Resultado
11 Jan

Tutorial | Como pintar garrafas de vidro

Masentão…

Desde sempre quis decoração com garrafas coloridas[bb] para a mesa dos convidados. Passei mais de um ano juntando vidros de todos os tipos, formas e tamanhos e pedindo a outras pessoas que os guardassem pra mim. Depois que defini exatamente o tema da festa – anos 80 – e as cores a serem pintadas estes vidros, eu arregacei as mangas e fui a luta.

Bom, se você também quer pintar seus vidros, antes de mais nada, comece assim:

- Lave bem todos os vidros e retire os rótulos. Eu coloquei os vidros em imersão em água por 48hs e quase todos saíram com facilidade.Os rótulos mais resistentes devem ceder a água quente. Fica a dica: Os únicos rótulos que não consegui retirar por nada nesta vida , foram os de Heineken.

- Se possível deixe que estes vidros sequem naturalmente. Aprendi que ao secá-los com determinados tipos de pano, fiapos podem ficar presos e prejudicar a pintura.

- Antes de começar a pintar você vai precisar separá-los de acordo com o espaço a ser destinado a eles. Exemplo: Eu terei três tipos de vidro em cada mesa. Total de mesas: 25. 25 x 3 = 75 vidros. Fora as mesas, terei alguns vidros na mesa do bolo, mesa do café e outras partes da decoração. Destinei a estes outros lugares mais 30 vidros. Total geral de vidros = 105.

- Números contabilizados, hora de separar por cores. Minha decoração[bb] é baseada no cubo mágico, ou seja, colorida pacas. Para que ela não beire a um carnaval, decidi usar 5 cores para os vidros: Azul, Violeta, Vermelho, Verde e Amarelo. Separei então os vidros que irão em cima das mesas pelas 5 cores (total de 15 para cada cor) esparramados pelo chão. Ficou mais fácil de escolher os tamanhos e modelos que combinam entre sí.

Tudo separadinho hora de pintar!

Aprendi o que fiz com ESTE POST da Janete Pimenta. Segui exatamente as recomendações e dicas e obtive o resultado esperado.

Repito aqui os MATERIAIS:

- Tinta Verniz Vitral a base de água, da Acrilex. Paguei uma média de R$ 2,50 em cada potinho. Comprei dois potinhos de cada cor acima citadas e sobrou tinta depois dos 105 vidros. Rendimento nota 10, cobertura impecável e secagem super super rápida.

- Thinner, também da Acrilex. Sobre o Thinner eu senti falta de mais um pouco. Não sei se eu sou bagunceira demais ou comprei pincéis de menos mas, eu sempre lavava os pincéis na troca das cores e ia um Thinner danado para deixá-los limpinhos. O Thiago me deu Água Raz  e não deu certo. Então minha dica é: Se for pintar uma grande quantidade de vidros, dê uma passada em uma casa de construção e compre 1litro de Thinner. Repito: Água Raz não limpa bem e é muito mais fedida.

- Pincéis 185 de 25,4mm, da Tigre. Comprei estes pois, segundo as orientações da Janete, precisam ser pincéis extremamente macios. No caso de não encontrar exatamente este modelo, peça a um vendedor que lhe indique um de tamanho mediano que dê um acabamento delicado a pintura. Assino embaixo quando ela recomenda um pincel de qualidade superior pois são eles que fazem a diferença na hora de pintar, deixando o acabamento lisinho. Paguei uma média de R$ 20 em cada mas valeu bastante a pena!

- Lugar arejado, forrado com plástico e jornais. De preferência use as duas proteções para a sua mesa. Eu forrei uma mesa com bastante jornal e ainda assim rolou uma meleca. Fica a dica: Corte e abra um saco preto de lixo e forre a superfície antes do jornal.

- Luvas. Amiga, na boa: Use! A pessoa cabeçuda aqui não usou e demorou horas para limpar as mãos. Se você for super sensível a cheiro, no post da Janete tem dicas de máscaras. Se não for, te garanto que o cheiro tanto do Thinner, quanto das tintas, são sussas.

- Vasilhas para as tintas e Thinner.

Mãos a obra!

A parte da pintura é MUITO tranquila. No caso destas tintas o acabamento é brilhante e a tonalidade forte. Inevitavelmente você acabará como eu, dando duas demãos de tinta em cada vidro. O intervalo de tempo entre uma demão e outra foi de 20 a 30 minutos.

Fiz um teste de pintura em um copo antes do natal. Depois, continuei na semana seguinte. Vamos primeira as fotos do teste.

Taí.
As duas primeiras fotos mostram a primeira demão. A última o copo finalizado!

Agora vem a dica de ouro pra você que também vai fazer sua decoração. Após finalizar a pintura, dê um descanso de secagem total de no mínimo 24 horas. Passado este período, embrulhe vidro por vidro em jornal…

…e separe-os por cores, embrulhando-os em sacolas. Não esqueça de marcar quem é quem para facilitar a hora de desembrulhar tudo.

Semana antes do ano novo cabamos com tudo!
Olhaí o sr. e a sra. sem grana em ação:

Hehehehe, é um “paiaço” mesmo =)

E é isso minhas queridas. Rápido, fácil e ninguém diz que é pintado!
Agora as últimas considerações

- Esta tinta não vai ao forno. A que vai, vem em uma embalagem parecida. Na hora de comprar fique atenta!

- Ela é solúvel em água, logo, evite lavar muitas vezes os vidros após a pintura. Se for doá-los após o casamento, é bacana avisar ao receptor.

- Aqueles vidros que ficam com o aspecto “acqua” são pintados com outra técnica um pouco mais complexa e acredito que até com outro tipo de tinta. Quem sabe um dia eu tento esta e posto aqui. MAS, meu intuito eram ter vidros exatamente assim, e consegui \o/

- Tanto tintas como os pincéis são facilmente encontrados em casas de artesanato em qualquer bairro próximo de você. Não encontrei na Kalunga e não cogitei em ir a 25 de março buscá-los por causa da loucura de final de ano nas lojas. But, se você quiser ir até lá, essa época de volta as aulas deve facilitar – ou não – as compras na região.

Agora o lindo resultado final:

Não ficaram lindos?! ♥

 UPDATE

As cores utilizadas foram:

- Salmão

- Rosa

- Violeta Cobalto

- Vermelho Fogo

- Verde Pinheiro e Folha

- Azul Cobalto e Vivo

- Amarelo Ouro

Sobre tinta que escorre, forma bolinhas e outras melecas:

Gente, essa tinta é beeeeem líquida mesmo. Logo, escorre mesmo. Não dá pra ver com clareza pelas fotos mas meus vidros tiveram tinta escorrida e formaram algumas bolinhas também. O segredo é usar pinceis de alta qualidade (Se possível com cerdas naturais) e que a partir da segunda demão (respeitando um intervalo de descanso entre as camadas para secar) as cores vão firmando e a aparência de escorrido vai sumindo.

É questão de paciência mesmo. Como tudo na vida =)

 

Beijos!

Comments

comments

Por Sammia

Saiba Mais sobre o Autor

Posts Relacionados

Comentários

  1. Aline diz:

    ficaram lindos os vidros!

    Vai uma dica que parece maluca mas ajuda muito, pra tirar a cola dos rotulos (aquela que a gente esfrega e vai formando uma meleca e não sai), passa óleo (de cozinha mesmo) e esfrega com uma esponja, sai tudinho!

    bjos

    1. Amanda diz:

      Adorei a dica. Muitas vezes, fico também tentando tirar etiquetas da louça. É um inferno

    2. Carolina diz:

      Sam, parabéns! Ficaram lindos!

      Com relação a etiqueta nos vidros, eu costumo usar vinagre. É o mesmo esquema da Aline: passa e esfrega com uma esponja.

      Funciona bem também!

  2. Fefe diz:

    Gente..achei essa idéia simplesmente demais.
    Já estou combinando com o meu noivo, e iremos fazer a decoração do nosso.
    E claro como não queremos nada tradicional, muitas cores é o que há.
    Adorei..adorei…
    Com certeza vou aderir a idéia..rsrs
    =D

    Brigadaa…mais uma vez…não sei o que seria de mim sem esse blog…

    bjuuus

  3. Talitha diz:

    Sam, adoreiiiii!
    Ficou simplismente M-A-R-A!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Nem parece que são pintados…\o/

    Bjos!!!

  4. Ana França diz:

    Adorei…
    Ficaram lindas.

  5. Rebeca diz:

    Sâmia, vc é demais! o que seria de nós “sem grana” sem seus tutoriais e dicas? Nem quero imaginar! Hey, minha mãe usa um azeite que vem num vidro lindo, mas não faço idéia de como tira o bico que fica na boca da garrafa…Vc sabe? E outra coisa: vc pintou os vidros por dentro ou por fora?

    Obrigada, beijos.

    1. admin diz:

      Oi Rebeca, tudo bem?
      Eu tiro o bico com a faca mesmo, hehehe. Só enfiar lá e puxar. Ah, e os vidros são pintados por fora mesmo :)
      Beijos!

  6. Fernanda diz:

    Quando comecei a ler o post, achei que ia ser aquelas pinturas de jogar tinta dentro do vidro e fazer aquela lambança..rs
    Mas assim ficou lindo lindo e lindo! Gostei muito mesmo e a ideia é super boa, não só pra casamento, mas também pra decoração! Vou copiar demais!

    Bjos!

  7. Luslandia Carvalho diz:

    Ficaram simplesmente lindo!
    Vou comprar o material e fazer também. Bjs!!!!!

  8. Sam, ficou demais, mesmo. Profissional!!!

    Queria te perguntar uma coisa, as garrafas verdes e marrons vc pintou nos tons mais escuros ou elas tb pegam a cor da tinta normalmente?
    Tenho muitas garrafas de vinho, que são verdinhas, consigo jogar outra cor nelas? Bj

    1. admin diz:

      Oi Gil!
      Então, eu não consegui mudar a cor delas não. As de azeite e vinho que são verdes bem escuro, principalmente =|
      Beijocas querida.

  9. suelen diz:

    Olá Sam, já faz algum tempo que acompanho seu blog e esta cada vez melhor ainda mais vendo a sua realização deste sonho que é lindo.
    To curiosa para ver como vai ficar tudo.
    Já sou casada, mas continuo apaixonada por este mundo e estou ajudando um casal de amigos a organizar tudo e suas dicas vão ser muito uteis.
    Muitas felicidades a vocês e boa sorte!!!

  10. suzana diz:

    Sam ficaram lindos,mas fiquei com uma dúvida, dá para fazer copos para beber ? Pelo o que eu vi vc só pintou por fora, então pode colocar líquido dentro, mas e o contato com a boca da tinta pelo lado de fora, acho que não rola né?

    Beijos, amei a dica

    1. admin diz:

      Oi Suzana!
      Eu pintei tudo por fora mas, mesmo assim, eu não usaria para beber eu acho. Afinal de contas, se usar para beber vai ter de ficar lavando sempre e isso vai acabar tirando essa tinta mais cedo. De repente, com a tinta que vai ao forno, dê pra fazer :)
      Beijos e boa sorte no preparo!

  11. Dri Mendes diz:

    Ficou muito bacana, estou pensando em fazer o mesmo! Vou ter aproximadamente um ano pra mobilizar o pessoal a guardar os vidros. Valeu pelas dicas (:

  12. Melanie diz:

    Que coisa boa… estar preparando tudinho. Ficou lindo! Parabéns, acima de tudo, pela paciência e dedicação em fazer algo bonito com pouco dinheiro…
    Tu mereces!!

    Melanie Oliveira
    Rio Grande/RS

  13. jo andrade diz:

    bom dia, gostei da ideia, a agradeco a aline a primeira que deixou um comentario para passa oleo de cozinha para limpar o vidro q nao sabia, obrigado.

  14. Samm,

    Seu casamento vai ficar muito estiloso heein?!

    To doida pra ver as fotos do seu chá!

    Ta muito perto *-*
    beijoooos

  15. Sam
    Ficou sensacional! Eu já estava guardando os vidrinhos aki de casa, mas tava pensando em pintar com tinta spray. Adorei o resultado final e farei com certeza!
    Obrigada pela super dica!!!

    P.S: vc embrulhou no jornal, mas não tem perigo de manchar não???
    bjs

    1. admin diz:

      Tem não, Gabi.
      Mas tem que esperar secar por pelo menos 24hs antes :)

  16. Ju Magalhães diz:

    Sam, você é uma danadinha mesmo !

    Sua “obra de arte” está um espetáculo.
    Você como sempre com ideias geniais, úteis e baratas.

    Adorei as garrafinhas, são lindas!

    Beijão, e abraços com muita saudade :)

  17. Mais uma vez um post hiper aproveitável. fiquei pensando esses dias como pintar os meus sem ficar parecendo pintura de criança no dia das mães hehehe. adorei, parabens =)

  18. Sam diz:

    Sam, ficou lindo!!!
    Amei!!
    Parabéns!!

  19. Bibi diz:

    Sam,

    Ficou muito lindo, e não parece que fez muita sujeira (como varia por exemplo o spray) … adorei e dia 04/02 vou ver ao vivo!!

    Feliz ♥

  20. mariella diz:

    Oi Sam!
    Adorei o pap!
    ta va doida pra ver!!
    tenho váriassssssss garrafas e potes!
    vi que as meninas perguntaram das garrafas mais escuras, sugiro pintá-las de branco, com tinta spray! fica um charme com gérberas coloridas!!
    vou comprar as tintas!!
    bju

  21. Juliana Duarte diz:

    Oi, Sam!
    Tb vou fazer meu casamento com vidrinhos! Já juntei vaaarios e comecei a fazer alguns testes com a pintura. Os meus vão ser todos da mesma cor, azul, mas eles não ficaram perfeitinhos, em alguns a tinta escorreu na hora de secar. Aconteceu isso com os seus tb? Vou usar o pincel que você recomendou para ver se ajuda. Brigada

    1. admin diz:

      Escorreram? Sério?
      Os meus não mas, se eu usava muita tinta em cada demão escorria um pouco sim. Negócio é passar camadas fininhas =)

  22. Giovanna diz:

    Oi Sammia!!! AMEI os vidros, ficaram maravilhosos!!!

    Eu tava querendo fazer em uns copos pra usar no dia-a-dia.. vc saberia me dizer se tem alguma tinta que seja boa pra esse caso?

    Bjokas!!

    1. admin diz:

      Oi Giovanna
      Acho que neste caso são as tintas que vão ao forno. Vale se informar na loja.

      1. Giovanna diz:

        Ah beleza Sammia, vou ver sim!!! Aí eu te falo também.. muito thanks!!

  23. Karolina diz:

    Nossa, mas o adesivo da Heineken é o mais fácil. Sai inteirinho! Só ir com uma faca em um cantinho e depois é só puxar. A cola que fica sai depois de deixar de molho no sabão. :)

    1. admin diz:

      Sério?
      Nossa, quase furei a mão =O
      Hahahaha

      1. Fernanda diz:

        Fiz meu noivado com garrafinhas de heineken… deixei 3 dias de molho e não saiu… eis que meu irmão resolveu me ajudar e passou removedor, esses de limpeza. Pronto, saiu tudinho, em menos de 1 minuto. Descobri o macete pra rótulos de heineken: removedor! (só tem que lavar depois, pois o cheiro é forte…)

  24. Laiz Rosa diz:

    Esta Lindo Sam.
    Parabéns… estou aprendendo muito com vc!

  25. Larissa diz:

    Lindos lindos mesmo, amei ^^
    Os lilás/roxo então, perfeitos!

  26. Daniela diz:

    Amei!!! Ficaram lindos!!!

    Estou ansiosa pelo seu casamento!! Quero ver como vão ficar na prática…

    Estou guardando garrafinhas e vira e mexe alguém diz “decoração do casamento com garrafas????”

    Eu amo!!!!!! Mas na prática não sei como vão ficar ainda…

  27. Daniela diz:

    A DICA VEIO EM BOA HORA!!! JA TAVA PENSANDO QUANTO IA GASTAR RSRS
    AMEI A MATÉRIA PARABÉNS!!!
    VEJO O BLOG QUASE TODO DIA!!!!
    BJKS

  28. Érica diz:

    Adorei, ficaram lindos. Eu vou usar garrafinhas cobertas com xita, mas adorei a ideia. Usarei-a em outra oportunidade.

  29. Carmem diz:

    Oi Sammia! Mais uma vez parabéns!!!
    Ficaram lindos e a idéia é sensacional!
    Tenho certeza de que seu casamento será perfeito!

    Sobre o rótulo da heineken, eu tirei pra usar as garrafas como vasos no meu noivado, e foi simples:
    Coloquei água fervente dentro das garrafas e esperei um pouquinho pra amolecer a cola, então puxei a pontinha com uma faca e o rótulo saiu inteirinho…

    Obrigada por todas as dicas sempre!!!!!!!!!!
    Beijão e td de bom pra vocês!!!

  30. Janaína diz:

    Lindossss!!!
    Sam arrasou!!!!
    Boa sorte!!
    Bjinhos

  31. Eveline diz:

    Sammia,

    Muito show essa ideia e o melhor é que não ficou caro! Perfeito para nós “sem grana”. rsrs

    Essa dica com certeza vai para o meu fichário de ideias para o meu casamento.

    Beijinho noivinha!

  32. Karol diz:

    Gente!! Ficou lindo!!!! Eu tinha desistido da ideia de pintar, mas depois de ver como ficaram lindos vou considerar a ideia novamente!… Parabééééns!!!!

  33. MariNoivinha diz:

    Sam, quantas garrafinhas lindas!
    Parabéns, vc é tão caprichosa!
    E o melhor disso tudo, é o Thiago ser seu companheiro nesse momento tão lindo que´está chegando.

    Tô muito feliz por você!

    beijossss

  34. Verônica diz:

    Sam,

    Seus vidros ficaram simplesmente: LINDOS!!!

    Parabéns!!! Adorei a ideia!!! Realmente genial!!!
    Bjs!!!

  35. Oi Sammia! Seus vidrinhos ficaram lindos!!! realmente não parece que foram pintados, meus parabéns! Estou separando alguns para usar no almoço que faremos em março para comemorar nossas bodas de papel!

    Percebi que algumas pessoas falaram que na hora de pintar a tinta escorreu, uma opção legal também é usar tinta spray! Achei um vídeo bem bacana mostrando como se faz, tanto com acabamento brilhante quanto fosco e é bem fácil, se alguém se interessar o vídeo tá lá no meu blog, é só acessar:
    http://sposata.blogspot.com/2011/11/aproveitando-garrafinhas-e-potes-de.html

    Bjinhos!!!

  36. Roh Torres diz:

    Ahhhh samiiiiii consegui postar!!!!
    Lindona como ja disse eu amei esse trabalho pois e uma das minhas ideias tbm e nao sabia como fazer… Obrigada minha musa inspiradora hauhauhauahau

    A acho que achei a cor para o casamento… que tal Rosa e Azul … para uma chacara???

    To pirando de ideias… que Deus te abençoe por tudo linda! Bjs

  37. Sam, o thinner evapora rápido demais, pra pouco coisa o vidrinho serve, mas em grande quantidade como vc fez, é melhor usar a lata de thinner mesmo.
    E quano o uso é de beber, as peças pequenas podem ir no forno convencional seguindo msm a dica da embalagem, o problema são peças grandes, vasos, garrafas e etc, esses eu prefiro a pintura de sacagem rápida, até pq são peças q não iremos levar à boca
    amei, amei o post…fico muito feliz de ver que colocam em uso as dicas que damos no blog.
    bjs
    Janete

  38. Ludmila diz:

    Sammia, parabéns! Adorei o resultado final, parece profissional! Comecei a juntar meus vidrinhos ontem, mas ainda tenho tempo! Adoro as dicas do blog!

    Beijos

  39. Lorena diz:

    Sam vc salvou meu casamento! rs.
    Bom eu estou a um tempo juntando garrafas, só que apenas de vinho e azeite para meu casamento.

    Tinha encontrado outras maneiras mas sempre a cor ficava super escura, é bonito mas ainda nao era perfeito.

    Amei o post. Parabens pelo seu blog e quando eu fizer as minhas mandarei fotos para vc.

    Bjus

  40. Narjara diz:

    Nossa,Samia,vc arrasa!!!
    Eu acompanho esse blog todos os dias,há uns bons 2 anos,e sou apaixonada!!!Meu casamento será um mega DIY e 90 % das idéias veem daqui,com certeza!!
    Parabéns e OBRIGADA pelo seu trabalho e em nos ajudar!!

    Estou mega ansiosa pelo seu casamento!!!

  41. Gina diz:

    Também vou fazer vasos com garrafas para as mesas, tenho algumas verdes de vinho e meu namo viu um monte jogadas num quintal perto de onde ele mora, vamos lá pedir. Provavelmente não vou pintá-las, pensei em decorar o gargalo com barbante ou sisal (ou algo semelhante). Será que ficam feias sem pintura? Adorei seus vidrinhos!!! Lindos!!!

  42. Ma Ribeiro diz:

    Ooiiii!
    Acompanho o seu blog tem um tempo, mas é a primeira vez que comento.
    Ameeeeiii suas garrafas, ficaram lindas!!
    Desejo um casamento abençoado a vcs e que se seja exatamente como vcs estão planejando (ou ainda melhor)!!
    Bjo.

  43. Lua diz:

    Nossa, eu tinha guardado aqui em casa umas garrafas que comprei na Leader… ia usar no meu chá de panela (que foi nosso juntamento). A uma ainda estava com a etiqueta, pois estava guardada ainda… Minha mãe lavou, e lavou… e saiu metade da tinta da garrafa azul, que eu pensava que havia comprada com o vidro realmente daquela cor e não pintado…

    =(

    Sobre as garrafas pintadas eu vi uma vez no blog um video de uma moça pitando, desde então estou tb com varias garrafas e potes de palmito aqui em casa, vendo os seus até me animou a pintar logo os meus. Eu não estava guardando os potes pequenos, mas vi os seus e amei. Vai usar os pequenos com flores ou velas?

    Sobre a tinta no forno, nunca vi… mas no meu chá eu comprei umas canetas que dizem que fixam em porcelana levando ao fogo, levei um prato varias vezes ao forno e depois sai tudo quando eu lavava… simplesmente com a esponja.

  44. Olá Sam!
    Estou decorando alguns vidros para o meu noivado… e estão ficando bem lindinhos. Estou decorando em craquilar… feito com cascas de ovo.. no meu blog vou fazer um post a respeito..
    Adorei a sua ideia! Ficaram lindos… e o melhor que é bem tranquilo pra fazer…

    Beijinhos.

  45. Franciane diz:

    Olá Sam,

    Amei a dica, você leu meus pensamentos, pois estava procurando vasos azuis, porém são muito caros!! Adorei mesmo….
    Se não for muito incomodo… rsrs… vi no site que eles tem varios tons de azul, qual você usou para pintar os seus?? Adorei as cores…

    Bjus

  46. [...] A Sammia mostra um tutorial muito bacana de como, facilmente fazer uma decoração com vidros. Continue lendo esse post no Blog Casando sem Grana. [...]

  47. Adriana diz:

    Posso dar uma dica do que fazer com essas garrafas de vidro escuro que sobraram? Usa como castical… Acho lindo quando alguns restaurantes fazem isso e com o tempo fica acumulando a cera derretida na vela e formando um tipo de escultura.. Eu tenho uma garrafa assim enfeitando um cantinho da minha saa.. Fica um charme

  48. Rosi diz:

    amei super econômico e lindo!
    vou tentar fazer por aqui boa ideia ..

    Beijos amada te espero sempre no meu recanto ..
    Fica com Deus*

    docenovembroar.blogspot.com

  49. A idéia é muito legal! E de quebra conheci o blog da Janette, tem muitas inspirações.
    bjkas

  50. Ana diz:

    Achei o máximo! Parabéns casal!

  51. Tayssa diz:

    Achei muito boa a ideia e melhor ainda o resultado! EU estou louca atras de um vidro metalizado… alguem que faça isso ou saiba como fazer. Minha idéia é colocar uns copinhos metalizados para serem castiçais e ao mesmo tempo lembranças do casamento. Portanto, teria que ter também uma gravação ou adesivo no copo.
    Alguem tem alguma luz???

  52. Cinara diz:

    Sam,

    Ficaram lindas. Parabéns.
    Obrigada pelo PAP, já estou guardando para o futuro.

    Bjs

  53. Fer diz:

    Que lindo! Adorei o resultado e chorei litros lendo o post! Mais uma vez meu casamento foi desmarcado pela falta de grana e pela pressão da família do moço. Colocaram tantos, tantos, mas tantos obstáculos que acabei desanimando e as coisas perderam a graça… Então decidimos adiar pra não ter que contar com o apoio financeiro de ninguém… Fuuuu! Desculpa o desabafo!
    Sou apaixonada pelo blog de vocês e com certeza continuarei sendo frequentadora assídua dos posts!
    Felicidades e sorte no seu casamento, bonita! Tenho certeza que tudo será uma graça! =)

  54. Carol diz:

    Excelente dica! Era exatamente o que eu estava buscando! Processo fácil e resultado profissional!
    Sua festa vai ficar super charmosa…
    Bjs

  55. PILAR MARIANA diz:

    Gente… Pára tudo! Amei o posto, amei os vidros, amei a pintura! Ficou tudo lindo! Ainda bem que eu entro nesse site todo dia! Vou me casar em julho e estou pensando muito em fazer a decoração com os vidros. Até já fiz uma campanha no meu facebook, pedindo garrafas aos meus amigos. Mas achar os vidros e garrafas brancas é que tá difícil, viu… Parabéns, gente! Adorei!

  56. Rane diz:

    Os vidros ficaram lindos! Estou juntando vários vidros para uma noivamiga e fico querendo comprar alguns produtos no supermercado só por conta do vidro bonito!
    Meninas que estão pelejando para tirar a cola dos rótulos, tem um produto chamado Tira Grude, vem num vidrinho bem miudinho.. vende em lojas de utilidades domésticas.

  57. Tayssa diz:

    Fiz e nao deu certo como o seu… a tinta ficou escorrendo quando coloquei pra secar… mesmo colocando pouca tinta ficou assim… no que eu to errando???
    Por favor me de uma luz!

    1. admin diz:

      Calma, Tayssa
      A tinta escorre um pouco mesmo. Não é uma torneira de tinta, mas escorre mesmo. Minha dica é passar uma camada generosa de tinta e ir retocando, sabe? Dá uma mão e antes de “abastecer” o pincel para pintar outra parte, você vai lá e pincela aquela parte de novo. Consegui ser clara?

  58. Priscilla Roure diz:

    Olá, é a primeira vez que entro nesse blog e de cara já adorei. Parabéns, as garrafas ficaram lindas! Só que fiquei com uma dúvida…. No caso de garrafas verdes, como as de vinho e as da Heineken, é possível passar tinta por cima delas? Eu tenho várias garrafas guardadas, mas não quero todas verdes, quero mudar as cores, é possível? Aguardo um retorno seu! Obrigada!

    1. admin diz:

      Oi Priscilla,

      Acho que no caso das garrafas de Heineken e de vinho que são escuras por natureza, eu acho que a tinta não pega não. A não ser que fossem tintas leitosas como branco, por exemplo. Beijos!

      1. Priscilla Roure diz:

        Obrigada! Beijo

  59. Lu diz:

    eu fico tão feliz quando estou olhando sites o blogs e vejo algo bem explicado, com ótimo resultado e super útil, e aqui está assim :D parabéns pelo post :D

  60. cris diz:

    sam o que você usou para segurar as garrafas + finas? sem segurar com as mão?

  61. Camilla diz:

    Só tenho uma dúvida, essa tinta verniz vitral tem em todas as cores.

    1. admin diz:

      Tem em muitas, Camilla. Depende da que você está buscando…

  62. veronica diz:

    Menina adorei sua idéia vc e seu noivo estão de parabéns… ja estou juntando as garrafas kkk beijos

  63. Helena diz:

    Sam, aconteceu um problema. Pintei os potes de vidros, e a tinta escorreu. Tirei tudo com solvente, lavei e passei alcool. Pintei novamente e ficou a marca do pincel, tirei tudo e pintei com outro pincel macio, e ficou falhado. No que eu to errando? Eu tentei várias formas, e não tive o resultado legal. Elas ficam nitidamente com cara de que foram pintadas… Obrigada!

    1. admin diz:

      Puts Helena…não faço idéia O.o
      Certeza que é a mesma tinta que eu indiquei? Eu pintei camadas finas. Escorria um pouco mas na segunda demão, ficava mais firme e eu deixava secar. Quando minha amiga me ajudou, deu uma só demão bem grossa de tinta. Novamente escorria mas era bem bem pouco. Sempre onde para o pincel, fica com a aparência de escorrido mas é só dar outra demão e fica bom. Beijos!

  64. Cristiane diz:

    Sam, qual foi o tom de azul que vc usou? achei tão lindo!

  65. Suzana Camara diz:

    Amiga, adoreu os copos e garrafas, gostaria de saber se posso utiliza-los depois de pintados.
    beijinho

  66. Na diz:

    Ficou perfeito, parabens :))))

    Beijos

  67. suna diz:

    eu gostaria de saber se pode lavar normalmente ou não??? mas adorei a ideia, vou casar mês que vem e estava sem ideia, agora já tenho. brigaduuuuuuuuuu

  68. Adriana diz:

    Olá, adorei a idéia e gostaria de saber quais as flores foram usadas nos vidros vermelhos.
    Quero muito usar esta decoração.
    bjs.

    1. admin diz:

      Oi Adriana,

      Muitas hahahaha. De rosas até outras das quais não recordo o nome. No blog da nossa decoradora tem a explicação de todas elas. Veja lá ;)

  69. Ana diz:

    Olá!!
    adorei a dica!!

    Quero fazer mas estou com uma dúvida as flores para colocar dentro dos vidros ficou por conta da decoração ou vc que fez tbm??

    Beijos

    1. admin diz:

      Por conta da decoradora. EU levei os vasos pintados apenas e ela decorou e colocou as flores :)

  70. Vera Martins diz:

    parabéns pelo trabalho ,muito lindo e por ter dividido com as pessoas

  71. tenho trabalhos de artesanato exposto no nos albuns do picasa como Vera de Jorge estrei sempre as ordens se precisar de algo

  72. Cláudia Lisboa diz:

    Amei o seu blog!!!!! Adorei a decoração com os vidros pintados, vou oferecer um almoço de casamento e acho que vou querer essa decoração ❤❤❤❤

  73. Samara diz:

    Amei a ideia e vou fazer isso!
    Só tenho uma duvida, você mistura a tinta com alguma coisa a mais ou é ela pura mesmo ?

    1. admin diz:

      Pura mesmo.

  74. Nuri diz:

    Olá Sam,
    Tudo bem?
    Parabéns, eu adoro noivas que colocam a mão na massa, estou fazendo uma categoria de faça você mesma no meu site, posso copiar algumas fotos do seu casório com as garrafinhas já pintadas? E um link com o passo a passo para pintar as garrafinhas? Tudo com as devidas referências.

    Parabéns pelo sucesso do seu blog que sempre me serve de inspiração e pelas conquistas com o seu casamento. Sorte sempre..

    Beijinhos
    Nuri…

    1. admin diz:

      Pode sim, Nuri ;)

  75. Pri diz:

    Boa noite! Gostaria de saber se vc conseguio tirar rótulos de garrafas tipo da coca-cola de vidro! Como que vc fez isto!? A idéia é realmente ótima! ;)

    1. admin diz:

      Oi Pri
      Eu não tentei com garrafa de Coca Cola não. Fico devendo.
      Beijos

  76. Denise diz:

    Amei teu blog e essas dicas!!!

  77. Renata diz:

    Nossa… Ficou lindo mesmo!!!! Estou pensando em fazer vários pendentes, com garrafas de várias cores e formatos diferentes, colocar velinhas dentro e pendurá-los um a cada altura… Estou MEGA empolgada!!!! O melhor de tudo: é bonito e BARATO!!!
    BJO e parabéns!

  78. Patrícia diz:

    Minha linda vc está de parabéns, conheci estas tintas ano passado e já andei pintando horrores, mas vc superou tudo, além do mais está super bem explicado…Cheguei aqui através das pesquisas do google….Amei parabéns!

  79. Patrícia diz:

    vou fazer um cantinho colorido para mim um dia!Bj!

  80. Silvia diz:

    Gente. Bom pra tirar cola (de qq lugar) é acetona!!!!
    Experimentem! rs
    E parabéns pelo blog! É maravilhoso!
    Beijos!

  81. Lu de Castro diz:

    Querida, como que vc fez para que os vidros ficassem assim tão lisinhos sem as marcas do pincel? me ajuuuda :) bêjo!

  82. Jéssica diz:

    Amiga, esse verniz vitral tem q dissolver em alguma coisa? pois os que eu estou pintando esta ficando com a marca da tinta e o pincel é o mesmo que o seu. Me ajuda, por favor! pois meu casamento ja ta chegaando! Beeijos

  83. Bia diz:

    Oie, adorei! Parabéns!!!
    quero fazer para o meu casamento, serão azuis para colocar na mesa dos convidados com velinha dentro, então, qual foi o tom de azul que você comprou porque eu cheguei na loja e tinha muitos azuis, rsrsrsr e gostei do resultado da sua garrafa azul.
    Poderia me passar qual foi?
    bjs e muito obrigada

  84. Dri diz:

    Olá!

    Qual é o nome da cor do vermelho que você usou nas suas garrafas? Andei pesquisando as tintas da Acrilex e vi que tem o vermelho fogo e o vermelho carmin. Foi algum desses?

    Obrigada.

    1. admin diz:

      Não lembro, Dri
      Mas acho que era vermelho fogo :)
      Beijo

  85. Dani diz:

    Olá !! minhas dúvidas são as mesmas da Lú de Castro e da Jéssica, meus vidros não ficaram lisinhos, ficaram manchados e ainda deu umas pequenas bolinhas em alguns lugares, preciso pintar urgentes umas garrafinhas para uma festa semana que vem…. preciso de dicas Bjs e obrigada!

    1. admin diz:

      Dani, é preciso ter paciência com os vidros.
      Realmente às vezes formam umas bolinhas e a pintura não fica super lisa mas a partir da segunda camada (com um intervalo de secagem entre uma e outra) vai ficando cada vez melhor. É pq não dá pra ver bem mas as minhas mesmo escorreram tinta, fizeram bolinhas e todos os etcs também. Tem que ter paciência e dar o tempo certo de secagem entre uma camada e outra.

      Beijos e boa sorte!

  86. elizangela diz:

    gente adorei o trabalho de vcs mas nao sei se consigo fazer vcs nao vendem,gostaria de ter no meu casamento

    1. Ana diz:

      Olá adorei as dicas e estou tentando pintar uns copinhos para colocar velas, mas queria um tom de rosa mais claro e não achei verniz dessa cor. Você saberia me informar como faço?

      1. admin diz:

        Tente usar um salmão =)

    2. admin diz:

      Não vendemos não…fico te devendo essa =/

  87. Jéssic diz:

    Adoreiiiiiiiiiiii o blog e muito mais esse post vou me casar e sempre sonhei com 1 linda festa estilo vintage.
    Vou fazer isso com ctz adoreiiii.Isso era exatamente o que eu procurava!Parabéns

  88. Bianca diz:

    Oie, adorei! Parabéns!!!
    quero fazer para o meu casamento, serão azuis para colocar na mesa dos convidados com velinha dentro, então, qual foi o tom de azul que você comprou porque eu cheguei na loja e tinha muitos azuis, rsrsrsr e gostei do resultado da sua garrafa azul.
    Poderia me passar qual foi?
    bjs e muito obrigad

    1. admin diz:

      Oi Bianca,

      Usei o azul cobalto e o azul vivo :)

      Beijos

  89. Marci diz:

    Olá!
    Que legal que você compartilha essa técnica.
    Gostaria de saber se nestas tintas tem cores opacas?
    Vejo em alguns blogs estrangeiros garrafas azuis, rosinhas, mas opacas.
    Se puderes ajudar fico muito feliz.
    Desde já obrigada
    Beijokas

    1. admin diz:

      Oi Marci,

      Opacas eu não sei…talvez algum funcionário em uma loja de artesanato saiba te ajudar melhor :)

      Beijos

  90. Gi diz:

    Sam, não estou conseguindo fazer a pintura nos vidros, a tinta, no meu caso, seca muito rápido e ainda fica com o aspecto falhado, não ficou assim como a sua. Basta pegar o pincel e levar diretamente na tinta e depois no vidro? achei que a secagem é rápida e quando vc tenta acertar alguma coisa, ela gruda. Olhe que comprei a mesma tinta que está no post.

    Abraços e adorei essa idéia!

    1. admin diz:

      Exatamente, Gi.
      Passe uma demão e deixe como está. Depois passe a segunda e se precisar a tarceira. Daí você vai ver que as falhas vão sumindo e fica tudo certinho :)

      Beijo e boa sorte!

  91. eleonora pessil santos diz:

    amei esses copos vermelhos e quero fazer igual! a minha dúvida é a seguinte:pra quê o thiner se a tinta vitral que tu recomendas é a base de água? estou usando tinta à base de solúvel da acrilex e, não sabia que existia tinta vitral à base de água! beijussssss

    1. admin diz:

      Para limpar os pincéis :)

  92. Achei o máximo seu PAP.
    De mtos que fui ver, o seu é o mais bem explicado e didático.
    Tb tenho uns vidros em casa, o niver da minha filha é em agosto e tô pensando em usá-los como enfeite/centro de mesa.
    Tb tenho um blog e se for postar, com certeza, os créditos irão pra vc, que melhor explicou toda essa operação.
    Bjs

  93. Paula diz:

    Sam, eu passei uma demão e a segunda demão parece que amolece a primeira e não fica bommmmm que nem o seu. A minha primeira demão ficou ótima, fiz do jeito que vc falou, só com algumas marquinhas do pincel, mas a segunda demão gruda, bem mais chato e acho que marca demais. o que eu fiz de errado?

    1. admin diz:

      Paula, você esperou secar a primeira demão?

  94. [...] Vocês já viram como garrafas coloridas ficam lindas na decoração? Você pode reciclar garrafas transparentes, e depois reunir todas e pintar com as cores da decoração. No blog “Casando Sem Grana”, tem um tutorial maravilhoso, onde a noiva blogueira pintou várias garrafas para o seu casamento, confira o post aqui. [...]

  95. [...] AQUI para aprender #gallery-507-2 { margin: auto; } #gallery-507-2 .gallery-item { float: left; [...]

  96. [...] já tinha visto um tutorial de como reutilizar garrafas de vidro pintando-as com verniz no blog “casando sem grana” e adorei a ideia e resolvi fazer também. Comprei tinta azul turquesa e amarelo ouro. Lógico [...]

  97. [...] Para pintar é fácil, achei um blog com umas dicas muito legais, que ensina o passo a passo, http://casandosemgrana.com.br/faca-voce-mesmo-meu-amor/tutoriais/tutorial-como-pintar-garrafas-de-vi… [...]

  98. [...] ainda vai poder pintar de outras cores ou reforçar o azul com o nosso tutorial de pintura de vidros, usar a lousa e os apetrechos para montar seu photo booth e o cavalete para apoiar um quadrinho [...]

  99. [...] esse amor tão grande, em uma cerimônia ao ar livre. Para quem gosta de decorações delicadas e garrafinhas pintadas, vem ver só que [...]

  100. [...] Eu achei um blog que explica como pintar garrafas de vidro, com verniz vitral que preserva a transparência, aqui está o link COMO PINTAR GARRAFAS DE VIDRO … [...]

  101. [...] verdade já é usado em muitos casamentos, como o da Sammia do blog Casando Sem Grana, e no Pinterest há várias [...]

  102. [...] geral para o nosso casamento! A Sam já mostrou em diversos posts aqui no CSG algumas técnicas de pintura em vidros, só que usando o verniz vitral, que dá um acabamento transparente. Essa técnica com esmalte [...]

  103. [...] aliada a economia proporcionada. É novo por aqui e não sabe do que estou falando? Confira aqui a história do verniz [...]

  104. […] A pintura é mais indicada para vidros transparentes. Técnica de pintura com vitral. Veja o passo a passo aqui. Técnica de pintura comum. Veja o passo a passo […]

Comments are closed.

Sammia
135 Comentários