar). Não há comprovação que isso “alimente” a planta e o açúcar pode ser prejudicial. O melhor é comprar conservante (alimento) próprio para flores, que é baratinho e colocar na água. Certíssimo o corte ser na diagonal (porque amplia a área para absorção da água) e não deixar as folhas em contato com a água (suja e estraga a planta). Com esse conservante, uma rosa dura tranquilamente quase 10 dias. Nunca borrife água nas folhas e flores, isso ajuda a proliferar botrytis – uma espécie de fungo. Depois de feito, deixe o bouquet na água com conservante e num local fresco. Pode ser feito no dia anterior. Cada flor tem um tipo de cuidado: as rosas, lisianthus, cravos são mais simples; vale a pena investir sem medo nessas. Se for usar alstroemérias, procure deixar com o menor número de folhas, pois essas amarelam rápido. Se for usar lírio, lembre de tirar o pestilo (pois solta um pó que mancha a roupa e noiva nenhuma quer ficar com o vestido manchado não é?!?). Espero que essas dicas tenham sido úteis e parabéns mais uma vez pelo site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *