Bom, como sempre aos agradecimentos: Audrey querida, muito obrigada pela super tradução e também, claro ao site Chica and Jo que publicou o tutorial originalmente em inglês. Vamos a ele?

O gasto com véu hoje em dia pode ser pequeno, mas se você tem a oportunidade de fazer você mesma o seu, com um pouco de disposição (e quem sabe aquela mãozinha amiga) ficará lindo, levando em consideração também o fato de personaliza-lo a seu gosto.

Material

O material principal é o tule e você poderá encontrá-lo mais facilmente em duas versões: 1,20m e 2,40m de largura. Para um véu mais volumoso utilize o de 2,40m. A metragem necessária de tule vai variar de acordo com a sua vontade. Meça do alto da sua cabeça até o tamanho que você deseja que ela tenha e dobre este comprimento. Por exemplo, um véu tradicional varia de 0,90 cm a 1,90 de comprimento. Então você vai precisar de 1,80 cm a 2,40 cm de tule.

Cortando o Tule

Disponha o tule sobre uma mesa ampla (ou mesmo sobre o chão limpo) e mantenha dobrado na metade do comprimento (provavelmente ele virá assim da loja). Coloque a dobra virada para você. Neste ponto você tem duas camadas de tule. Agora dobre o tule na metade encostando as laterais do comprimento. Neste ponto você terá quatro camadas de tule.

Meça  novamente o comprimento que você quer que o véu tenha (do topo da cabeça até em baixo) e corte o excesso (mantenha dobrado) se necessário.
Agora faça uma curva marcando o tule e corte-o em movimentos delicados. Se precisar de um guia, use uma bandeja grande o suficiente para marcar a curva. Você terá o formato de um quarto de círculo.

Organizando as Camadas:
Desdobre o tule completamente. Neste ponto você terá uma camada de tule. As linhas em vermelho abaixo mostram onde o tule estava dobrado.

Agora dobre o tule ao meio no comprimento, da direita para a esquerda mas sem juntar as duas pontas. Juntando as duas pontas você terá um véu de camadas com o mesmo comprimento em ambas. Para uma camada levemente mais curta deixe alguns centímetros de tule mais curto. Para uma camada destacada, deixe uma distância maior. Neste ponto você deve verificar se o comprimento do tule está exatamente onde gostaria. Se estiver maior, corte o excesso em uma das camadas.

Franzindo o Tule

Agora você deve escolher se quer as duas camadas de tule saindo do topo da cabeça ou não. Se você escolher a primeira opção o topo do véu ficará mais fofo. Essa decisão é importante se você deseja usar uma coroa ou uma tiara porque esse acessório ficará somente no final ou no alto da sua cabeça dependendo da sua escolha. Este desenho abaixo mostra as duas variações.

O primeiro franzindo somente o meio e o segundo franzindo as bordas

Para a primeira opção você vai franzir somente o meio do tule como visto no primeiro diagrama abaixo. Para a segunda opção você vai franzir toda a borda (da dobra) do tule como visto no segundo diagrama.


Uma vez decidido quanto de tule você quer franzir faça um alinhavo dando com agulha e linha branca forte dando pontos de fora para dentro em volta da borda usando pontos pequenos. Puxe a linha do alinhavo franzindo o tule de acordo com a sua escolha deixando apenas 2 cm na ponta. Arremate bem para a linha não soltar. As fotos abaixo mostram o processo de alinhavo da primeira opção com apenas o meio franzido, feito pela autora do tutorial.

Prendendo um pente frânces ou uma presilha:
Agora pegue o tule franzido e costure firmemente em um pente frânces simples ou uma presilha.

Você pode usar uma tiara ou uma coroa decorada também, se quiser. Apenas posicione por cima do véu na sua cabeça. Se desejar você pode costurar o véu diretamente na tiara dependendo do estilo dela.

Decorado o véu (Opcional)
Seu véu está pronto neste ponto, mas você pode ir mais além. Uma forma de acabamento mais refinado é costurar uma fita ou víes de cetim na ponta do tule – é muito mais fácil deixar uma ponta do tule sobrando.

Agora corte o excesso de tule e pronto. Ah, e não se preocupe de cortar milimetricamente certo pois a autora garante que ninguém a mais de meio metro de você irá notar 🙂

Bom, agora é com vocês. Enfeitem com brilhos, rendas e aplicações mil. Mas se você completou este tutorial até aqui, eu e a autora lhes desejamos parabéns!

Beijos!