Oi queridas, saudades 🙂

Continuo trabalhando muito mas estou sempre por aqui. E como esse assunto é muito sério, e a Gabi me lembrou a tempo, eu vim correndo para mobilizar vocês.

Este mês comemora-se o Outubro Rosa que nada mais é que um movimento de conscientização das mulheres em relação ao Câncer de mama. A questão principal envolvendo o assunto é a de desmistificar pré-conceitos a respeito do câncer nas mamas. Veja só:

– Não só mulheres a partir de 40 anos podem vir a sofrer com a doença. A partir dos 24 ou 25 anos o auto toque deve se tornar uma prática. Notando qualquer anormalidade em seus seios procure seu médico ginecologista. Antes dos 40 a mamografia não é obrigatória a não ser que seu médico faça o pedido (e neste caso, será de uma ultrassonografia mamária). O índice de câncer nessa idade é baixo mas é sempre boa a prática da prevenção.

– O câncer de mama afeta também a população masculina. É um índice menor( cerca de 1%), mas que gera preocupações. Veja esta matéria sobre o câncer nos homens.

– Detectado qualquer corpo estranho nas mamas, seu médico pedirá uma mamografia. Incômoda, a mamografia ainda não recebe a atenção que merece por parte de muitas mulheres. Ele permite a visualização do tecido dos seios e identifica lesões precocemente, ajudando no diagnóstico do câncer de mama. “A avaliação deste exame permite identificar tumores que só se tornariam perceptíveis num exame clínico quatro anos mais tarde”, afirma a ginecologista Barbara Murayama, obstetra especialista em histeroscopia.

–  Fique atenta e faça o auto-exame com frequência, mamografias periódicas depois dos 40 anos e não deixe de conversar com o seu ginecologista.

– No Brasil, o número de casos de mulheres com a doença é assustadoramente grande e só tem aumentado devido ao medo das mulheres em procurar seus médicos. Quando se é decidida tomar uma atitude, o câncer já se encontra em estágio avançado.

– Este câncer é hereditário e os excessos de bebida alcoólica, obesidade e falta de exercícios favorecem o quadro da doença. Se existe um histórico da doença em sua família a mamografia deve começar a ser feita o quanto antes (por volta dos 30 anos). Tudo isso SEMPRE com a orientação do seu médico!

 

Quer saber mais sobre o assunto?

Acesse a página do Outubro Rosa no Facebook e se informe. Passe a diante este movimento e conscientize o maior número de mulheres nessa luta.

Beijos!