Queridos (as) Leitores (as), como vocês estão? Espero que tudo bem!

Depois de ler muitos comentários aqui no blog e ver muitos pedidos de receitas no e-mail do faleconosco, percebi que vocês gostariam de aprender a fazer as lembranças mais tradicionais de um casamento: Aí pensei em dedicar esse post a isso e aproveitar o espaço para mostrar outras variações de lembranças comestíveis, onde poderemos mais uma vez economizar muito. Hoje vamos aprender o passo-a-passo das preparações a seguir:                                                                                                                                                                                         

Macarons       Palha Italiana        Bem Casados    Pão de Mel
Alfajores        Alfajores Econômicos

Macarons Rendimento: 30 unidades

Massa: 1 clara de ovo em temperatura ambiente +100 g de açúcar refinado + 25ml de água + 100 g de farinha de amêndoas + 100 g de açúcar de confeiteiro + 1 clara de ovo em temperatura ambiente (+ uma).

Recheio: Doce de Leite Pastoso ou Ganache.

Preparo: Bata a primeira clara em neve, enquanto isso faça uma calda com o açúcar refinado e a água, quando a calda atingir 118°C, acrescente-a a clara batida sem desligar a batedeira! Bata até que fique um merengue bem brilhante! Peneire a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro e misture-os bem, acrescente a outra clara e misture para formar uma pasta. Acrescente um pouquinho do merengue e misture bem, depois acrescente o restante do merengue e misture para incorporar bem todos os ingredientes!

Para assar: Pré-aqueça o forno a 140°C ou na temperatura mínima com o forno aberto. Unte uma forma com papel manteiga e faça bolinhas do tamanho que preferir, para que todas fiquem iguais, desenho no verso do papel bolinhas com um cortador de biscoitos. As bolinhas ficarão com biquinhos, para que seu macaron fique bem lisinho, como deve ser, bata a forma na mesa até que a massa assente por igual!

Leve ao forno e fique de olho, no primeiro momento ele formara o pezinho, aquelas bolhinhas na base e depois criará uma casquinha na superfície! Leva em média 13 minutos para assar. Espere esfriar e descole-os do papel manteiga com muito cuidado!

1) A massa pode ser colorida, porém somente com corante em pó, para não desandar a massa! 2) Se você não tiver termômetro culinário não faz mal, é só deixar a calda ficar igualzinha a da foto!

Fonte: Arquivo Pessoal – Agradecimentos pela Receita: Chefe Sara Amado.

 

Bem Casados – Rendimento: 30 unidades

Massa: 4 ovos + 4 colheres de sopa de açúcar refinado + 1/2 xícara de chá de farinha de trigo + 1/2 xícara de chá de amido de milho + 1 colher de chá de fermento em pó.

Recheio: Doce de Leite Pastoso.

Calda: 2 xícaras de chá de açúcar cristal + 1 xícara de chá de água fervendo

Preparo da massa: Na batedeira, bata os ovos e o açúcar até formar uma mistura esbranquiçada, passe todos os ingredientes secos por uma peneira e reserve. Fora da batedeira misture as duas partes delicadamente.
Como assar: Sobre as costas de uma assadeira forrada com papel manteiga, faça pequenos círculos pingando porções de massa de 4 cm de diâmetro, mantenha um espaço entre os círculos para que não grudem. Asse por 15 minutos em forno a 180°C. Com uma espátula descole os discos e espere esfriar, recheie com o doce de leite e reserve.
Para a calda: Misture a água fervendo com o açúcar cristal, até que derreta por completo e forme uma calda, não precisa levar ao fogo. Banhe rapidamente os bem casados na calda e coloque sobre uma grelha ou papel alumínio até que a calda seque por completo. Depois de seco embrulhe no papel celofane e coloque na embalagem escolhida.

 

Alfajores – Rendimento: 20 unidades

 Massa: 150 g de manteiga sem sal + 200 g de açúcar refinado + 3 gemas + 1 clara + 100 g de farinha de trigo + 50 g de amido de milho + 1 colher de café de baunilha liquida + 1 colher de chá de fermento em pó

Recheio: Doce de Leite Pastoso

Para Banhar: Chocolate Fracionado Meio Amargo

Preparo: Misture todos os ingredientes até obter uma massa consistente, deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa em uma superfície polvilhada com amido de milho e com a ajuda de um rolo de macarrão, estique até uma espessura de 0,5 cm, asse até dourar levemente em forno médio a 180°C. Com os discos frios recheie com o doce de leite, faça 3 ou quatro camadas de biscoitos, intercalando com o doce de leite e terminando com o biscoito

Para banhar: Derreta o chocolate fracionado meio amargo e banhe os Alfajores, deixe descansar em um plástico ou papel manteiga até que estejam completamente secos. Depois de seco embrulhe no papel celofane e coloque na embalagem escolhida.

 

Alfajores Econômicos – Rendimento: 50 unidades

Ingredientes:5 pacotes de biscoito Maria (redondo) + 500 g de doce de leite pastoso + 1 k de chocolate fracionado meio amargo.

Preparo: Com os biscoito recheie com o doce de leite, faça 3 ou quatro camadas de biscoitos, intercalando com o doce de leite e terminando com o biscoito

Para banhar: Proceda como a receita tradicional.

 

O alfajor fica mais gostoso no outro dia 🙂

 

Fonte: Arquivo Pessoal – Agradecimentos: Minha mamãe que ajudou no passo-a-passo!

Pão de Mel Rendimento: 40 unidades

Massa: 500 g de farinha de trigo + 200 g de açúcar mascavo + 100 ml de mel + 100 g de chocolate em pó + 1 colher de café de canela em pó + 1 colher de café de cravo em pó + 1 colher de fermento em pó + 3 ovos inteiros + 200 ml de água quente.

Para untar e enfarinhar: Manteiga sem sal e farinha de trigo.

Recheio: Doce de leite Pastoso, Geléia de damasco ou frutas vermelhas.

Para Banhar: Chocolate Fracionado Meio Amargo.

Preparo: Misture todos os ingredientes da massa até que ela fique brilhante e homogênea.
Unte e enfarinhe as forminhas de pão de mel e preencha metade da forma, asse em forno médio a 180 graus por em média 30 minutos.
Desenforme, espere esfriar e corte os pãezinhos de mel ao meio, recheie com o sabor de sua escolha.

Para banhar: Derreta o chocolate fracionado meio amargo e banhe os pães de mel, deixe descansar em um plástico ou papel manteiga até que estejam completamente secos. Depois de seco embrulhe no papel celofane e coloque na embalagem escolhida.

Fonte: Arquivo Pessoal

Palha Italiana – Rendimento: 20 unidades

Massa: 1 lata de leite condensado + 1 xícara de chá de chocolate em pó + 1 colher de sopa de margarina sem sal + 1 pacote de biscoito Maria.

Para enformar: Papel Filme ou Manteiga

Para finalizar: Açúcar de Confeiteiro (Opcional)

Preparo: Proceda como um brigadeiro, junte todos os ingredientes em uma panela e cozinhe até desgrudar do fundo, quando atingir esse ponto, quebre as bolachas grosseiramente e junte a mistura, desligue o fogo e em uma assadeira média coberta com o plástico filme, despeje a mistura e alise até ficar totalmente uniforme, deixe 6 horas na geladeira, corte os quadrados e passe no açúcar de confeiteiro, embrulhe no papel celofane e coloque na embalagem escolhida.

 

Não use uma assadeira grande, pois o doce ficará muito fino!

 

Fonte: Google Imagens

Durabilidade de todas as receitas: 5 a 7 dias fora da geladeira, se você mora em um lugar muito quente, armazenar na geladeira e por fim não aconselho o congelamento desses doces.

***

Queridos (as) agora não têm desculpa heim! Quero ver todo mundo fazendo as lembranças comestíveis do casório, qualquer dúvida opinião ou sugestão, enviem um e-mail para [email protected], responderei o mais rápido possível.

 

Beijos doces no coração!